Dez dicas para Sucesso da Cirurgia de Coluna

É perigoso operar a coluna?
DEZ Dicas para o sucesso da cirurgia

Desde os primórdios das intervenções cirúrgicas, a cirurgia de coluna já marcava presença. Tantos foram, são e serão tratados pelas técnicas cirúrgicas que cada vez se tornam mais sofisticadas e menos invasivas. Por que as pessoas tem tanto medo de operar a coluna? Por que as pessoas preferem ouvir os vizinhos do que os médicos? Por que tem pessoas que nunca melhoram de suas dores mesmo após operações e reintervenções? Aqui vão algumas dicas para um sucesso nas patologias cirúrgicas da coluna vertebral.
1) Procure se informar bem sobre o seu problema.
2) Procure ser tratado por Cirurgião de Coluna que tenha uma boa equipe e que você tenha informações de outros pacientes operados. Cada caso é um caso, e não fique comparando laranja com maçã, as patologias, as idades, as doenças associadas, tudo precisa ser pareado para se comparar a mesma coisa. Uma cirurgia percutãnea é bem diferente de uma cirurgia extensa aberta da coluna, os riscos são distintos.
3) Jamais se submeta a uma cirurgia de coluna, claro fixações, estabilizações, descompressões sem terem feito: Estudo de Ressonância Magnética da Coluna, Tomografia com cortes finos e reconstrução 3D, Radiografias dinâmicas do segmento da coluna a ser tratado e Radiografia Panorâmica da Coluna Vertebral com avaliação das deformidades e cálculos dos ângulos se houver deformidades.
4) Após os exames é preciso preencher o critério do perfeito casamento entre : História clínica de dor e comprometimento radicular, com dores irradiadas para os segmentos e ou déficit neurológico coerentes com os exames, Exame Físico mostrando que o paciente realmente vai de encontro à sua história e finalmente os exames complementares mostram que a hérnia é à direita e a área do deslocamento discal é à direita. Se o paciente tem uma dificuldade de marcha a área do comprometimento está relacionado ao segmento estenosado ou estreitado
5) Tenha em mente que a reabilitação se for indicada seria melhor ainda se começasse antes do procedimento e que a mesma é tão importante quanto a cirurgia. Boa reabilitação é igual a boa recuperação e volta mais rápido para as funções de trabalho.
6) Saiba que se você é fumante crônico, obeso, sedentário, se você usou cortisona por muito tempo, se você tem patologias endócrinas ou mesmo se foi adiando seu tratamento e acabou por afetar diferentes níveis a serem tratados, as dificuldades serão maiores para que a estabilização, a enxertia, a robustez se faça mais adequadamente.
7) Os pacientes com ganhos secundários jamais ficarão bem depois de uma cirurgia de coluna, pois a Dor é altamente subjetiva e quem já deseja o sofrimento, não ficará livre do mesmo por nada.
8) A cirurgia de coluna desde que bem indicada e realizada por mãos experientes está entre os melhores resultados cirúrgicos da atualidade, bem acima de muitos procedimentos que as pessoas se submetem sem piscar os olhos.
9) Doenças afetivas prejudicam demais o resultado. Caso você tenha um sintoma de transtorno do humor, busque ser tratado e bem tratado antes de se submeter a qualquer procedimento cirúrgico na coluna.
10) Não há idade para um paciente ser operado da coluna, seja o procedimento que for. Temos pacientes de todas as idades, até os octogenários, mas o que é mais preocupante é ter liberado por Clinico experiente o risco cirúrgico. O riscos da cirurgia apesar de tão famosos, estão abaixo de três% e são mais ligados a infecção e hemorragia do que problemas neurológicos, como paralisias ou dormências ou coisas deste tipo
Bem, hora de atualizar seus conceitos a respeito do que venha a ser Cirurgia de Coluna, pois a pior doença é a ignorância.
Faça exercícios freqüentes, evite alimentos gordurosos e fuja da obesidade, jamais faça esforço sem estar devidamente preparado fisicamente. Tenha hábito saudáveis e sua coluna te agradecerá sempre pela sua contribuição. Boa Saúde.

Dr José Augusto Nasser PhD