Saudade do Céu - Mirar para o Oriente, de onde vem o Senhor Jesus Glorioso

 

 

 

 

 

 

 

 

Nas últimas semanas estivemos contemplando o que a Liturgia prepara para este tempo. O ESCATON, o que significa em Grego o Fim dos Tempos, ou dia FINAL. Então a Palavra está fundamentada nas Leituras finais do Livro do Apocalipse de São João ou em inglês Book of Revelation, como também o Evangelho de São Lucas. Então, para que entremos no Tempo do Advento sabendo para onde estamos indo, venham comigo.

O Advento marca o inicio do Ano Novo Litúrgico, ou seja, nada mais propício que antes de iniciarmos o ano, meditarmos estas leituras maravilhosas que falam da nossa Esperança, saudade do céu!. A vida eterna! Como meditamos nas últimas semanas, caminhemos para o Grand Finale. Por isso nesta Semana em muitos países celebram  o Thanksgiving. Ação de Graças por todo o Ano. Pois de hoje em diante será a preparação para O Natal e assim tempo correto de montar Árvore, Velas, enfeites natalinos cristão católicos e Presépio, e um novo começar, num tempo de Espera, Daquele que vem.

Bem, nestas datas de fim de ano, nos recordamos de como é bom voltar para casa. Mas o que faz de nossa casa, nossa casa, não é o cheiro da nossa casa, não são as coisas, os livros, os objetos, mas são as pessoas que estão lá.

Amor não é feito para coisas, mas para os Outros. Céu são os outros

Do contrário o que João Paul Sartre, filósofo ateu existencialista, dizia: –  Que Inferno são os outros. Por que ele dizia, como ateu existencialista, todos nós sabemos o que em nós é DEFEITO, VERGONHA. Inferno é quando as pessoas enxergam isso em nós.

Céu é muito diferente. Céu é pelo SENHOR, aqui está a grande revelação de Mestres da Teologia Católica, o único Caminho para o Céu é por Jesus Cristo, Ele o Caminho, A Verdade e a Vida, pela nossa salvação e redenção Nele, a perfeita consciência de tudo o que somos, e há não lugar para Vergonha. Todos nós no céu veremos todas as pessoas em seus mínimos e mais particulares defeitos. Porém amaremos como Deus ama. Então há três movimentos que Deus fará conosco, em três pontos: O olhar a  nossa alma, nos outros e Deus.

Deus irá percorrer  conosco a nossa história,  com todos os detalhes na nossa vida e Ele nos mostrará porque passamos por cada situação, seja a menor que for, e tudo terá seu significado. Ele nos mostrará porque lutamos contra todos os nossos defeitos,

Tudo será revisto por alguém que realmente nos ama. Por que ainda não podemos ser expostos pelo que nos envergonha, então por isso não nos abrimos. Ele fará isso com todos. Todos os momentos de todos. Tudo que está escondido será revelado. Todos os momentos que fomos traídos, que fomos  humilhados, quando fomos machucados. E você conhecera você muito melhor do que conhece em toda a sua vida. Deus, que é o que ama nos revisará.

Pergunto a mim mesmo, porque eu ainda não quero me conhecer totalmente? Eu quero que todos me conheçam, pelos meus melhores momentos e não pelos piores, por que se você vir tudo o que há de errado em mim,  você vai continuar me amando? Eu quero que você me conheça pelo meu facebook, pelo meu perfil. Eu não quero que você me conheça totalmente, meus pecados, meus defeitos, meus vícios. Mas no céu tudo será exposto, por que tudo em nós foi feito por Amor. No Céu seremos realmente livres. Hoje, gastamos tempo tentando fingir caras e bocas, escudos, maquiagens, disfarces, tentando convencer as pessoas a nos amar. Quanta energia gastamos todos os dias para fazer as pessoas realmente nos amar! E se você me conhecer plenamente vai ainda assim querer me amar! Não seremos no céu expostos por vergonha, mas pelo Amor.

NO céu orgulho será mudado em Humildade verdadeira. Tudo em que em nós é vergonha será substituído por Gratidão a Deus que nos realmente cura. Toda vergonha será substituído por ALEGRIA. Na verdade veremos que com tudo isso Deus nos ama como verdadeiramente nós somos. Por isso confissão é o  melhor ensaio para o Céu. Porque revemos nós mesmos, e nos abrimos a uma graça que mostra nossas fraquezas, mas que o Amor de Deus nos redime. Pela Misericórdia, somos tocados por Aquele que nos conhece e mesmo assim nos liberta, nos perdoa. Por Jesus CRISTO todo ser humano em todo este mundo pode alcançar o Céu. Quem não se dirige para lá é porque livre e espontaneamente escolheu ir para outro lugar.

No céu amaremos qualquer pessoa muito mais do que amamos aqui, mesmo mãe, pai, esposos, irmãos, amigos. Porque no céu  amo você porque você é você. Aqui na terra nós amamos os outros por razões particulares, mas não amamos aqui todas as pessoas do mesmo jeito.  Mas no céu tudo é único.  Então vem a grande pergunta: – Como poderemos ser felizes no céu, se os que amamos aqui não estiverem lá? Mas, lembrem-se de que no  inferno, quem está lá, decidiu mesmo estar lá. Escolheu para estar lá. Inferno é uma porta que a fechadura fica apenas por dentro. Todos no inferno disseram a Deus:  Eu não quero você, eu quero a mim mesmo. É eu, eu eu eu . Céu é o contrário. Céu não são as coisas maravilhosas que estão lá ao nossos olhos, mas a presença DELE. As leituras desta semana nos mostra, que não há luz, pois a presença do Senhor ilumina mais que tudo. E assim poderemos continuar felizes e alegre no céu mesmo que os que amamos aqui não escolheram estar lá, pois amaremos com Deus AMA.

Nós podemos amar de duas formas humanas, Ativa e Passiva. Deus somente ama Ativamente. Quando vemos um filho fazer alguma coisa errada dizemos no amor ativo: Como você pode fazer isso com você! Passivamente diríamos: Como você pode fazer isso comigo! No passivo colocamos como emocionalmente isso nos atinge. Amor ativo, ama independente da emotividade.

Imagine Deus te dizer: Você pode ter todas as coisas do céu, e até uma porção de prazer e no final Ele diz: Mas não ver mais a minha Face. Que terrivel será viver sem estar na Presença do Pai que ama. Mas Céu é Ele, e não as coisas. Por Ele, para Ele, por Ele. A melhor coisa no Céu é o Senhor. Lembre neste último Evangelho Jesus na cruz com São Dimas e diz ainda hoje estará COMIGO no Paraíso. Com Ele, tudo se completa. O que é  a nossa casa sem as pessoas que vivem lá!

Deus não é uma figura, um caractere, algo distante. Deus nos abraça, Deus é apaixonado, Deus é Amor  e Ele quer nos abraçar para sempre no seu Amor. Nosso Coração foi feito para mirar para o ORIENTE. Nós vivemos miramos para o Oriente, pois o Senhor virá um dia pelo Oriente. Do Oriente para Ocidente. Por isso as Igrejas do Oriente, fazem o sinal da Cruz ao contrário que fazemos pois  é do Oriente pro Ocidente. Quando pegamos as profecias da Jerusalém Celeste Virá pela Porta de Ouro! Quando se visita Jerusalém podemos ouvir esta profecia de Isaias que o Messias virá pela Porte do Oriente, Pela Porta de Ouro! E Jesus foi o ultimo aclamado antes da destruição de Jerusalém que entrou aclamado pela Porta do Oriente.

Mas para mantermos como os olhos no Oriente, no céu, ficamos com Santo Tomas de Aquino, o Doutor Angélico, aquele que era tão brilhante em Deus que tinha o dom de ter cinco escreventes com ele ditando ao mesmo tempo, tudo o que Deus colocava em seu coração e em sua mente. Ele com toda esta tremenda sabedoria, um dia ao Celebrar uma Missa viu o Véu cair, e  o próprio Jesus se apresenta para Ele após a consagração, pessoalmente. Daquele momento em diante, o homem mais sábio da Igreja em todos os tempos, se volta para os seus cinco escreventes e diz: Tudo o que eu escrevi até hoje é um traço diante daquilo que É. E daquele dia em diante até a sua morte, três meses depois, não escreveu e nem ditou uma só letra.

Para olharmos para o  Oriente, para aspirarmos pelo encontro com o Senhor que será inimaginável, tentemos dia após dia fazer todo o nosso olhar não nos desviar do céu. São João da Cruz disse que para que possamos chegar ao céu, devemos sempre ter os olhos lá e não no mundo. Pois tudo concorre para o bem daquele que amam a Deus.(Rom 8:28).

Lembre-se que o que vivemos aqui, neste vida terrena, é apenas o primeiro capítulo de uma história que não terá fim, e que cada capítulo será melhor do que o anterior.

José Augusto Nasser dos Santos MD e PHD

Médico a serviço do Senhor