Jesus respondeu: “Cuidado, para que ninguém engane vocês.
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Messias’. E enganarão muita gente.
” (Mt 24, 4-5)

Os Santos Católicos e os Orixas

São Jorge

Muitas pessoas tem me escrito e perguntado sobre a relação dos Santos que pertencem a nossa Igreja Católica Apostólica Romana, com os Orixás que fazem parte de algumas seitas ocultistas.
Até mesmo deve ter surgido dúvidas e perguntas a este respeito também pela novela atual que esta sendo exibida em uma grande emissora que contém o nome de um Santo de nossa Igreja Católica.

A respeito da Novela, sinceramente não posso dizer nada, porque não assisto, não sei do que se trata, não sei da trama que a envolve e etc…Mas sabemos muito bem que as Novelas não tem apresentado nada que possam construir ou agregar algo à nós ou as nossas famílias! Muito pelo contrário, cada vez mais as novelas tem mostrado o que é de mais baixo na relação dos reais valores cristãos, e querem ainda de uma maneira sutil incutir em nossa mente que estas realidades exibidas são boas ou “normais” para a nossa sociedade de hoje em dia...
Mas não quero, ao menos neste artigo, parar nas NOVELAS….

Mas quero explicar qual a relação que estas seitas fazem e porque fazem esta relação aos Santos de nossa Igreja Católica!

Para melhor explicarmos isso, é preciso que voltemos um pouco no tempo.
Quando escravos africanos, conhecidos como Iorubas, chegaram ao Brasil trouxeram também suas crenças, suas tradições e seus deuses. Estes deuses não eram o Deus que nós Católicos e cristãos acreditamos, mas era seus deuses, entidades, espíritos evoluídos, mais conhecidos como Orixás.
Os europeus que trouxeram estes escravos eram todos cristãos, e sabiam que estes tipos de deuses que os escravos africanos cultuavam não era o Deus verdadeiro, e por isso proibiram que estes escravos prestassem qualquer tipo de culto à estes deuses.
Os escravos ainda eram ensinados a entender quem de fato era o verdadeiro Deus por meio de uma catequização.
Então os escravos africanos não podendo cultuar os seus deuses, e sabendo que os europeus eram cristãos, decidiram cultuar seus Orixás de forma escondida, e fingiam que estavam cultuando os Santos Católicos estabelecendo assim uma espécie de associação à seus Orixás com os Santos Católicos. Começavam a prestar cultos por exemplo diante de São Jorge, mas na verdade estavam cultuando a Ogum, pois a maioria de seus cultos eram realizados no dialéto de sua tribo de Origem, fazendo assim com que de alguma forma os europeus não entendessem a quem estavam prestando seus cultos, e eram enganados por estas falsas associações…
Existe ainda pequenas diferenças de associações na qual a Umbanda e o Candomblé se utilizam relacionado as suas entidades aos nossos Santos Católicos, mas que para nós Católicos não faz a menor diferença, uma vez que sabemos que a Igreja Católica Apostólica Romana reprova estes tipos de seitas e não é legítimo a realidade de entidades superiores, espíritos evoluídos ou algo do tipo, uma vez que Deus tem como Sua criação os homens e os Anjos. Entre os anjos existem aqueles que fizeram a escolha por Deus, e com Deus governam o mundo, e existe aqueles que rejeitaram Deus, e tornaram – se demônios.

Por isso para nós Católicos só existem Anjos de Deus, e Demônios.

Então muitas pessoas são na verdade confundidas e quando vão à estes tipos de seitas acham que não tem problema, porque lá também tem a imagem de Jesus, lá tem a imagem de Nossa Senhora, tem as imagens dos Santos Católicos. Muitas destas seitas ludibriam as pessoas pela aparência, mas que na verdade não apresentam o verdadeiro Deus. Pessoas são confundidas porque também nestas seitas reza – se o Pai – Nosso e Ave – Maria e coisas do tipo…Mas deixarei para um outro momento também escrever sobre as seitas…

Vou dar alguns exemplos mais conhecidos de associações de Orixás aos Santos Católicos que estas seitas fazem:

Jesus Cristo é associado à Oxalá
Nossa Senhora da Conceição é associada à Iemanjá;
Santa Barbará é associada à Iansã;
São João e São Jerônimo são associados à Xangô
São Jorge é associado à Ogum

Com isso reforço: O que estas seitas apresentam e ensinam NADA TEM HAVER com a doutrina da nossa Igreja Católica Apostólica Romana, nada tem haver com Jesus Cristo. E ainda digo: Estas seitas e o envolvimento com aquilo que elas ensinam podem trazer grandes prejuízos espirituais as pessoas.

Acredito que tenha ficado claro o porquê de muitas vezes imagens de Santos Católicos estarem presentes em seitas ou em lugares que cultuam Orixás.

Deus abençoe você!

– Acompanhe também nossa Pagina no Facebook
– Me acompanhe diariamente pelo Twitter

Leia também:

1. Pergunte e Responderemos BLOG de perguntas e respostas sobre Cura, Libertação, Exorcismos e etc…

2. Posso acender incenso dentro da minha casa?

Danilo Gesualdo, é membro da Comunidade Canção Nova e atua junto ao Ministério de Cura e Libertação, residindo em nossa sede em Cachoeira Paulista.
Para contato me envie um e-mail:
livresdetodomal@cancaonova.com

Saiba mais sobre: Danilo Gesualdo ou siga – o no Twitter (danilogesualdo)

65 Comentários

  1. Enquanto as criaturas continuarem se fechando dentro de suas cocheiras religiosas e preconceitusas a evolução da humanidade irá demorar muito . Pois sou umbandista, pois as religiões são uma estratégia da engenharia superior para atingir com fé e caridade todas as nações do nosso planeta, só os sem fé e sem verdadeira religião é que não evoluem e se enganam para si mesmo.

  2. DISSE JESUS: AQUELE QUE ME AMA É AQUELE QUE FAZ A MINHA VONTADE. ÀS VEZES QUEREMOS TIRAR O CISCO DO OLHO DO IRMÃO E NÃO ENXERGAMOS A TRAVE QUE ESTÁ NO NOSSO. NÃO JULGUEMOS NINGUÉM. APENAS AMEMOS. PORQUE QUEM AMA, CUMPRIU TODA A LEI.

  3. Eu acho é graça no tanto de protestante que tá aqui. Tem um irmão que falou aí em cima uma coisa que faz muito sentido. Sou católico e filho de Maria, mas realmente, quando paramos para falar mal, bem ou um simples comentário sobre a religião dos outros, deixamos de olhar e cuidar da nossa. Apesar de religião não salvar ninguém. Eu acho que quando eu passo falar mais da minha religião mostro que estou empenhado em entende-la e a partir do momento em que eu aprendo mais sobre minha religião, aprendo mais sobre a fé e reforço a minha fé. E assim posso passar o que eu aprendi com mais confiança. Em resposta aos nossos ilustres protestantes que adoram comentar em blogs católicos, o que posso dizer é que: os santos em momentos nem um foram capazes de substituir Deus. Eles se tornaram santos por misericórdia do próprio Deus, que reconheceu que eles se tornaram tão puros e agiram tão puramente, que mereceram estar lá, ao seu lado. Em nem um momento da vida da igreja católica foi pregado ou ensinado que devemos adorar imagens, pelo contrário, nos ensinaram quem foram eles e que as representações que temos deles hoje são simples sinais. Sinais de que dá pra pra viver em santidade mesmo nos dias de hoje. Sinais de que quando obedecemos a Deus, ele nos reconhece. Sinais de que servir a Deus não é obrigação, mas sim, um privilégio. A igreja somos nós, não as placas. Não adianta pegar uma pessoa que está com o psicológico mexido e prometer pra ela uma vitória instantânea e fazer com que ela acredite que se ela não encontrar a paz que busca aqui, ela pode ir em outra igreja e tentar e se não encontra ela pode ir rodando mundo até encontrar. Não existe milagre miojo. O milagre de Deus vem de acordo com a minha entrega. Não condicionado é claro, pois Deus sabe o que e quando eu preciso. Se não veio, é porque eu não estou pronto e não está na hora. Maria foi sim escolhida por Deus para conceber aquele que é o nosso salvador. Sem o sim de obediência de Maria, nãos estaríamos aqui hoje. Ela foi escolhida para ser também exemplo de humildade e de missão. Maria aceitou e fez queiram ou não parte da nossa salvação. Não disse que Maria nos salvou, disse que ela fez parte da nossa salvação, assim como todos os apóstolos e amigos de Jesus que espalhavam a palavra que Deus os instruía aos povos por onde eles eram enviados. Por tanto, sugiro que paremos com essa bobagem de que a minha denominação é melhor do que a sua, já que cada um de nós fizemos nossas escolhas. O que devemos é falar da palavra de Deus de acordo com o que apendemos e sentimos. Se estiver certo ou errado, o próprio Deus nos ensinará a falar o que é correto segundo o seu desejo. paz e bem a você que teve a paz ciência de ler.

    • “Sou catolico filho de maria” quanta falta de sabedoria meu Deus! Quanta falta de sabedoria!! Nos evangelicos ou protestantes como qiser chamar, nao aceitamos de hipotese alguma maria como nossa mae. Nós nao nascemos dela em sentido algum, nao saimos do ventre dela e no sentido espiritual somos nascido de Deus. E vc é nascido de maria em qual sentido? Ja que é filho dela. Maria nem catolica era. E na sua crença, Maria era da doutrina de pedro “”o primeiro papa”” ou da doutrina de cristo? E quando nós falamos das doutrinas das religioes, é para dispertar as pessoas que pelas quais jesus deu sua vida a nao se deixar levar por essas doutrina que sao dotrinas de homens ou de demonios. E quem vê alguem cometendo erros e nao faz nada é conivente. Por exemplo: quando osso falar em purificaçao da alma (purgatorio) depois da morte, e quando leio aos hebreus 9; 27, eu vejo que essa doutrina é de demonio. Foi o diabo que criou essa doutrina do purgatoria. E ele sabe, que pra quem morre no pecado nao ha salvaçao, mas ele engana a muitos com essa doutrina. Quando osso o padre ensinar esta doutrina, quando vejo as testemunhas de jeova mentindo, dizendo que só 144 mil pessoas vao mora no céu, e que haverá um paraíso na terra, quando vejo todos os outros religiosos mentindo para as pessoas que sao preciosas para Deus, pra mim, é como se eu estivesse asistindo a um assalto, e é um assalto mesmo, e querem roubar o que o ser humano tem de mais precioso; querem roubar a alma. Querem que fiquemos calados diantes de situçoes como esta ? Jesus cristo mandou os dicipulos pregarem o evangelho, ele mandou anuciar a doutrina que ja esta contida no evangelho, jesus nao mandou os dicipulos criarem uma religiao e pregar o evangelho em nome dessa religiao, como faz os religiosos. Deus te abeçoe grademente e elumine o seu entedimento com a luz do evangelho. Vc é precioso para Deus

  4. Não apareceu minha publicação… pq …

  5. Não ia comentar nada , mas não consegui ficar quieta.
    Sou Umbandista , com muito orgulho.
    UMBANDA NÃO É SEITA… É RELIGIÃO E TEM FUNDAMENTO!
    Nós aprendemos a respeitar o próximo, praticamos caridade , não falamos e nem criticamos nossos irmãos aqui da Terra , não apontamos o dedo para ninguém, amamos Deus , que é exatamente o mesmo da católica e dos cristãos . Respeitamos os Orixas ( são nossos Santos e representam além da bondade de Deus as forças da natureza )
    Sem criticar .. apenas comparando … enquanto os católicos e evangélicos fazem templos e igrejas cada vez maiores , sempre bem vestidos e na maioria das vezes ostentando e reparando no que os outros vestem…. nós rezamos em um terreiro simples , todos de branco e descalços… pois acreditamos que todos somos iguais e a humildade nos levam a sermos seres humanos melhores .
    Não damos dízimos e nem dinheiro … damos cestas básicas, roupas , brinquedos e somos campeões em distribuir abraços , palavras amigas, escutar a angústia do próximo, isto também é caridade !
    Todos somos iguais … temos o mesmo pai : Deus … temos a missão de sermos cada dia melhores , pois acreditamos que na hora da partida nos sera cobrado e estamos aqui apenas cumprindo nossa missão EVOLUIR . PRECISAMOS amar ao próximo como a nós mesmos, pois eles também tem sentimentos… não importa classe social , cor , opção sexual e religião… afinal somos irmãos!!!!
    NÃO JULGUEM PARA NÃO SEREM JULGADOS , LEMBRANDO QUE QUEM JULGA É DEUS E NÃO NÓS .!!!!
    Que Deus ilumine a todos , trazendo muita luz, paz e amor no coração!!!!

    • Patrícia..
      Amei sua resposta. Também sou umbandista de coração, sou médium a 20 anos, na casa que eu freqüentei só fazemos a caridade e não contamos na da de ninguém para fazer a caridade.
      PARABÉNS pelo seus resposta.. muito Axé na sua vida vc está no caminho certo. A umbanda é paz, amor, respeito e caridade.

  6. A igreja catolica nao sabe o significado da palavra santo. É por isso que muitos se deixam levar pelas doutrina do papa, acreditando que os “”santos”” catolicos estao no céu fazendo milagres por eles. Mas santo nao é aquele que faz milagre, aliás, milagre so Deus pode faser, santo é aquele que se separou do pecado. Maria a que deu à luz a Jesus, e que a igreja catolica tanto adora, nao foi santa, porque dizem que ela está no céu operando milagre, e rogando por eles agora e na hora de suas mortes, nem porque dizem que ela permaneceu vrgem porque vigindade nao santifica ninguem, ah! Ela tambem nao foi santa porque “”foi”” beatificada ou canonizada por PEDRO “”antecessor”” do papa, ela foi santificada por Deus, porque se separou do pecado. Os catolicos devem seguir seus exemplos, se separando das festas de sao joao, deixando a bebedeira, das festas de carnaval e etc, etc, etc, etc e etc. E deixar de praticar a doutrina da propria religiao que tambem é um pecado. Todos os católicos morrem na miséria do pecado, e muitos se prostram de dinate das imagens que representam esses mortos, sem ter a minina certeza de onde estao. Nao posso jugalos-los, mas posso lhes perguntar, SE os””santos”” catolicos que ja morreram nao estao no céu, para onde vão as orações daqueles que se prostram aos pés desses “”santos”” ? E quem é que garante que eles estão lá? Acordem , lêem a Biblia, e nunca pratique o que seu lider manda fazer, e sim o que a Bilia manda fazer

  7. A igreja citada por JESUS não é templo , a igreja somos nós meus queridos, proclamadores do evangelho, religião não salva e muito menos doutrinas regidas por homens.. lebre-se que DEUS no juizo julgara a todos, e todos que não seguiram o caminho que é JESUS será condenado.
    Não podemos ficar nessa batalha de religiões, que a minha é melhor e tal e coisa. Pare com isso amados, e vejam que só ha um caminho JESUS, sendo que foi ele mesmo que disse: EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA NINGUEM VAI AO PAI SE NÃO POR MIM.
    Vamos para de crer em homens e crer na palavra que é viva e eficaz. DEUS ama cada um sem genero de cor,raça ou religião, ele apenas abomina o pecado e o unico que nos convense do pecado é o ESPIRITO SANTO e não o homem… Ate quando vamos viver assim, amai-vos uns aos outros como eu vos amei, palavras de Jesus. Vigiai e orai, sedes santos pq eu sou santo,vamos ser sabíos.
    Eu não tenho religião, sou serva do SENHOR , e vocês deveriam pensar assim tambem… DEUS FAZ O QUE LHE APRAZ E NOS TEMOS QUE ACEITAR A VONTADE DE DEUS EM NOSSAS VIDAS. VAMOS AMAR MAIS E DISCUTIR MENOS.O tempo que perdemos discutindo podiamos estar ajudando o proximo… fica a dica.. A PAZ DE JESUS E FIQUEM COM DEUS

  8. Italia, capital mudial da religiao falsa, foi sacudida por terremoto, dia 24/08/16. Isso é uma prova de que os santos catolicos nao estao nem ai para aqueles que clamaram e clamam pelo seus nomes. Quanto mais o papa reza mais terremoto acontece, diferente do brasil, berço evangelico, que clama pelo Deus vivo, que estende sua mao poderosa quando um justo ora, e por sua mesericodia nao permitiu que no brasil tivesse desastre dessa proporçao. Embora nao merecemos, mas a causa de nao sermos destruidos é a misericordia do Senhor que é infinita.

    • Kkkkk… já ouviu fala de placas tectônicas?Larga a Bíblia e vai estudar geografia!

    • Se sua lógica estivesse certa, poderíamos dizer que a religião falsa é o protestantismo (e as denominações evangélicas) pois quanto mais o Brasil vem “se tornando” evangélico, mais desastres naturais acontecem. Logo, o certo seria permanecermos católicos.
      Não estou defendendo um ou outro, mas digo isso para que você e outros tenham um mínimo de senso crítico e não espalhem esse tipo de mensagem e ideias que muitas vezes são influências falaciosas de líderes religiosos.

      • Vai dizer agora que jesus é o autor do catolicismo e que o papa é o autor do evangelho? Vc crer que a biblia é uma inspiraçao divina, é que ela é a revelaçao da palavra de Deus? Por favor, leia isaias capitulo 45; versiculo 20 la vc vera qual doutrina é reprovada por DEUS, por Deus e nao pelo evangelicos. Vc é precioso para Deus, a doutrins que vc aprenedu nao.

    • Se sua lógica estivesse certa, poderíamos dizer que a religião falsa é o protestantismo (e as denominações evangélicas) pois quanto mais o Brasil vem “se tornando” evangélico, mais desastres naturais acontecem. Logo, o certo seria permanecermos católicos.
      Não estou defendendo um ou outro, mas digo isso para que você e outros tenham um mínimo de senso crítico e não espalhem esse tipo de mensagem e ideias que muitas vezes são influências falaciosas de líderes religiosos.

  9. Hipocritas parem de falar oque nao sabe

  10. Eu fico muito triste com tanta idolatria, vendo pessoas inocentes sendo enganadas por pessoas já enganadas.
    Na torá, o verdadeiro Altíssimo, o Pai, o Criador de todas as coisas, repugnou-se da maldita idolatria.
    Em Êxodo fala perfeitamente sobre a questão das imagens, mas as pessoas tem um grande erro de ler as escrituras e aceitar somente o que agrada a si mesmo, mas não querem fazer a vontade do Altíssimo (YHWH)
    Uma coisa é certa, afirmo em base de escritura, aquele que se curva a uma imagem se torna como ela… cego, mudo e surdo. Porque imagem não fala, não ouve, não vê. Sai da babilônia filho meu, porque ela vai arder pra sempre, arrepende-se enquanto a tempo, porque eis vem o grande dia.

  11. Peçamos a Jesus que nos ajude a fugir dessas seitas.

  12. Nunca vi nem um espírita, candomblécista, umbandista falar ,mal de vcs catolicos,evangélicos pelo contrario, respeitamos muito vcs. Lembram que morreu uma mãe de santo pelas mãos daqueles de dizem ser de Deus nosso senhor?. Pois é. Nos Quando paramos para falar mal da religião do procimo deixamos de sequir a nossa! Por favor. Antes de críticar a religião do procimo. Olhe a sua. Nos n adoramos o negativo de jeito nenhum! Adoramos a Deus! Nosso senhor Jesus Cristo!. A baixo de Deus temos nossos Orixás que são as.forças da.Natureza. so pq tocamos nossos atabaques. Acendemos velas de.cores. n quer dizer que somos negativos! Nossa missão e práticar a caridade. Exaular lealdade e trabalhando para.o.bem! Ajudando a quem precisa e a quem n precisa tbm. Obg muita luz pra vcs! Que.Deus nosso senhor Jesus Cristo vôs proteja!!!

    • Concordo plenamente ! Acho ridículo o fato da pessoa que escreveu essa matéria falar assim. Sou filha de umbanda, balanço mas não caio! Cada um tem a sua religião e não é preciso falar mau da religião alheia .. Deus é igual para todos.. e estas são palavras da própria Igreja católica, então não faz sentido falar assim das outras ceitas! Mas mesmo assim, que deus ilumine a todos, muitas paz e energia positiva ! Um beijão

  13. Achei interessante sobre o que vc Daniel escreveu… Não estou debatendo sobre religião mais a melhor pessoa para contar sobre a cultura africana é quem segue ela… Pois então sou filho de santo… e sigo a religião Umbanda…
    Perfeito o que está escrito… com toda humildade só irei ti corrigir em uma coisa…
    ” Os escravos não podiam ter a mesma crença que os europeus pois eles eram negros… e até nisso eles tinham diferenças. .. Então para eles poder ter a sua religião eles jamais poderiam cutuar o mesmo santos e a mesma imagem… Por isso colocaram o nomes de Orixás… e cada imagens representando um Orixás regente…”
    Infelizmente naquela época os escravos tinham muita diferença pois para os europeus não eram nem ser humano.. jamais que eles iriam aceitar o mesmo Deus deles sendo o Deus dos negros…

    Obrigado e desculpe por qualquer coisa..
    Adorei seu Blogger vc está de parabéns. .

  14. SEM SANTOS, POIS SANTO SÓ UM EXISTIU E FOI DEUS

  15. ISAIAS 45 V 20, SE ENTENDE COMO SE LER; TA CLARO

  16. Wilton Dioneses, esta é sua interpretação pessoal da Bíblia. Depois de Martinho Lutero cada um acredita no que quiser.

  17. TUDO QUE FOI DITO AQUI POR ESSE CATOLICO, É REPROVADO POR DEUS. ISAIAS 45 V 20

  18. UMA COISA QUE ME FAZ NAO ACREDITAR NA DOUTRINA DA IGREJA CATOLICA É A PALAVRA DE DEUS EM ISAIAS 45 V 20

  19. Como encontrar a Verdadeira Igreja. A única Igreja verdadeira, e como reconhce-la.
    Use esta lista como medida. …
    – Foi fundada pelo Próprio Jesus Cristo em Mt 16, 18.
    – Seria construída em Simão Pedro: Mt 16, 18.
    – Seria defendida pelo próprio DEUS: Mt 16, 18-19.
    – Teria autoridade dada por Jesus Cristo: Mt 16,19 – 18,17-18.
    – Seria guiada pelo Espírito santo que habitaria nela: Jo 14, 15-17 – At 15,28 – 16,6.
    – Seria uma e não poderia ser divida: Mc 3, 24-25.
    – Teria um só rebanho e um só pastor: Jo 10, 16.
    – Teria Sacerdotes, Bispos e Diáconos: 1Tm 3, 1-13.
    – Tem que ter a celebração da Santa Eucaristia: Jo 6, 42-70 – At 2,42.
    – Tem que ser encontrada em todas as nações: Mt 28,19.
    – Precisa estar presente em todos os séculos: Mt 28, 20.
    – Jesus Cristo disse que Ele estaria com Sua Igreja todos os dias, todos os anos, até o fim dos tempos: Mt 28, 20. Isto significa sem intervalos de tempo.
    Examine sua Igreja e veja se cumpre TODAS estas exigências.
    O fundador NÃO pode ser uma pessoa humana.
    Tem que ter uma história contínua indo até mais de 1950 anos no passado.

  20. Reforçando alguns comentários anteriores, este blog é para converter os próprios católicos, afinal tem muito católico servindo a Deus e ao diabo ao mesmo tempo como citado no texto e não para discutir religião pois religião não salva ninguém e sim aquele que faz a vontade do senhor. A paz irmãos em Cristo.

  21. Olá boa noite…
    Achei interessante sobre o que vc Daniel escreveu… Não estou debatendo sobre religião mais a melhor pessoa para contar sobre a cultura africana é quem segue ela… Pois então sou filha de santo… e sigo a religião Umbanda…
    Perfeito o que está escrito… com toda humildade só irei ti corrigir em uma coisa…
    ” Os escravos não podiam ter a mesma crença que os eropeus pois eles eram negros… e até nisso eles tinham diferenças. .. Então para eles poder ter a sua religião eles jamais poderiam cutuar o mesmo ssanto e a mesma imagem… Por isso colocaram o nomes de orixas… e cada imagens representando um orixas regente…”
    Infelizmente naquela época os escravos tinham muita diferença pois ppara os eropeus não eram nen ser humano.. jamais que eles iriam aceitar o mesmo Deus deles sendo o Deus dos negros…

    Obrigado e desculpe por qualquer coisa..
    Adorei seu Blogger vc está de parabéns. ..

  22. Gente por favor, respeitem o site do Danilo, o conteúdo aqui é para católicos.

    Quem é herege, apostata ou idolatra procure um site para hereges, apostatas ou idolatras…

    Este blog é direcionado aos católicos e parabéns Danilo muito bom o conteúdo mesmo!

  23. Ao amigo Anônimo, Jesus disse a Pedro, tu és pedra e sobre ti edificarei a minha igreja, e de qual igreja Pedro é? Não foi o primeiro papa da igreja católica! Lei a bíblia e depois vem falar alguma coisa tá, se você não é católico não tem porque ficar se metendo em site católico tá.Parabéns ao Danilo, tem que informar mesmo ao povo católico, pois muitos vão a missa e a centros e terreiros!

    • oi amigo,bom dia!
      se querer contradizer você, mais você esta equivocado na sua opinião!
      Jesus disse”tu és Pedro e sobre esta pedra eu edificarei a minha igreja”
      jesus estava dizendo que a pedra citada neste versículo era ele mesmo.
      lei efesios 2;20, Mateus 21;42, 1corintios 10;4.
      obrigado.
      pela atenção.
      que Deus te abençoe.

      • Pastor Jefferson, veja que o nome “Pedro” no Aramaico “Cephas”, significa literalmente “pedra” ou “rochedo”. Entretanto, não tente interpretar nada pela sua própria cabeça, deixe que a Igreja (Tradição Apostólica) que viveu com Jesus, faça isso sem erro. Portanto, a pedra de que fala o evangelho trata-se de Pedro, e não de Jesus. Jesus é construtor dessa Igreja (singular). Ele é o Fundador. Se na época, você tivesse vivido com Jesus, arriscaria em acreditar na sua versão, mas como sei que não viveu, fico com aquilo que diz a Santa Igreja, pois sei que nela está a verdade dos fatos, acontecimentos e interpretações.
        Paz e bem!

    • Cara Cléia: estive lendo em 16 Mateus, versos 18 e 19: “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. Me desculpe, mas lendo e entendendo, traduzindo esses 2 versos. Onde Jesus e Pedro se encontravam? Jesus diz EDIFICAREI MINHA IGREJA citando alguma denominação? A igreja de Cristo não seria uma alusão ao “coração”, à alma, ao espírito do ser humano, onde em outras partes ele se refere como “TEMPLO E MORADA DO ESPÍRITO SANTO”? A afirmação da igreja católica de que ESSA IGREJA ERA A PRIMITIVA, vê-se claramente através da história, que a denominação, a nomenclatura de IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA só surgiu no ano de 321 dC. A propósito, como Jesus fundaria SUA IGREJA em uma outra nação sem ser Israel, onde a Bíblia Sagrada todinha gira em torno de referências das histórias todas narradas como sendo a NAÇÃO ELEITA, a Nova Jerusalém, a Jerusalém que desce dos céus, etc. Dá-se a entender que Jesus se rebelou de tudo que seu Pai deixou escrito e foi fundar a SUA IGREJA EM OUTRO LUGAR, inclusive, com tudo que de mais podre havia sob o domínio do império romano.

      • A Igreja Católica Apostólica Romana recebe esse nome porque em 321 dC o Império Romano adotou o catolicismo como religião oficial e isso foi de suma importância para difundir o catolicismo pela Europa – tornando a Igreja Católica a maior instituição feudal – e posteriormente pelo mundo. Porém, isso não significa que o catolicismo surgiu em Roma.

  24. Isso é infinito, vamos viver em paz,se alguém tiver insegurança no que segue, eu digo receba a Cristo como salvador, mas outra pessoa dirá pra fazer outra coisa, peça a Deus uma direção.

  25. Obrigado irmão foi muito esclarecedor
    Pesso que ogum, gerrei em suas guerras e Exu abra seus caminhos.

  26. DANILO OBRIGADA PELO ESCLARECIMENTO DIVINO PAI ETERNO TE ABENÇOE E TE GUARDE FIQUE COM DEUS E NOSSA MAE RAINHA

  27. pessoal,acordemos Danilo está correto não nos envolvemos com isto,pois nos contaminamos espiritualmente e de quebra toda a nossa família!!!!

  28. Cara, muito legal o seu texto! Me esclareceu muita coisa. Parabéns!

  29. Quando as pessoas , não sabem o que dizem … devem fechar a boca !!!

  30. Palavras de Deus para você Danilo, gosto muito do seu blog, são palavras muito esclarecedoras, fica na paz!

    10. Nada temas, porque estou contigo, não lances olhares desesperados, pois eu sou teu Deus; eu te fortaleço e venho em teu socorro, eu te amparo com minha destra vitoriosa.

    11. Vão ficar envergonhados e confusos todos aqueles que se revoltaram contra ti; serão aniquilados e destruídos aqueles que te contradizem;

    12. Em vão os procurarás, não mais encontrarás aqueles que lutam contra ti; serão destruídos e reduzidos a nada aqueles que te combatem.

    13. Pois eu, o Senhor, teu Deus, eu te seguro pela mão e te digo: Nada temas, eu venho em teu auxílio.

    14. Portanto, nada de medo, Jacó, pobre vermezinho, Israel, mísero inseto. Sou eu quem venho em teu auxílio, diz o Senhor, teu Redentor é o Santo de Israel. (Isaías 41,10-14)

  31. Devemos respeitar as outras religioes, as vezes as pessoas querem sempre impor sua religiao sobre as outras.Nao importa qual seja ,o que vale é o respeito e o bem que elas nos ensinam.
    Nao acho que umbanda e candomble sejam religioes do mal..
    Isso é falta de procurar saber mais sobre seus fundamentos.
    o espiritismo é sempre visto como coisa do mal ,e nao é verdade.

    • Minha irmã, você caiu na cilada do relativismo religioso. Cuidado com estes slogans: “O que importa é o amor”, “Só a caridade salva”, “O que importa é fazer o bem” que algumas religiões se baseiam. Na verdade todos estão corretíssimos, mas não são suficientes. Nós temos os mandamentos e também os sacramentos que devem ser observados. Paralelo a isso, a igreja Católica Apostólica Romana tem como Base, além das sagradas escrituras e a tradição, o Magistério da igreja que condena a participação de um católico em outras doutrinas. Principalmente em doutrinas não cristãs como o espiritismo que acredita que Jesus não é Deus e sim simplesmente um espírito evoluído que se tornou o regente do universo.

  32. Acredito que universalmente, todas as religiões, deveriam no mínimo se respeitar gente, esse é o amor ao próximo de Jesus. Só existe um Deus, se alguém quiser chamar de Joaquim como brincou o irmão lá em cima, Joaquim não vai deixar de ser Deus, apenas são outras culturas. Não quero defender ninguém, mas os orixás na umbanda faz o mesmo papel dos Santos na igreja católica, apenas muda o nome por causa da história dos escravos que queriam cultuar uma religião mas os senhores não permitiam.
    Acreditando em Deus, e fazendo o bem é isto que importa. Cada religião tem sua forma de seguir os ensinamentos de Jesus, cada uma do seu jeito, porque Jesus é um só, fazendo o bem pregando o amor de Jesus, acreditando em Deus não importa a religião, mas todas deveriam se respeitar no mínimo porque é isso que Deus quer de nós eu tenho certeza. Isso é uma coisa que luto muito. Protestantes não são loucos, Umbandistas/Espíritas não são possuídos,entre outras religiões que levam dos mais diversos rótulos, todos somos filhos de Deus, todos somos irmãos, vamos amar os nossos irmãos, obrigada.

  33. Tche, me aboba que em pleno século XXI ainda existem pessoas acreditando na bíblia….sem comentários…

  34. É triste ver que “representantes” de uma religião tão bela como a catolica que deveria semear o amor e o respeito entre TODOS os irmãos, encarnados ou desencarnados se propor a tal ignorancia e intolerancia religiosa.
    Cristo não era Cristão, Buda não era Budista… e por ai vai… Eles apenas praticavam o amor e tinham ele como ideal. Então parem com essa paranoia de vicio religioso, pois a religião não salva ninguem, ela deveria ter a missão de apenas de nos direcionar a aquilo que irá nos salvar!

  35. “Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: “Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito”, diz o Senhor dos Exércitos.” ou em outras palavras: Não será por meio de um poderoso exército nem pela sua própria força que você fará o que tem de fazer, mas pelo poder do Espírito. Sou eu, o Senhor Todo-Poderoso, quem está falando.” (Zacarias 4:6)
    O próprio Danilo já relatou que, no período da escravidão, os escravos eram forçados através da catequização a se curvarem ao Deus Todo-Poderoso. Porém, não houve a conversão (mudança) e sim uma adaptação para das duas religiões.
    Hoje, devido a imposição da cultura para respeitar as opções religiosas, as diversificações iram diminuir até alcançar o sincretismo:
    Voltem-se para mim e sejam salvos, todos vocês, confins da terra; pois eu sou Deus, e não há nenhum outro.
    “Por mim mesmo eu jurei, a minha boca pronunciou com toda a integridade uma palavra que não será revogada: Diante de mim todo joelho se dobrará; junto a mim toda língua jurará.
    Dirão a meu respeito: “Somente no Senhor estão a justiça e a força”. Todos os que o odeiam virão a ele e serão envergonhados.
    Mas no Senhor todos os descendentes de Israel serão considerados justos e exultarão” (Isaías 45:22-25).

  36. PENSO QUE A VERDADE SE RESUME NUMA COISA SÓ , “A BÍBLIA” QUEM ACREDITA NELA ASSIM COMO EU CREIO, VERÁS QUE SÓ EXISTE UM SANTO CHAMADO ((JESUS)) ASSIM TODAS OU QUALQUER RELIGIÃO QUE TEM A DOUTRINA CONTRÁRIA ESTÁ NO ENGANO , ASSIM DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS. PENSEM COMIGO , DEUS DÁ O SEU ÚNICO FILHO PARA MORTE E POR NÓS!! CERTO!! DAÍ VOCE DA CRÉDITO A SANTOS? SE O PRÓPRIO DEUS DIZ QUE HÁ UM SÓ MEDIADOR ENTRE O HOMEM E DEUS QUE CHAMA-SE JESUS CRISTO ! PORQUE CRER EM ALGUEM OU ALGO QUE AO MENOS ESTA NA PALAVRA?? ENTÃO AMIGOS , MINHA OPNIÃO É ESSA , DESCULPEM CATÓLICOS , ESPIRITAS E ETC.
    OBS . APENAS PARA AQUELES QUE ACREDITAM NA BIBLIA E TUDO QUE ELA DIZ.

    • Carlos… só existe um santo que é Jesus? E ainda está na Bíblia? Sério? Aposto que sua bíblia é a JFA.
      Leia uma bíblia de mais confiança (mesmo sendo protestante). Aí você verá que existem inúmeras passagens que nos convida à santidade.
      Veja algumas…

      Lv 19,2
      “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo”.

      1 Pedro 1:15-16
      Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

      Que Deus te abençoe e te guarde meu irmão!
      Paz e Bem!

  37. Poxa, fico tão triste vendo esse tipo de comentário sem nenhum embasamento.

    Primeiramente, segue o significado da palavra SEITA: “Divisão, facção, partido ou parte de uma religião que difere dos dogmas principais da corrente religiosa oficial”. Ora, sendo assim, a Umbanda ou o Candomblé não podem ser consideradas seitas, uma vez que não são correntes paralelas a outras religiões e nem mesmo entre si, como muitos costumam acreditar.

    Longe de mim estar aqui para criticar os católicos. Respeito todas as religiões desde que pratiquem o bem, mas sinceramente não entendo essa posição da Igreja Católica contra a Umbanda, uma vez que a própria não segue os princípios bíblicos no que tange a palavra “adoração”. Os santos católicos também se enquadrariam neste quesito de adoração, já que são “entidades” que viveram na Terra e hoje são intercessores entre os homens e Deus. Aliás, se o catolicismo não defende a ideia da vida após a morte, e prega sobre o juízo final e sobre a ressurreição da carne, como poderiam os santos intercederem por nós?

    Para finalizar, gostaria somente de deixar um ponto para reflexão.

    O Danilo explica no texto a origem da associação entre os santos católicos e os Orixás. Está correto sim. Os escravos associavam as imagens católicas aos orixás pois não tinham liberdade, inclusive religiosa, para expressar sua fé. Os africanos somente queriam seguir sua religião, porém eram banidos pelos ditos “homens de bem”, os cristão, europeus católicos em quase sua totalidade, que passaram a demonizar as entidades cultuadas por este grupo. Os mesmos homens de bem, católicos, que compravam e vendiam escravos como se fossem mercadorias.

    Paz, tolerância e acima de tudo conhecimento a todos!

  38. “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.” (Gálatas 5:19-21)

    “Então, falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.
    Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos.” (Êxodo 20:1-6)

    “Portanto, meus amados, fugi da idolatria.
    Falo como a sábios; julgai vós mesmos o que digo.
    Porventura, o cálice de bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é, porventura, a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo; porque todos participamos do mesmo pão. Vede a Israel segundo a carne; os que comem os sacrifícios não são, porventura, participantes do altar? Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Antes, digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?
    Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam” (1 Coríntios 10:14-23)

  39. Eu acho q para se falar de outra religiao ou seita como vcs dizem, deve se entender e realmente saber do q estar falando…. Os orixas tem um fundamento muito grande e nao eh qualquer pessoa q se pode falar o acha ou pensa q sabe….

  40. sou umbandista e respeito a sua opinião, afinal, temos direito a liberdade de expressão, mas só para constar, Nossa Senhora da Conceição é associada a Oxum, e não a Iemanjá, Iemanjá é associada a Nossa Senhora Protetora dos Navegantes.

  41. Caro Danilo, dada a importância dos seus esclarecimentos para nós católicos, seria oportuno que você tivesse um link ou uma coluna já na página inicial da Canção Nova.
    Abraço.

  42. A explicação de Danilo é para os Católicos, quem é de outra denominação, seita ou religião não precisa seguir discutir muito menos postar outas opinioes contraria a Igreja Una Santa Católica Apostólica com 2000 anos de sabedoria guiada pelo Espirito Santo, deixada por Jesus Cristo que disse que as portas do inferno não prevaleceria contra Ela.Danilo que Deus te livre de todo mal e Nossa Senhora São Miguel esteja sempre a seu lado Deus te abençoe KDS

  43. Eu nao acho, tanto da relação dos santos da Igreja, quanto os orixás, entidades espirituais, mas acima de tudo, nunca se esquecer do que Jesus Cristo disse: “NÃO julgueis, para que não sejais julgados.” (Mateus 7 : 1).
    Muito fácil falar que todo espírito ou é anjo ou demônio, cuja palavra teve o significado distorcido pela Igreja Católica, pois a mesma era sinônimo de espíritos.
    Não existe o Deus verdadeiro e o deus falso, existe Deus, agora se outra religião o chama de Joaquim, nunca é demais respeitá-los e se outras “religões” recorrem a entidades diferentes de Deus para solicitar ou prestar algum auxílio, estão de parabens, pois estão procurando se melhorar e não procurando uma dominadora como a Igreja católica faz, onde ela detém a única verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com