Carta aos Efésios > Leitura #217

Pais e filhos

Pais e Filhos têm a atenção especial de Deus. A Igreja primitiva já orientava a uma educação inspirada no Senhor para formar pessoas novas para um mundo novo.

Pais e filhos

Crédito: Drs Producoes / Getty Images

“Filhos, obedecei a vossos pais, no Senhor […] a fim de que sejais feliz e tenha longa vida sobre a terra.”

É o primeiro mandamento seguido de uma promessa. E que promessa! Promessa de felicidade e de vida longa sobre a terra. Quem não quer isso? Quem não deseja isso? Mas quem obedece aos pais no Senhor?

“E vós, pais, não provoqueis a revolta nos filhos; antes, educai-os com uma pedagogia inspirada no Senhor.”

E aqui está a grande responsabilidade dos pais cristãos: educar os filhos numa pedagogia inspirada no Senhor. Hoje, há muita omissão dos pais na educação dos filhos, e não é somente na educação religiosa, no conhecimento de Jesus Cristo, mas também na educação para a vida civil onde não se leva em conta uma pedagogia inspirada no Senhor, mas se aceita o paganismo como a modernidade que veio para transformar o mundo, afinal de contas, os tempos são outros. E nossos filhos estão se perdendo nas drogas, no sexo cada vez mais prematuro com as consequências próprias disso: gravidez, aborto, separação, casamentos forçados, fugas de casa, brigas familiares, morte por overdose, mendicância…

O mandamento do Senhor é amor verdadeiro, é incondicional, não impõe sua vontade, não tira a vida, mas oferece a própria vida, sempre perdoa, sempre acredita, sempre suporta, é caridoso, é paciente, não quer tirar vantagens.

Quem não deseja ser amado assim? E quem, ao ser amado assim, consegue permanecer o mesmo?

O mundo carece desse amor. Nossos jovens, nossas famílias carecem desse amor. Pais e filhos precisam desse amor, e é por isso que o amor de Cristo sempre precisa estar em seus corações, e a pedagogia do amor entre pais e filhos estará sempre no Senhor, com todas as qualidades que ele traz em si mesmo.

<iframe width=”100%” height=”120″ src=”https://www.mixcloud.com/widget/iframe/?hide_cover=1&light=1&feed=%2Fjarlespereira%2F0217-pais-e-filhos%2F” frameborder=”0″ ></iframe>

Leia o trecho em Ef 6,1-4

Na Bíblia CNBB, página 1441

Título: Filhos e Pais

Promessas

Ef 6,3

“[…] a fim de que sejais feliz e tenha longa vida sobre a terra.”

Ordens

Ef 6,1-2.4

“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isso é de justiça. Honra teu pai e tua mãe – este é o primeiro mandamento que vem acompanhado de uma promessa.”

“E vós, pais, não provoqueis revolta nos vossos filhos; antes, educai-os com uma pedagogia inspirada no Senhor.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Estar no Senhor em tudo me garantirá mais força e sabedoria para educar meus filhos!

Como posso pôr isso em prática?

Não agir no impulso, mas, antes, procurar entender a vontade de Deus em minhas atitudes para com meus filhos. É a melhor maneira de comunicar-me com eles, seja para afagá-los, seja para corrigi-los.