Jesus respondeu: “Cuidado, para que ninguém engane vocês.
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Messias’. E enganarão muita gente.
” (Mt 24, 4-5)

Os Santos Católicos e os Orixas

São Jorge

Muitas pessoas tem me escrito e perguntado sobre a relação dos Santos que pertencem a nossa Igreja Católica Apostólica Romana, com os Orixás que fazem parte de algumas seitas ocultistas.
Até mesmo deve ter surgido dúvidas e perguntas a este respeito também pela novela atual que esta sendo exibida em uma grande emissora que contém o nome de um Santo de nossa Igreja Católica.

A respeito da Novela, sinceramente não posso dizer nada, porque não assisto, não sei do que se trata, não sei da trama que a envolve e etc…Mas sabemos muito bem que as Novelas não tem apresentado nada que possam construir ou agregar algo à nós ou as nossas famílias! Muito pelo contrário, cada vez mais as novelas tem mostrado o que é de mais baixo na relação dos reais valores cristãos, e querem ainda de uma maneira sutil incutir em nossa mente que estas realidades exibidas são boas ou “normais” para a nossa sociedade de hoje em dia...
Mas não quero, ao menos neste artigo, parar nas NOVELAS….

Mas quero explicar qual a relação que estas seitas fazem e porque fazem esta relação aos Santos de nossa Igreja Católica!

Para melhor explicarmos isso, é preciso que voltemos um pouco no tempo.
Quando escravos africanos, conhecidos como Iorubas, chegaram ao Brasil trouxeram também suas crenças, suas tradições e seus deuses. Estes deuses não eram o Deus que nós Católicos e cristãos acreditamos, mas era seus deuses, entidades, espíritos evoluídos, mais conhecidos como Orixás.
Os europeus que trouxeram estes escravos eram todos cristãos, e sabiam que estes tipos de deuses que os escravos africanos cultuavam não era o Deus verdadeiro, e por isso proibiram que estes escravos prestassem qualquer tipo de culto à estes deuses.
Os escravos ainda eram ensinados a entender quem de fato era o verdadeiro Deus por meio de uma catequização.
Então os escravos africanos não podendo cultuar os seus deuses, e sabendo que os europeus eram cristãos, decidiram cultuar seus Orixás de forma escondida, e fingiam que estavam cultuando os Santos Católicos estabelecendo assim uma espécie de associação à seus Orixás com os Santos Católicos. Começavam a prestar cultos por exemplo diante de São Jorge, mas na verdade estavam cultuando a Ogum, pois a maioria de seus cultos eram realizados no dialéto de sua tribo de Origem, fazendo assim com que de alguma forma os europeus não entendessem a quem estavam prestando seus cultos, e eram enganados por estas falsas associações…
Existe ainda pequenas diferenças de associações na qual a Umbanda e o Candomblé se utilizam relacionado as suas entidades aos nossos Santos Católicos, mas que para nós Católicos não faz a menor diferença, uma vez que sabemos que a Igreja Católica Apostólica Romana reprova estes tipos de seitas e não é legítimo a realidade de entidades superiores, espíritos evoluídos ou algo do tipo, uma vez que Deus tem como Sua criação os homens e os Anjos. Entre os anjos existem aqueles que fizeram a escolha por Deus, e com Deus governam o mundo, e existe aqueles que rejeitaram Deus, e tornaram – se demônios.

Por isso para nós Católicos só existem Anjos de Deus, e Demônios.

Então muitas pessoas são na verdade confundidas e quando vão à estes tipos de seitas acham que não tem problema, porque lá também tem a imagem de Jesus, lá tem a imagem de Nossa Senhora, tem as imagens dos Santos Católicos. Muitas destas seitas ludibriam as pessoas pela aparência, mas que na verdade não apresentam o verdadeiro Deus. Pessoas são confundidas porque também nestas seitas reza – se o Pai – Nosso e Ave – Maria e coisas do tipo…Mas deixarei para um outro momento também escrever sobre as seitas…

Vou dar alguns exemplos mais conhecidos de associações de Orixás aos Santos Católicos que estas seitas fazem:

- Jesus Cristo é associado à Oxalá
Nossa Senhora da Conceição é associada à Iemanjá;
Santa Barbará é associada à Iansã;
São João e São Jerônimo são associados à Xangô
São Jorge é associado à Ogum

Com isso reforço: O que estas seitas apresentam e ensinam NADA TEM HAVER com a doutrina da nossa Igreja Católica Apostólica Romana, nada tem haver com Jesus Cristo. E ainda digo: Estas seitas e o envolvimento com aquilo que elas ensinam podem trazer grandes prejuízos espirituais as pessoas.

Acredito que tenha ficado claro o porquê de muitas vezes imagens de Santos Católicos estarem presentes em seitas ou em lugares que cultuam Orixás.

Deus abençoe você!

– Acompanhe também nossa Pagina no Facebook
– Me acompanhe diariamente pelo Twitter

Leia também:

1. Pergunte e Responderemos - BLOG de perguntas e respostas sobre Cura, Libertação, Exorcismos e etc…

2. Posso acender incenso dentro da minha casa?

Danilo Gesualdo, é membro da Comunidade Canção Nova e atua junto ao Ministério de Cura e Libertação, residindo em nossa sede em Cachoeira Paulista.
Para contato me envie um e-mail:
livresdetodomal@cancaonova.com

Saiba mais sobre: Danilo Gesualdo ou siga – o no Twitter (danilogesualdo)

22 Comentários

  1. pessoal,acordemos Danilo está correto não nos envolvemos com isto,pois nos contaminamos espiritualmente e de quebra toda a nossa família!!!!

  2. Cara, muito legal o seu texto! Me esclareceu muita coisa. Parabéns!

  3. Quando as pessoas , não sabem o que dizem … devem fechar a boca !!!

  4. pq meus guias diz ser mentira

  5. Palavras de Deus para você Danilo, gosto muito do seu blog, são palavras muito esclarecedoras, fica na paz!

    10. Nada temas, porque estou contigo, não lances olhares desesperados, pois eu sou teu Deus; eu te fortaleço e venho em teu socorro, eu te amparo com minha destra vitoriosa.

    11. Vão ficar envergonhados e confusos todos aqueles que se revoltaram contra ti; serão aniquilados e destruídos aqueles que te contradizem;

    12. Em vão os procurarás, não mais encontrarás aqueles que lutam contra ti; serão destruídos e reduzidos a nada aqueles que te combatem.

    13. Pois eu, o Senhor, teu Deus, eu te seguro pela mão e te digo: Nada temas, eu venho em teu auxílio.

    14. Portanto, nada de medo, Jacó, pobre vermezinho, Israel, mísero inseto. Sou eu quem venho em teu auxílio, diz o Senhor, teu Redentor é o Santo de Israel. (Isaías 41,10-14)

  6. Devemos respeitar as outras religioes, as vezes as pessoas querem sempre impor sua religiao sobre as outras.Nao importa qual seja ,o que vale é o respeito e o bem que elas nos ensinam.
    Nao acho que umbanda e candomble sejam religioes do mal..
    Isso é falta de procurar saber mais sobre seus fundamentos.
    o espiritismo é sempre visto como coisa do mal ,e nao é verdade.

  7. Acredito que universalmente, todas as religiões, deveriam no mínimo se respeitar gente, esse é o amor ao próximo de Jesus. Só existe um Deus, se alguém quiser chamar de Joaquim como brincou o irmão lá em cima, Joaquim não vai deixar de ser Deus, apenas são outras culturas. Não quero defender ninguém, mas os orixás na umbanda faz o mesmo papel dos Santos na igreja católica, apenas muda o nome por causa da história dos escravos que queriam cultuar uma religião mas os senhores não permitiam.
    Acreditando em Deus, e fazendo o bem é isto que importa. Cada religião tem sua forma de seguir os ensinamentos de Jesus, cada uma do seu jeito, porque Jesus é um só, fazendo o bem pregando o amor de Jesus, acreditando em Deus não importa a religião, mas todas deveriam se respeitar no mínimo porque é isso que Deus quer de nós eu tenho certeza. Isso é uma coisa que luto muito. Protestantes não são loucos, Umbandistas/Espíritas não são possuídos,entre outras religiões que levam dos mais diversos rótulos, todos somos filhos de Deus, todos somos irmãos, vamos amar os nossos irmãos, obrigada.

  8. Tche, me aboba que em pleno século XXI ainda existem pessoas acreditando na bíblia….sem comentários…

  9. É triste ver que “representantes” de uma religião tão bela como a catolica que deveria semear o amor e o respeito entre TODOS os irmãos, encarnados ou desencarnados se propor a tal ignorancia e intolerancia religiosa.
    Cristo não era Cristão, Buda não era Budista… e por ai vai… Eles apenas praticavam o amor e tinham ele como ideal. Então parem com essa paranoia de vicio religioso, pois a religião não salva ninguem, ela deveria ter a missão de apenas de nos direcionar a aquilo que irá nos salvar!

  10. “Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: “Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito”, diz o Senhor dos Exércitos.” ou em outras palavras: Não será por meio de um poderoso exército nem pela sua própria força que você fará o que tem de fazer, mas pelo poder do Espírito. Sou eu, o Senhor Todo-Poderoso, quem está falando.” (Zacarias 4:6)
    O próprio Danilo já relatou que, no período da escravidão, os escravos eram forçados através da catequização a se curvarem ao Deus Todo-Poderoso. Porém, não houve a conversão (mudança) e sim uma adaptação para das duas religiões.
    Hoje, devido a imposição da cultura para respeitar as opções religiosas, as diversificações iram diminuir até alcançar o sincretismo:
    Voltem-se para mim e sejam salvos, todos vocês, confins da terra; pois eu sou Deus, e não há nenhum outro.
    “Por mim mesmo eu jurei, a minha boca pronunciou com toda a integridade uma palavra que não será revogada: Diante de mim todo joelho se dobrará; junto a mim toda língua jurará.
    Dirão a meu respeito: “Somente no Senhor estão a justiça e a força”. Todos os que o odeiam virão a ele e serão envergonhados.
    Mas no Senhor todos os descendentes de Israel serão considerados justos e exultarão” (Isaías 45:22-25).

  11. PENSO QUE A VERDADE SE RESUME NUMA COISA SÓ , “A BÍBLIA” QUEM ACREDITA NELA ASSIM COMO EU CREIO, VERÁS QUE SÓ EXISTE UM SANTO CHAMADO ((JESUS)) ASSIM TODAS OU QUALQUER RELIGIÃO QUE TEM A DOUTRINA CONTRÁRIA ESTÁ NO ENGANO , ASSIM DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS. PENSEM COMIGO , DEUS DÁ O SEU ÚNICO FILHO PARA MORTE E POR NÓS!! CERTO!! DAÍ VOCE DA CRÉDITO A SANTOS? SE O PRÓPRIO DEUS DIZ QUE HÁ UM SÓ MEDIADOR ENTRE O HOMEM E DEUS QUE CHAMA-SE JESUS CRISTO ! PORQUE CRER EM ALGUEM OU ALGO QUE AO MENOS ESTA NA PALAVRA?? ENTÃO AMIGOS , MINHA OPNIÃO É ESSA , DESCULPEM CATÓLICOS , ESPIRITAS E ETC.
    OBS . APENAS PARA AQUELES QUE ACREDITAM NA BIBLIA E TUDO QUE ELA DIZ.

    • Carlos… só existe um santo que é Jesus? E ainda está na Bíblia? Sério? Aposto que sua bíblia é a JFA.
      Leia uma bíblia de mais confiança (mesmo sendo protestante). Aí você verá que existem inúmeras passagens que nos convida à santidade.
      Veja algumas…

      Lv 19,2
      “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo”.

      1 Pedro 1:15-16
      Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

      Que Deus te abençoe e te guarde meu irmão!
      Paz e Bem!

  12. Poxa, fico tão triste vendo esse tipo de comentário sem nenhum embasamento.

    Primeiramente, segue o significado da palavra SEITA: “Divisão, facção, partido ou parte de uma religião que difere dos dogmas principais da corrente religiosa oficial”. Ora, sendo assim, a Umbanda ou o Candomblé não podem ser consideradas seitas, uma vez que não são correntes paralelas a outras religiões e nem mesmo entre si, como muitos costumam acreditar.

    Longe de mim estar aqui para criticar os católicos. Respeito todas as religiões desde que pratiquem o bem, mas sinceramente não entendo essa posição da Igreja Católica contra a Umbanda, uma vez que a própria não segue os princípios bíblicos no que tange a palavra “adoração”. Os santos católicos também se enquadrariam neste quesito de adoração, já que são “entidades” que viveram na Terra e hoje são intercessores entre os homens e Deus. Aliás, se o catolicismo não defende a ideia da vida após a morte, e prega sobre o juízo final e sobre a ressurreição da carne, como poderiam os santos intercederem por nós?

    Para finalizar, gostaria somente de deixar um ponto para reflexão.

    O Danilo explica no texto a origem da associação entre os santos católicos e os Orixás. Está correto sim. Os escravos associavam as imagens católicas aos orixás pois não tinham liberdade, inclusive religiosa, para expressar sua fé. Os africanos somente queriam seguir sua religião, porém eram banidos pelos ditos “homens de bem”, os cristão, europeus católicos em quase sua totalidade, que passaram a demonizar as entidades cultuadas por este grupo. Os mesmos homens de bem, católicos, que compravam e vendiam escravos como se fossem mercadorias.

    Paz, tolerância e acima de tudo conhecimento a todos!

  13. “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.” (Gálatas 5:19-21)

    “Então, falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.
    Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos.” (Êxodo 20:1-6)

    “Portanto, meus amados, fugi da idolatria.
    Falo como a sábios; julgai vós mesmos o que digo.
    Porventura, o cálice de bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é, porventura, a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo; porque todos participamos do mesmo pão. Vede a Israel segundo a carne; os que comem os sacrifícios não são, porventura, participantes do altar? Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Antes, digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?
    Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam” (1 Coríntios 10:14-23)

  14. Eu acho q para se falar de outra religiao ou seita como vcs dizem, deve se entender e realmente saber do q estar falando…. Os orixas tem um fundamento muito grande e nao eh qualquer pessoa q se pode falar o acha ou pensa q sabe….

  15. sou umbandista e respeito a sua opinião, afinal, temos direito a liberdade de expressão, mas só para constar, Nossa Senhora da Conceição é associada a Oxum, e não a Iemanjá, Iemanjá é associada a Nossa Senhora Protetora dos Navegantes.

  16. Caro Danilo, dada a importância dos seus esclarecimentos para nós católicos, seria oportuno que você tivesse um link ou uma coluna já na página inicial da Canção Nova.
    Abraço.

  17. A explicação de Danilo é para os Católicos, quem é de outra denominação, seita ou religião não precisa seguir discutir muito menos postar outas opinioes contraria a Igreja Una Santa Católica Apostólica com 2000 anos de sabedoria guiada pelo Espirito Santo, deixada por Jesus Cristo que disse que as portas do inferno não prevaleceria contra Ela.Danilo que Deus te livre de todo mal e Nossa Senhora São Miguel esteja sempre a seu lado Deus te abençoe KDS

  18. Eu nao acho, tanto da relação dos santos da Igreja, quanto os orixás, entidades espirituais, mas acima de tudo, nunca se esquecer do que Jesus Cristo disse: “NÃO julgueis, para que não sejais julgados.” (Mateus 7 : 1).
    Muito fácil falar que todo espírito ou é anjo ou demônio, cuja palavra teve o significado distorcido pela Igreja Católica, pois a mesma era sinônimo de espíritos.
    Não existe o Deus verdadeiro e o deus falso, existe Deus, agora se outra religião o chama de Joaquim, nunca é demais respeitá-los e se outras “religões” recorrem a entidades diferentes de Deus para solicitar ou prestar algum auxílio, estão de parabens, pois estão procurando se melhorar e não procurando uma dominadora como a Igreja católica faz, onde ela detém a única verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com