SER CRISTÃO E ALEGRAR O MUNDO: ALEGRIA ANTIFRÁGIL

 

monte gargano

 

Vivemos num tempo onde as pessoas confundem Alegria com outra coisa que parece a mesma coisa, mas é diametralmente oposta, Euforia. Euforia é algo que vem de fora. Por mais que tentemos repor a Alegria por Euforia vamos nos deparar com algo que jamais será capaz de nos preencher. Alegria vem de dentro. Neste país quantas pessoas que dizem católicas estão tristes nos dias de hoje, e nossa Fé é tudo sobre Alegria, daí vem o termo Beato, quer dizer Alegre, que deveria ser o mesmo que dizer: -Você é alegre então deveria estar explicito que você é Católico. Alegre o mundo com a sua Alegria, e Jesus nos prometeu, que a Minha Alegria seja vossa para que a vossa seja completa (João 15:11). E também: No mundo terei muitas tribulações, mas Eu venci o mundo! (João 16:33).

As pessoas hoje tentam o tempo focar no que é negativo quando alguém te pergunta como vai a vida? Há pessoas que se escondem atrás destes aspectos negativos e também as máscaras de estarem sempre alegres! Pois muitas vezes uma pessoa se esconde atrás de uma falsa alegria para não ser excluída de um grupo social. Tem medo de que se não estiver alegre em todos os  momentos, as pessoas irão embora e a deixarão para trás.

Não se pode viver sem sofrimento, sem dor, sem perda, sem agonia, sem tudo aquilo que se chama Alegria frágil. Mas em tudo isso podemos escolher pela Alegria. Quando nestes momentos tão difíceis podemos deixar as pessoas nos amar mais. Muitas pessoas nestes momentos tentam se afastar de todos. Isso é um erro.

Universidade de Berkeley Califórnia, fez um estudo que conclui sobre a alegria frágil. Porque muitos americanos acham que devem se mostrar que estar sentido feliz sempre, mas na verdade é carregada de euforia e não uma amostra natural de alegria, pois é auto focada, as pessoas se perguntam o tempo todo, eu sou feliz? Mas euforia, de novo, quer dizer de fora para dentro e não de dentro para fora. Desta forma conclui que os Americanos precisam aprender a ser alegres.  Alegria cristã é diferente.  Assim nós católicos somos chamados a sermos realmente alegres. A sensação firme de que somos amados e temos claro que o vivemos aqui hoje faz parte de um caminho, e que chegaremos a algum lugar onde tudo isso não existirá mais. Somente o que o ser humano tem sede para continuar perseverante é ter certeza de que é amado. Ser aceito incondicionalmente. Somente Deus pode dar esta aceitação incondicional, por isso o fruto desta certeza é a Alegria. Alegria é fruto do Espirito Santo. Quando o Evangelho do ultimo domingo nos diz sobre São João Batista dizendo: Converta-se e dê bons frutos de conversão. Quais são os frutos da conversão!? Alegria. Alegria. Alegria. A Alegria vem da Fé! (Papa Bento XVI). O homem só pode aceitar a si mesmo quando ele aceita que é amado por outro. A  existência humana é frágil.  Na Nossa vida quando é exposta aos que deveriam nos amar e não fizeram, se vê como esta existência é frágil.

Conversão significa que eu tiro o sentido do meu viver  em algo que está me destruindo e eu me direciono em outra direção que me trará vida. Como neste tempo é importante repetir novamente: Seja feita a Vossa Vontade. A alegria virá instantaneamente. Claro que alguém de fora da fé pode te desafiar questionando:   – Se   eu for a confissão vou me sentir melhor! Então se pode responder: – Não sei se vai se sentir melhor, mas com certeza vai ser uma pessoa melhor.

Todos os sentimentos negativos podem tocar a sua alegria, mas não podem destruí-la. Lembre-se no dia em que Jesus nasce em Belém, que Alegria para toda a criação, mas não foi sem grande ameaça.  O  Rei daquela área queria matar o bebê! Com toda esta tristeza, ameaça, violência, deixou de ser NOITE FELIZ? Não. Pois a fé consegue ver a mão de Deus conduzindo tudo, o que é o oposto a Alegria frágil. O que é o oposto, a esta Alegria frágil se chama Antifrágil. Muito mais do que resiliente, do que robusto, do que resistente. Antifrágil, seria como uma vacina que faz com que o nosso corpo se torne Antifrágil a uma doença, por vezes mortal. Pois a vida neste mundo é um Navio de Batalha, Antifrágil e não um Cruzeiro. Por isso nós católicos temos que assumir em nós pela força do Espirito Santo, uma Alegria Antifrágil. Deste modo somos enviados ao mundo para uma grande provação, tristeza, sofrimento, perdas, dores, decepções, mas nada disso pode tirar nossa Alegria Antifrágil. Como chegar lá? Em todas as circunstancias proclame: – Seja feita a Vossa Vontade. Pois proclamemos que somos amados incondicionalmente. Em tudo seja louvado o Santo Nome do Senhor. Por mais que as batalhas na nossa vida estejam tão sangrentas, quase sem enxergar um palmo na frente do nosso rosto…, Mas a palavra é sempre esta: Seja feita a Vossa Vontade.

Para se chegar em tudo como atletas do Céu ou da terra, precisamos Amar o Processo que nos faz atletas da terra e do céu, perserverança, resiliência, treinos contínuos, metas, projetos e execuções. Da terra são os Gold Medals, medalhas de ouro, do Céu se chamam Santos. Pois são capazes de trazer a Alegria Antifrágil ao mundo.

QUE A ALEGRIA DO SENHOR SEJA A VOSSA FORÇA (NEEMIAS 8:10)