Estimulação cerebral profunda

subtalâmica para doença de Parkinson

José Augusto Nasser MD e PhD

Neuroclinica Nasser

Neurocirurgia Funcional e Estereotáxica – Rio de Janeiro – RJ

Clinica da Dor – MDX Hospital – Barra da Tijuca

Doutor pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP – São Paulo

College of Physicians and Surgeons of Columbia University NY USA

Member of CNS and AANS

Membro da SBN and SBNFE e SBED

José Augusto Nasser MD and PhD

Avenida Ataulfo de Paiva, 135/914 – Leblon

22440-032 – Rio de Janeiro – RJ

Tel/Fax: xx21-294-5329

nasser@riodejaneiro.net

www.neuroclinicanasser.com.br

Doença de Parkinson ou Mal de Parkinson é uma doença que acomete o Sistema Nervoso Automático, dizendo de forma a entender. Todos os nossos movimentos são determinados pela nossa voluntária ou involuntária e para isto o Sistema Nervoso Central tem isto muito bem equilibrado. Pela falta da Dopamina, neurotransmissor indispensável ao controle automático dos movimentos inicia-se um processo de lentificação dos movimentos, rigidez e tremor. É comum aparecer na idade mais avançada mas às vezes se apresenta na idade mais juvenil, como foi o caso do ator Michael Jay Fox.  O tratamento deve ser priorizado medicamentos que estimulam a produção de dopamina ou até a própria dopamina, nas apresentações mais tradicionais. Fisioterapia, fonoaudiologia são ferramentas indispensáveis aos pacientes que muitas vezes não querem ser reabilitados, ficam deprimidos quando descobrem a doença, ficam lentos e bradifrênicos ou seja, pensam devagar e é por isto que são afastados de cargos onde deve se ter capacidade de tomada rápida de decisões. Uma ferramente a mais no tratamento da doença de Parkinson e que já se tornou padrão ouro no tratamento após cinco anos de doença é o implante subtalâmico ( núcleo motor profundo ) de um eletrodo conectado a um marcapasso com objetivo de potencializar as ações dos medicamentos e controlar melhor o quadro motor, equilibrio e segurança dos pacientes.

Maiores detalhes consulte www.neuroclinicanasser.com.br

3 Comentários

  1. Cátia Teodoro dos Santos

    Dr. Nasser, moro em SP, Capital; gostaria de saber se o senhor poderia me indicar algum colega seu, na área de neurologia, q seja cristão. Já fiz inúmeros tratamentos para enxaqueca e dor de cabeça crônica, sem resultado e sempre senti muita indiferença por parte dos profissionais q consultei. Creio q a presença da fé e da caridade faz muita diferença, na relação médico/paciente…mas embora sempre ouça conselhos, como:\ procure um médico cristão!\, não sei por onde começar…o senhor poderia me ajudar nessa questão? Desde já agradeço sua atenção, fique com Deus! Cátia Teodoro, Itaquera, SP.

  2. REGINA CELIA BARRETO DE OLIVEIRA

    BOA TARDE DR NASSER.
    SOU CATÓLICA, DA 1ª COMUNIDADE NEOCATECUMENAL DA PAROQUIA N. S. MONTE SERRATE DE COTIA/SP, E HÁ MAIS OU MENOS 2 ANOS DESCOBRI Q TENHO PARKINSON. MEU PAI TB TINHA E MAIS DOIS IRMÃOS TÊM A DOENÇA.
    QDO DESCOBRI SOBRE A DOENÇA NÃO ENTENDIA PQ DEUS ESTAVA FAZENDO AQUILO COMIGO, POIS AFINAL EU SOU UMA PESSOA BOA E ESTAVA INICIANDO MEU TRABALHO NA PASTORAL DA CRIANÇA. NA VERDADE FIQUEI MEIO DECEPCIONADA.
    HOJE, GRAÇAS A MISERICÓRDIA DIVINA, TIVE A REVELAÇÃO DE Q TUDO ISSO É PARA MINHA SALVAÇÃO, POIS EU SEMPRE FUI MUITO INDEPENDENTE E NÃO HAVIA ME ENCONTRADO REALMENTE COM CRISTO, APESAR DE NUNCA FALTAR A MISSA.
    HOJE NÃO PEÇO MINHA CURA POIS O PARKINSON É MINHA SALVAÇÃO. NÃO SEI SE ESTOU CERTA OU NÃO, MAS ESTOU EM PAZ.
    REZE TB POR MIM. UM GDE ABRAÇO.
    REGINA BARRETO

  3. Estimulacao cerebral profunda para doenca de parkinson.. Great! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *