Contexto Histórico
O setor da Fisioterapia no Centro Médico Pe. Pio teve início por iniciativa da fisioterapeuta Maria Emília, juntamente com o fisioterapeuta Marcos Almeida, a fim de atender as necessidades dos peregrinos e da população local. Eles reuniram os móveis, os aparelhos necessários e passaram a atender os pacientes, inicialmente como voluntários, em um consultório pequeno. E como a procura foi aumentando, passaram a ser funcionários do Centro Médico.
Este ano, o serviço de Fisioterapia prestado pela Canção Nova completará 19 anos de sua existência, sendo que os primeiros atendimentos iniciaram-se por volta de 2003, e na época contava com apenas atendimentos da área trauma-ortopedia e neuro funcional.
Conforme o Centro Médico crescia e ampliava sua estrutura e seus serviços, o setor de Fisioterapia também se desenvolveu com novos aparelhos, novos funcionários e um atendimento cada vez mais humanizado.
Reflexos do desenvolvimento
Hoje, o Departamento da Fisioterapia conta com mais de cinco áreas de atendimento, com a disponibilização de equipamentos como bicicletas ergométricas vertical e horizontal, ultrassom de 1 e 3 MHz, estruturas ergométricas, estúdio de pilates e muitos outros.
Na concepção de uma obra que visa o crescimento profissional a serviço do bem-estar da pessoa em primeiro lugar, é depositada uma atenção mais apurada em relação ao trabalho prestado ao paciente.
“A fisioterapia trabalha na dor do paciente. Mediante a isso, precisamos olhá-lo como um todo que precisa ser tratado com dignidade, respeito e eficiência, gerar o amor de Deus e ajudá-lo a dar um passo diariamente, vivendo o milagre a cada dia”, relata a fisioterapeuta Cinthia Aparecida, atuante no Centro Médico Pe. Pio.
Além da eficiência nos atendimentos prestados pelo serviço da Fisioterapia, que trata o físico da pessoa com profissionalismo e eficácia, há o diferencial apresentado, que é a cura interior e espiritual. E podemos enxergar o reflexo desse serviço nos pacientes aqui atendidos.
“Se eu estou hoje bem melhor, é pelo cuidado dos profissionais que temos no Centro Médico Padre Pio, pois, além de profissionais, eles, com certeza, são pessoas de Deus, que cuidam e sabem nos tratar com amor, com carinho, com zelo, e isso é muito bonito, faz muito bem para nossa alma”, afirma Padre Ademir da Silva, paciente de Fisioterapia no Centro Médico Pe. Pio.