Quarto dia da Quaresma - DESFAZENDO O DANO

 

 Desfazendo o Dano

Em cada ponto dos Evangelhos, nós somos chamados a identificar Jesus. Deus se fez homem para que o Homem pudesse tornar-se Deus. Nós participamos  Nele e assim aprendemos como o que é vida em Deus ou divindade. Em nenhum lugar isto se torna mais claro do que a passagem onde Jesus é tentado no deserto.

Jesus tinha acabado de ser batizado. Ele havia acabado de aprender sua profunda identiddade e missão e agora Ele enfrenta as maiores tentações.  O que Deus quer que ele faça? O que Deus quer que Ele seja? Como Ele está para viver sua vida?

Agora observe, em cada desafio, Jesus desfaz o dano do Eden causado pela Grande Mentira. O demonio primeiro o tenta para fazer com Ele faz seu proprio prazer o centro da sua vida, para medir o bem e o mal para o que o satifaz em seus prazeres. Mas Jesus reverte o momento:  Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Dt 8,3).

Próximo: Satanás leva Jesus ao Pináculo do Templo, o ponto mais alto do Templo de Jerusalem e tenta Jesus para fazer seu EGO o centro de sua vida e fazer sua própria glória a medida do bem e do mal. Mas Jesus novamente responde de forma desconcertante: Não tentarás o Senhor teu Deus (Dt 6,16).

Então o Demônio leva Jesus ao monte mais alto e mostra todos os Reinos da Terra e o provoca dizendo: “Dar-te-ei tudo isto se, prostrando-te diante de mim, me adorares. 10 Respondeu-lhe Jesus: Para trás, Satanás, pois está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás (Dt 6,13).

A conta em Mateus termina com uma linha crítica: “Então o diabo o deixou. “ Pela Palavra de Jesus, mesmo Satanás  deve se afastar.  O Senhor  Jesus se deixou ser tentado para nos ensinar que quando nós formos tentados como reagir ao grande ENGANADOR.