A internet a serviço de uma autêntica Cultura do Encontro

Redesocial

No último dia 24 de janeiro, o Papa Francisco divulgou sua mensagem anual para o dia mundial das comunicações sociais. Este ano, foi dado uma ênfase dos meios de comunicações que pode ser um serviço autêntico para promoção da Cultura do Encontro.

Papa Francisco nos fala que a internet pode oferecer maiores possibilidades de encontro e de solidariedade entre todos; e isto é uma coisa boa, é um dom de Deus. [1]

A beleza da mensagem do Papa Francisco é que ele parte do positivo: A internet é um dom de Deus. Devemos estar inseridos neste meio, pois oferece possibilidade de fazer o bem e evangelizar.

É claro que ele não deixa de alertar para os perigos que existem na rede. O risco do isolamento, da alienação, da manipulação, dos abusos e de tantas outras situações que denigrem a dignidade humana pelo mal uso.

O Papa ainda nos diz que não basta circular pelas «estradas» digitais, isto é, simplesmente estar conectados: é necessário que a conexão seja acompanhada pelo encontro verdadeiro.[IBIDEM]

Aqui está o desafio para todos nós católicos, não basta ficar vagueando pela net, não podemos ter uma vida dúbia, por exemplo, ter perfis falsos. Devemos evangelizar e fazer-se próximo das pessoas no ambiente digital. Fazer-se como o bom samaritano que acolheu aquele homem que estava ferido a beira do caminho. Podemos ser este bom samaritano nas Redes Sociais.

Por fim, o Papa nos fala: “Não tenhais medo de vos fazerdes cidadãos do ambiente digital. É importante a atenção e a presença da Igreja no mundo da comunicação, para dialogar com o homem de hoje e levá-lo ao encontro com Cristo”. [IBIDEM]

Que Deus me dê a Graça de promover verdadeiramente uma Cultura do Encontro pela internet, pelas Redes Sociais que é um dom de Deus. Eu aceito o desafio e você?

Forte abraço,

Até a próxima

@ademircn

 

 

[1] Mensagem do Papa para o 48. Dia das Comunicações Sociais

Be Sociable, Share!