Progressos no Tratamento da Doença de Alzheimer

Em Dezembro de 2015, pesquisadores de 8 Universidades Norteamericanas e a de Toronto ( Canada), publicaram um artigo em Renomado Periódico Americano ligado ao American Association of Neurological Surgeons a respeito de Esimulação Cerebral Profunda e Doença de Alzheimer (DBS). Estimulação cerebral Profunda vem sendo desde a decada de 80 uma revolução em várias patologias neurológicas( Distonia, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Anorexia , Tremor, Epilepsy, Sindrome de Tourette, Dor, Depressão maior refratária, adição , lesão cerebral traumática e Obesidade mórbida.  Dentre elas o carro chefe que é a Doença de Parkinson. Após toda a fase inicial, Fase UM do Trial, 12 meses, duplo cego e randomizado e controlado, pode se conferir  a segurança e a eficácia através não somente dos exames pós de neuropsicologia bem como exames de imagem como PETScan FDG.

Os resultados sugerem  que poderia estar havendo um retardo no declinio cognitivo dos pacientes com DA, e um aumento de metabolismo pelo PET SCAN pos op Parietal e Temporal sendo persistente num tempo maior que um ano. Esta observação é muito importante pois acompanha a melhora cognitiva comprovada pelos estudos Neuropsicológicos pós operatórios.

Estimulação Paraforniciana em pacientes com Doença de Alzheimer

Estimulação Paraforniciana em pacientes com Doença de Alzheimer

Os Estudos continuam agora em Fase III com maior numero de pacientes e deve estar publicado em breve. O mecanismo pelo qual DBS forniciano influencia na melhora forniciana até o momento é desconhecido. Como em outros alvos e doenças o DBS não reverte a doença mas modular os circuitos neurais de maneira a compensar funcionalmente os deficits e melhorar o prognóstico clinico.

Bilateral deepn brain stimulation of the fornix for Alzheimer´s disease: surgical safety in the Advance Trial

Ponce, FA, Asaad WF, Kelly DF, Anderson WS , Cosgrove R, Baltuch GH, Beasley K, Reymers DE, OH ES, Targum SD, Smith GS, Lyketsos CG, Lozano A.

J Neurosurg December 18,2015.