0S 8 MAUS PENSAMENTOS E OS 5 GRAUS DE TENTAÇÃO

 

 

Uma iluminadora lição a partir da Tradição dos Padres do Deserto também conhecidos como Padres do Oriente

 

Os oito maus pensamentos, na tradição dos Padres do Deserto, correspondem, no seu sentido, aos nossos sete pecados capitais. Eles nos lembram que o pecado se insinua ao coração através de um pensamento.

Essa tradição espiritual distingue cinco graus de tentação:

–                A Sugestão

–                A Conversa

–                O Combate

–                O Consentimento

–                A Paixão

 

Exemplificando: Imagine uma carteira caída no chão.

  • O primeiro grau: Pela sugestão eu percebo que a carteira esta cheia de dinheiro. “Quantas coisas que eu poderia fazer com esse dinheiro”.
  • O segundo grau: Pela conversa em vez de fugir da tentação começo a conversar com ela. “ Seria melhor eu do que algum viciado, que vai gastar tudo em droga, bebida, jogo, etc.
  • Chego então ao terceiro grau: o Combate com a tentação. “Eu deveria levá-la à delegacia, mas o que eles vão fazer? Não vão ficar eles com o dinheiro? Pego ou não pego?. A tensão neste grau é a mais elevada: os sentimentos em conflito colidem entre remorso e desejo.
  • Quarto Grau: o Consentimento. “ Vou pegar pronto!” Do ponto de vista da fé, o pecado só acontece neste INSTANTE; antes, era apenas tentação e discernimento. Agora, eu DECIDI. E, mesmo que alguém mais malandro me roubasse nesta mesma hora a carteira, o meu pecado já teria acontecido: eu já pequei por pensamento ao tomar aquela decisão.
  • O Quinto e ultimo Grau: A Paixão. Se eu me acostumar a ceder a tentação, não haverá mais freio contra as transgressões futuras: eu serei escravo da minha fraqueza.

 

 

Todo este processo pode ser desencadeado por qualquer um dos 8 maus pensamentos que os Padre do Desertos identificam como sendo:

–                A Gula

–                A Luxúria

–                A Avareza

–                A Ira

–                A Tristeza

–                A Preguiça

–                A Vanglória

–                A Soberba

 

Como vemos não é tão fácil virar suas vítimas: é preciso atravessar vários estágios antes de cair na armadilha. Daí a Sabedoria antiga do Provérbio: Antes de se deixar levar pelo impulso, conte até DEZ. Melhor ainda : Conte até CEM.