Cuidado com a tristeza!

É preciso muita atenção quando a tristeza nos visitar!

Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos.” (Eclo 30, 22)

Cuidado com a tristeza!Quantas e quantas vezes somos pegos de surpresas por um sentimento de tristeza que invade o nosso coração?!
Não sabemos ao certo de onde surgiu, aparentemente não há motivos para estarmos tristes, mas acabamos tendo este sentimento dentro de nós…
O problema deste tipo de sentimento de tristeza que nos invade é que ele faz exatamente como está escrito no versículo acima de Eclesiástico: Produz em nós pensamentos que nos atormentam o coração.

A própria Palavra de Deus já nos ensinou que existem dois tipos de sentimentos de tristeza que podemos experimentar; um que é bom e outro ruim:

De fato, a tristeza que vem de Deus produz arrependimento que leva para a salvação e que não volta atrás; a tristeza segundo este mundo produz a morte.” (2 Cor 7,10)

A tristeza segundo Deus é aquela que faz crescer em nós uma meta, um objetivo, cria em nós expectativa de mudanças, apesar de estarmos tristes e arrependidos de termos feito algo de errado ou algo que não foi bom.
Mas a tristeza do mundo causa em nós a morte, causa em nós a aflição, o desespero, a angustia, e vai aos poucos matando a vida de Deus que há em nós!
Por isso é preciso sempre tomar muito cuidado com o sentimento de tristeza que insiste em entrar em nosso coração. Ele pode ser uma grande armadilha da tentação e do demonio, para nos tirar do foco que é Deus. Com isso não estou dizendo que nunca nos sentiremos tristes por causa de uma situação que estamos vivendo em nossas casas, por causa de algo que nao se resolve….Mas o que estou dizendo, é que mesmo com estes tipos de sentimentos de tristeza é preciso que tomemos cuidado.
Se nos deixamos invadir por ele logo logo começaremos deixar de rezar porque iremos ficar desanimados, logo questionaremos Deus em diversas situações, e logo cairemos num caminho muito sombrio onde não mais conseguiremos enxergar as coisas boas que nos cercam…
Muitas pessoas já cometeram suicidio porque se deixaram invadir por um sentimento de tristeza que não conseguiram mais sair dele. Recebo diversos e-mails de pessoas que perderam toda a perspectiva de vida porque se sentem tristes. Pessoas que já tentaram se matar porque não vêem mais sentido na vida, e estão com o coração cheio de tristezas.

Em geral as pessoas quando se deixam absorver por esta tristeza que causa a morte, não conseguem buscar ajuda, muitas vezes nem mesmo querem buscar ajuda, não querem rezar porque nao vê mais sentido em rezar, não acreditam mais em Deus e na Sua bondade. E muitas vezes estas pessoas acham que quem esta ao seu lado não está nem ai para o que elas estão vivendo….E por isso, tudo perde o sentido…Muito facilmente uma pessoa que se deixou abater pela tristeza pode entrar num estado de depressão profunda, num estado de fobias e de medo….

:: A incredulidade paralisa os Milagres!
:: A ação da Pregação no processo de Libertação
:: Preciso de Cura, Libertação ou Exorcismo? – Parte 1

Não entregues teu coração à tristeza, mas afasta-a e lembra-te do teu fim.” (Eclo 38, 21)

A melhor maneira de começar combater a tristeza é unir-se a Deus por meio da Oração. Não creio que o primeiro passo seja outro. Então é necessário que todo este sentimento de tristeza que a pessoa vem sentido seja entregue a Deus, seja exposto a Deus…A pessoa por meio de um dialogo com Deus precisa expor-se a Ele, e deixar que o Senhor comece a entrar em seu interior levando luz…Luz a tantos espaços que foram preenchidos por sombras, desilusões e coisas negativas…
Se a base não estiver em Deus, a pessoa pode facilmente desanimar e se perder no caminho. Mas quando a pessoa entendeu que o alicerce precisa ser Deus, que o sustento precisa vir de Deus, logo ela é tomada de um sentimento de esperança…
É claro que pessoas que estão vivendo muitos anos nesta situação precisarão de um esforço e maior determinação, mas ainda assim esse é o caminho mais seguro.

Não posso deixar de destacar que existem pessoas que por causa da tristeza entraram em profundas depressões, e por isso agora uma ajuda médica também é necessária na recuperação destas pessoas.

Poderia ainda abordar muitas realidades sobre a tristeza, mas o que eu quis passar e deixar em destaque neste artigo é que precisamos cuidar do nosso coração e do nosso interior, e entrarmos em combate aos primeiros sinais de tristeza que surgirem dentro de nós!

E termino com este versículo da Palavra de Deus, que pode ser repetido muitas e muitas vezes por cada um de nós: “Não haja tristeza, porque a alegria do Senhor será a vossa força.” (Ne 8,10)

Deus abençoe voce!

– Acompanhe também nossa Pagina no Facebook
– Se inscreva em nosso canal no Youtube
– Me acompanhe diariamente pelo Twitter

Leia também:

1. Fantasmas, almas penadas ou vagantes, é possível?

2. Os perigos no Ministério de Libertação

3. O Demônio quer ter o domínio sobre a sua vontade!


Danilo Gesualdo, é membro da Comunidade Canção Nova e atua junto ao Ministério de Cura e Libertação, residindo em nossa sede em Cachoeira Paulista.
Para contato me envie um e-mail:
livresdetodomal@cancaonova.comSaiba mais sobre: Danilo Gesualdo ou siga – o no Twitter (danilogesualdo)

Comments

comments