“É no Senhor que confia quem O teme: Ele é seu auxilio e o seu escudo.” (Sl 115, 11)

Posso usar uma Figa?

Figa

Quantas vezes podemos ver pessoas e mais pessoas carregando uma figa junto ao seu corpo. Seja por meio de um colar, pulseiras, brincos, bijuterias e etc…. Existem famílias que é costume dar uma figa quando um bebê nasce, e não sei de onde surgiu tal costume, mas de fato muitas vezes vejo bebês utilizando este tipo de objeto.

Para quem ainda talvez não saiba sobre o que eu estou falando, estou falando deste símbolo na qual se é representado por uma mão, e que o dedo polegar é colocado entre o dedo indicador e o dedo médio; como vocês podem ver na Imagem ao lado.
A origem da figa vem do povo Europeu, mais precisamente do povo Italiano, na qual se explica que a figa já há muitos séculos era utilizada como um amuleto. Para eles a figa era uma forma de representar o ato sexual, e ainda representava e se fazia da figa uma associação à FERTILIDADE e ao EROTISMO.
Como para os povos mais antigos existia também um tipo de mentalidade na qual ensinavam que mulheres que não tivessem filhos eram amaldiçoadas por Deus, geralmente as mulheres se utilizavam da figa, que era um modo de espantar qualquer tipo de mal e desgraça sobre a sua fertilidade.
Existe ainda historias ou lendas, não se sabe se isso era um costume que os povos antigos realmente adotaram, que era usar a figa como um símbolo de EROTISMO para que de alguma forma o Mal fosse distraído pela figa e a imagem obscena que a mesma transmitia; sendo assim o Mal não investiria sobre a fertilidade da pessoa que estava usando a figa.

A verdade é que com o passar do tempo, a figa e o seu significado foram sendo distorcidos, e a figa se tornou então uma espécie de amuleto para espantar o mau olhado, para espantar olho gordo, inveja, espantar o azar e trazer todo o tipo de sorte.
Concluindo: A Figa é usada hoje como um objeto de superstição!
E qual é o ensinamento que a Igreja Católica Apostólica Romana através do Catecismo nos ensina sobre a Superstição?
Vamos então ao numero 2111 do Catecismo:

A superstição é um desvio do sentimento religioso e das práticas que ele impõe. Também pode afectar o culto que prestamos ao verdadeiro Deus: por exemplo, quando atribuímos uma importância de algum modo mágica a certas práticas, aliás legítimas ou necessárias. Atribuir só à materialidade das orações ou aos sinais sacramentais a respectiva eficácia, independentemente das disposições interiores que exigem, é cair na superstição.”

 

Posso usar uma figa?

Figas

Estamos colocando num objeto uma importância, um poder que não é real! Estamos confiando naquele objeto, que é o objeto em si que contem a força e o poder para realizar algo em meu favor!
A superstição é pecado, pois não atribuímos à Deus o bem que Ele nos oferece, a proteção e a graça, mas colocamos num objeto a nossa crença! Nos desviamos e podemos chegar a pecar gravemente contra Deus quando O excluímos da nossa vida porque estes objetos “pode me dar” o que eu preciso!

Para aqueles que já foram também em terreros de Candomblé, a determinados centros espiritas, casas de Umbanda, puderam notar que existe também grandes figas postas sobre estes lugares, e também são utilizadas como proteção do local. Existem pais de santo que dão uma figa para quem os procura pedindo ajuda, para que a mesma tenha o que eles chamam de “Corpo Fechado“. Significa que a pessoa que utiliza a figa, terá de determinada entidade que foi ligada a figa a proteção de todo o seu corpo, que nada poderá atingi-lá.

Pode então um verdadeiro cristão utilizar figa?
Claro que não! Não convém, não diz daquilo que cremos, não condiz com a nossa fé!
O que fazer com a figa que tenho?
Sem duvida nenhuma jogar fora! Não dê para ninguém! Se você não quer algo que não é bom para você, também não dê a mais ninguém! E se você tiver uma figa que é de ouro e por isso não quer joga – lá no lixo, então que ao menos derreta e faça um crucifixo para substitui – lá, peça para um sacerdote abençoa – lá, vai condizer mais com sua fé!

A nossa proteção esta em Deus, esta é a nossa fé! Foi por isso que iniciei este artigo com este versículo do Salmo:
É no Senhor que confia quem O teme: Ele é seu auxilio e o seu escudo.” (Sl 155, 11)

Espero que tenha ficado claro! Mande também sugestões sobre temas que você gostaria que tratássemos aqui no BLOG!

Deixe ainda seus comentários abaixo, será importante saber sua experiência ou opinião sobre o assunto!

Deus abençoe voce!

– Acompanhe também nossa Pagina no Facebook
– Me acompanhe diariamente pelo Twitter

Leia também:

1. Não entre no Combate de forma Leviana

2. Por meio da Oração, sempre se chega a Libertação total de uma pessoa?

3. Os Santos Católicos e os Orixás

Danilo Gesualdo, é membro da Comunidade Canção Nova e atua junto ao Ministério de Cura e Libertação, residindo em nossa sede em Cachoeira Paulista.
Para contato me envie um e-mail:
livresdetodomal@cancaonova.comSaiba mais sobre: Danilo Gesualdo ou siga – o no Twitter (danilogesualdo)

39 Comentários

  1. Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado :)

  2. Achei muito bom essa explicação sou Catolica tenho duas filhas e nunca coloquei figas nelas mais quanto a mais velha quanto a mais nova ganhou mais eu não aprimeira joguei mais essa segunda vou levar pra canção nova para poder se derredita e aplicada para coisas de Deus as coisas do Alto que jesus derrame infinitas graças sobre sua vida.

  3. Se não for para usar nenhum objeto como amuleto, então não usaremos a cruz! Na Bíblia sagrada diz que não devemos adorar imagens e o que mais vejo são santos na Igreja Católica. Se devemos adorar somente a Deus, então adorar imagens de santos é errado. Eu sou cristã católica e nunca tive problemas em usar figa, olho grego ou qualquer outro objeto que me sirva como amuleto de proteção contra o mau. Jamais me desviei de Deus por isso, jamais! Acredito no poder de Deus, na paz de Jesus e no amor de Maria! E sinceramente se é errado ou não usar um amuleto pouco me importa porque se Deus é maior que tudo, nada e ninguém poderá ultrapassar a sua vontade e não vai ser um simples objeto que vai anular minha fé em Deus ou o seu poder.
    Passar bem =]

  4. É Preciso para nós uma continua Busca da Verdade,(Conhecereis a Verdade e a Verdade vos Libertará . A Verdade é Jesus Cristo e dentro da religião Cristã Católica ,Temos o Magistério da Igreja católica Apostólica Romana ,tradição, A Bíblia Sagrada,e a doutrina e se somos Católicos de fato e direito devemos procurar sempre fazer um estudo dentro da própria Igreja que muitas vezes são disponibilizados nas Paroquias comunidades ,grupos de Orações, círculos Bíblicos, etc o importantes muitas vezes é uma busca constante da Verdade e buscá-la em lugares em que nos respondam de forma correta conforme a Igreja nos ensina no seu Catecismo…Tradição,Magistério…A BÍBLIA SAGRADA..Católicos de fato e de direito.

  5. Preciso de uma oração péla minha família eu é meus filhos

  6. jw. org, lá vocês a base da bíblia entendem muitos ensinamentos bíblicos.

  7. Olá,
    Estou grávida de uma menina e uma pessoa muito querida deu de presente um pingente de figa, em ouro, e tenho certeza que não fez por maldade alguma. Mas eu como não quero fazer nada que vá contra a doutrina católica, gostaria que me orientasse o que devo fazer? Seria de bom tom falar para quem presenteou que não aceito e se poderia ser trocado por outro pingente? Agradeço se puder me responder.

  8. estou pesquisando sobre o assunto e seu blog me forneceu mutias informações valiosas, parabens!

  9. muito bom, eu gostei do seu artigo muito bem explicado…

  10. Obrigado por todo esse conhecimento, adorei suas dicas…

  11. Obrigado por essas dicas e ensinamentos, gratidão!

  12. Olá! Eu estava pesquisando sobre a figa e cheguei a esta página. Sou jornalista e gostaria de dar minha opinião :D . Não acredito que exista essa negatividade toda em uma simples figa, muito menos em um cristal, coitado dele se pudesse ler isto rsrs. Cristais são neutros, são matérias da própria natureza e não são uma corruptela de ações humanas; agora, vai da cabeça de cada um usar como quer. Se for estudar melhor sobre os cristais, são ótimos auxiliadores magnéticos, atraem e repelem, é comprovado cientificamente, basta jogar no Google Acadêmico. Não pertencem a nenhuma classe religiosa, pertencem à natureza. Sim, os católicos não têm mesmo essa superstição de utilizar figas e amuletos, o único amuleto é a cruz de Nosso Senhor Jesus o Cristo; digo pois ainda “sou católico”, crismado segundo todos os rituais, graças a Deus. Cada um com sua crença, afinal, não vim para falar de fé, mas para argumentar outros pontos de vista. Como mostrado no texto, a figa possui uma história cultural alterada a cada costume, a cada crença, a cada região / país, e cada lugar lhe dá um significado. Nunca ouvi falar, nos anos que atuava dentro da Igreja que a superstição é pecado. A superstição é uma modalidade de crença inerente ao homem, nasce com ele, todos nós carregamos superstições, à nossa maneira, claro. Portanto, ela não pertence a fins ou fundamentos religiosos, ela é parte do homem, é algo natural, faz parte do modo de praticar a sua fé. Assim, a superstição, ou acreditar em algo, não é pecado; ela molda a cultura da sociedade local. Há as superstições que não tem fundamento, obviamente, mas há aquelas que auxiliam a elevar o pensamento em comunhão a Deus, como usar um crucifixo, pois acreditamos que ao usá-lo estaremos mais próximos a Deus, que Ele nos protegerá (e com razão), mesmo que: seja apenas um material. O que vale realmente é o pensamento do indivíduo, o que importa é seu coração, pois amuletos protegem sim, desde que a pessoa acredite, pois o que ocorre é a mentalização da pessoa, a sua fé própria que vai direcionar ao objeto, é o poder próprio da pessoa, mesmo que seu Deus seja Ganesh, Buda, Allá, Oxalá, Jesus Cristo, se sua fé o eleva a um Ser Superior que a rege. Não importa qual seja sua fé, ela não precisa necessariamente acreditar no mesmo Deus que outros, basta ela ser uma pessoa de fé, um coração puro. Não é o objeto, então, é a sua forma de canalizar a proteção através de um Ser Místico Cósmico que rege todos nós. Uma pessoa benzedeira, por exemplo, ela é uma pessoa de muita fé, que utiliza ervas e orações singelas para ajudar ao próximo, seja ela católica ou não, pois há muitos benzedeiros de diversas religiões; utilizar ervas e orações às vezes próprias de uma determinada forma não é uma superstição válida? A superstição não afasta as pessoas de Deus, o que afasta é a crença de que SOMENTE o objeto resultará no efeito, sem a força de Deus. Uso muitos objetos pessoais de proteção, alguns como enfeite por serem bonitos (qual o problema nisso? É pecado achar algo bonito que não seja católico? É pecado? Não, isso seria ignorância da minha parte, ignorância no sentido de não ser estudado em tal assunto, não de termo pejorativo), e nunca me afastaram Dele, pelo contrário, a minha fé canalizada Nele através destes objetos pessoais me fazem muito mais forte. Peço que leiam mais, estudem por curiosidade, faz bem rsrs. Vão ver que algo do que falei faz sentido. Talvez eu nunca volte a este site então… Que a paz maior reine entre vocês. Que assim seja!

    • livresdetodomal

      Caro Victor,

      É uma pena voce cometer tantos equivocos quanto ao conhecimento, e ainda mais quando o assunto é religiao e a doutrina Católica.
      Voce disse que nos anos que você atuava na Igreja, voce nunca ouviu falar disso que Superstição é pecado…É triste saber disso, pois você deveria saber que esse ensinamento esta no Catecismo da Igreja, conhece ele?!
      Provavelmente nao. Então lhe indico o numero 2110 do mesmo, e ai voce poderá se atualizar da doutrina Catolica, e nao dos seus “achismos”.

      O grande mal de hoje, é que cada um quer viver a religiao da forma que mais lhe convém…
      Paz e Bem…

  13. Os cristais devem ser banidos pois onde compramos podem ter sido consagrados a entidades estranhas a nossa fé. Figas, patas e coisas assim, também. Usamos por ignorância da nossa fé real. Nada substitui o poder do nosso Deus. Já fui da nova era e um atraso de vida.tenho parentes adeptos das religiões afro, eu pessoalmente te não me sinto a vontade.creio que em todos os lugares há os bons e os maus. Mas os satanista são demais.vender a própria alma pó dinheiro, fama e sucesso e o fim. Alma e inegociável, não tem preço porque custou o sangue de Jesus. Sei que os projetos de Deus para nossa vida as vezes não se coadunam com nossos loucos sonhos.mas devemos ser obedientes a sua vontade.e pedir que caa vez mais nossa vontade seja a de Deus para nossa vida.

  14. Boa tarde a Todos!

    Sou da seguinte opinião, que temos que sermos radicais com certas coisas, como por exemplo objetos supersticiosos e atos que não remete a divindade e que conspira contra o nosso salvador Jesus Cristo. Hoje infelizmente existem muitos cristãos que colocam voluntariamente ou involuntariamente pessoas, objetos e etc.. na frente de Nosso Senhor Jesus Cristo, e muitos ainda alegam que tem medo de falar algo para alguém porque a pessoa pode ficar magoada ou jogar algo fora porque foi ganhado. Porem Não Temos Medo Muitas Vezes de Magoar o Nosso Senhor Jesus Cristo, com nossas atitudes, com nosso fanatismo, com nosso apreço a bem material..etc. PENSEM NISSO, Quem Hoje é mais importante para nós? Deus é bom para nós, precisamos a cada dia mais sermos bons por ELE. Somos o Templo Vivo e como esta escrito em Mateus capitulo 21 versículos 12 e 13 – “Jesus expulsou os cambistas do Templo” e assim temos que fazermos em Nosso Corpo.

  15. Só há um ‘amuleto’ (que não recebe o nome de amuleto) e que eu usaria sem medo, e ainda crendo no poder que ele tem. Só há um amuleto poderoso. Esse amuleto é a cruz de Jesus. Mais poderoso do que isso, não tem.Pode vir com qualquer amuleto que só será enfeite pra mim, mas a cruz de Jesus é poderosa.

  16. Gostei muito do artigo, pois quando era criança tinha um pingente que era uma figa, dada por meu pai, por falta de conhecimento. Mas hoje amo a Jesus e creio que toda a nossa proteção vem de Deus. “A nossa proteção está em Deus que fez o céu e a Terra.”

  17. Bom dia!

    Ultimamente estou vendo pessoas, inclusive católicas utilizando uma espécie de amuleto chamado “Hamsa”. Gostaria de sugerir um artigo a respeito desse tipo de amuleto, pois creio que seja esotérico e contrário à nossa fé católica.

    Que Deus abençoe!

    Salve Maria!

  18. Povo gosta muito de amuletos. Mais temos q acreditar em Deus. Ele nunca falha!

  19. Dizer que uma pessoa é um “safado de uma figa” é o mesmo que dizer que essa pessoa não vale nada, é um ladrão impune que não presta, não tem família decente. Pense nisso! Na Turquia, se vc fizer figa com a mão vai arrumar briga, pode ser expulso a pedradas, pois é o mesmo que mandar uma pessoa se f……

  20. nossa muitas pessoas me dizem que o significado da fica eh da macumba
    ai resolvi pesquisar para ver se era mesmo pq tenho uma figa na minha casa
    e não e do satanas … me dissera que eu estava levando o diabo para minha casa
    disseram que esse site esta mentindo , sera que a figa e do capeta msm? me ajudem por favor

  21. Gostei muito pois sempre fiz figa nas mãos era minha superstição, eu quis ver o verdadeiro significado porque eu até quiz tatuar uma😮 nunca mais vou fazer nas minhas mãos muito menos tatuar… Obg

  22. Gente eu escrevi FIGA* Kkkk

  23. A paz de Jesus e o amor de Maria esteja com todos!
    Uma amiga tb da igreja deu uma pulseira de fígado a minha bebê, não quero usar e tô sem jeito de falar q católicos não tem esse tipo de surpertição… o q faço?

  24. Se uso uma figa sou errada? mesmo eu confiando q o unico q vai me proteger e o.nosso Senhor Jesus Cristo?

  25. Comprei uma pulseira da figa mais não a uso com mal intenções sou uma cristã a uso sem importância nenhuma só de enfeite mesmo !!

  26. Bom dia, a paz! Ganhei aqueles gatinhos da sorte japoneses de uma pessoa, que nem sabe o que significam. Ela me deu porque achou bonito e sabe que gosto de gatos. Porem, eu sei que significam sorte para os japoneses. O que faço? Jogo fora e não digo nada pra pessoa, ou explico a ela, que também é católica para que aprenda o correto? Não quero que se magoe comigo, mas acho que se eu não exortá-la serei negligente. Abraço e fiqum com Deus!!!

  27. gostaria de saber tambem quais os poderes dos cristais, pedras com as quais sao colocadas em nossas casas por quem segeu essa religaio nos enformando do poder das mesmas, so que eu ja as useis muito, coisas caras nada vi de efeito na minha vida, so gastei muito dinheiro pois cada uma e mais que que a outra…, e nesse interir eu as joguei fora sem do …

  28. quanto a figa não sei sei que se os negros não tivessem chamados seus guias tinham todos eles morridos imagina só o passado deles eu teria feito o mesmo, lembra como sofreram?foram escravizados,tratados como animais, espancados que chegavam a cortar suas peles e saiam até sangue ficando na carne viva e até morriam,passavam fome, tinha suas mulheres roubadas estrupadas, suas crianças roubadas, negras amamentava filhos de brancos,eram vendidos, eu nessas condições teria feito o mesmo, eu não queria em nome de Deus sofrer como eles sofreram, diga quem os trouxe da sua terra natal?eles que vieram?eles estavam lá, vivendo a vida deles no territorio deles, bem feito pra quem mexeu com eles, se eles fizeram macumba para alguns se lascarem bem feito, o mesmo são os indios nem precisa falar…

    • Isso que você escreveu é puro preconceito e você deveria estar na cadeia por isso, sua ignorante!
      Sabia que os antepassados dos brancos arianos cultuavam vários deuses? Procure se informar sibre mitologia nórdica. E mesmo com tantos antepassados arianos pagãos não os vimos sofrer, na verdade, estes escravizaram, mataram e não sofreram como os negros. Você é preconceituosa e ignorante! Merece estar na cadeia e tenho certeza que Deus vai te castigar por ser assim. Tenho certeza de que você é infeliz por ser tão má! Você adora o Capeta, isso sim!

  29. Deus é maior que tudo. Nunca esqueça disso.

  30. Danilo,peço oração pela minha saúde faço parte do grupo de oração,mais por causa da infermidade me sinto muita fraquesa e desanimada sou diabetica e alzaimer faço tratamento tenho 63 anos vou fazer um ultra som da mama e peço a deus que não seja nada grave ,conheço a Cancão Nova aos trinta anos mais ou menos é minha companheira todos os dias Deus o Abençõe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com