Existem aqui duas realidade bem distintas, mas que precisam ser expostas para serem esclarecidas.

Posso acender incenso dentro da minha casa?O incenso para nós Católicos dentro das celebrações Litúrgicas sempre trazem o sentido de que nossas orações, suplicas e sacrifícios, assim com aquela fumaça chega ao céus, também as nossas orações chegam à Deus.
A Palavra de Deus também nos ajuda a esclarecer a realidade do incenso: “Suba a minha prece como incenso à tua presença, minhas mãos erguidas como oferta vespertina!” (Sl 141,2)
E no livro do Apocalipse ainda temos outra passagem que nos ajuda a esclarecer esta questão:E outro Anjo se colocou perto do altar: tinha nas mãos um turíbulo de ouro. Ele recebeu uma grande quantidade de incenso para ser oferecido, juntamente com as orações de todos os santos, sobre o altar de ouro, que está diante do trono. Da mão do Anjo subia até Deus a fumaça do incenso com as orações dos santos.” (Ap 8,3-4)

Acredito que até aqui deu para se entender o que para nós Católicos significa a fumaça do incenso.

Agora, existe uma outra realidade e que se espalhou de forma gigantesca que é a realidade do incenso utilizado dentro do Exoterismo. E é aqui que precisamos tomar cuidado!
A grande maioria dos lugares que vendem o incenso, o vendem com a intenção do mesmo ser utilizado de uma forma supersticiosa. Geralmente para trazerem “bons fluidos” para dentro do ambiente na qual são acesos, ou para “espantar maus espíritos“. Existe ainda incensos com características particulares para trazer o amor, a paz, a harmonia, dinheiro, tirar mau olhado e coisas do tipo….
Isso são práticas supersticiosas, e como nos ensina o Catecismo da Igreja Católica, a superstição se torna um pecado: “A superstição é o desvio do sentimento religioso e das práticas que ele impõe. Pode afetar também o culto que prestamos ao verdadeiro Deus, como por exemplo quando atribuímos uma importância de alguma maneira mágica a certas práticas, em si mesmas legítimas ou necessárias. Atribuir eficácia exclusivamente à materialidade das orações ou dos sinais sacramentais, sem levar em conta as disposições interiores que exigem, é cair na superstição” (CIC 2111)

E ainda temos o grande risco de comprarmos este tipo de material em locais que são verdadeiramente consagrados a determinadas entidades relacionadas ao ocultismo.
Conheci pessoas que já mexeram com vendas de produtos exotéricos, e que na éopca não eram Catolicas, e que todos os seus produtos eram consagrados a entidades (demonios) relacionada a sua seita.

Qual é então o meu resumo particular para tudo isso: Se eu for utilizar o incenso como uma forma simbólica para me ajudar a rezar, posso utiliza – lo com a condição de que eu o compre em lojas CATÓLICAS de materiais religiosos.

Se eu quiser o incenso para outro objetivo, por exemplo deixar um perfume no ambiente, recomendo que se utilize outra forma de recurso, como alguns produtos que você pode colocar na tomada e ele deixa o ambiente perfumado e coisas do tipo…

Essa é a minha opinião pessoal, pois não posso dizer que é pecado você acender um incenso em sua casa para perfuma – la, ou que ao acender um incenso voce levará contaminação para o ambiente; mas prefiro me resguardar de algumas possibilidades que sei que poderiam fazer com que eu me desviasse do sentido real do incenso, e corra o risco de cair num caminho mais voltado ao ocultismo…

Deus abençoe você!

Leia também:

1. Pergunte e Responderemos - Site de perguntas e respostas sobre Cura, Libertação, Exorcismos e etc…

2. O Demonio sabia o meu nome

3. Oração de Libertação do Vício da Pornografia

Danilo Gesualdo, é membro da Comunidade Canção Nova e atua junto ao Ministério de Cura e Libertação, residindo em nossa sede em Cachoeira Paulista.
Para contato me envie um e-mail:
livresdetodomal@cancaonova.com

Saiba mais sobre: Danilo Gesualdo ou siga – o no Twitter (danilogesualdo)

7 Comentários

  1. Incenso não espanta espirito nenhum. O que espanta espirito é o NOME DE JESUS, o que espanta demonio é o NOME DE JESUS, é a presença dele.

    INCENSO NÃO FAZ NADA. NAO TEM PODER NENHUM. Só serve pra perfurmar a casa, e cumprir uma tradição. O que tem poder é o nome de Jesus.

    Tenha-mos uma vida de Oração e Jejum, assim como Jesus nos ensinou e intimidade com Ele.

    SHALOM !

  2. Eduardo Lucas Betanin

    Eu gosto muito de usar o incenso em minha casa, agora sei que devo compra-lo em lojas católica. É melhor ter certeza de onde vem.

  3. Deus me livre de usar icenso exoterico, uma pessoa conhecida usou ficou foi vendo demonios.

  4. Tambem penso assim. É melhor ter certeza de onde vem, principalmente ganhando de outras pessoas.

  5. Eu lembro que minha mãe encesava a casa no rouper de ano, eu nunca soube o porquer. Mas graças a Deus eu nunca fiz na minha casa.

  6. Gostaria de enviar p um amigo através de e-mail, como faço?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com