SEDE SANTOS

monte gargano

 

 

 

Neste início de ano, especialmente neste dia de São Sebastião, somos chamados a sermos Santos. Alguém pode perguntar: Como assim! Sim, ser Santos é uma decisão, uma ação, tomada de decisão. Em tudo o que escolhemos fazer nestes últimos dias, demonstra a Vida que é vivida com proposito, ou a Vida que é vivida sem propósito ou vida desperdiçada.

Vida com propósito ou vida por acidente. Para nós católicos, que somos chamados a sermos Jesus para os outros, se vivermos deste modo, temos uma vida com propósito. A isso é ser chamado:  Ser SANTOS.

O que é ser Santo? Santo e Sagrado!  Santo é ser separado do mundo para Deus. Ser Santo é ser único. Assim é Deus, Ele é único, incomparável. Como o sol é único, inacessível, pois se aproximarmos dele nós seremos destruídos pela sua energia solar, não porque o sol é mau, porque ele é poderoso sua intensidade ultrapassa nossas resistências. Podemos pensar Deus assim, quando nós nos aproximamos de Deus sabemos que podemos ser destruídos, na presença de algo poderoso, e que podemos ser devastados. Por isso os judeus se limpam tanto antes de entrar no Templo. Porque se tocassem em algo impuro, ficariam impuros diante de Deus e seriam destruídos. Assim um Anjo Serafim (em hebraico: aquele que queima, que arde em chamas pois está sempre na presença de Deus) chega diante de Isaias e traz com se fosse um carvão que queima diante de Deus e toca com este carvão os lábios de Isaias. O anjo diz: Agora você está purificado. Isso não destruiu Isaías, mas o Transformou. A pureza deste ato que purifica Isaias. Fazendo de toda a fraqueza dele fortaleza.

Jesus (Emanuel: Deus está conosco), está conosco, esta nossa fé. Jesus veio e habitou conosco. Então a todos aqueles que Ele tocou foram transformados e não destruídos. Ele tocou os corpos dos mortos, segundo os judeus impuros e foram purificados, não somente foram ressuscitados, purificados, mas principalmente transformados. Assim é o BATISMO que recebemos. Quando Jesus toca a Água Ele transforma a água. Por isso a água tocada por Jesus e até hoje transformada vem nos lavando e nos transformando, assim quando aspergimos a água benta por Jesus em nossos lares, Ele transforma nossas casas em santas! Ao recebermos a aspersão não somente nos purifica, mas nos transforma de impuros em Santos!

Quando um Sacerdote abençoa algum objeto de devoção, significa que não é mais joia, não é mais imagem, não é mais livro, mas é Santificado, Sagrado. Agora tudo isso estará consagrado a Deus e por isso nos auxilia a tocar coisas do céu ainda aqui na terra, nesta jornada tão difícil, mas tão intensa e tão maravilhosa na presença do Senhor!

Qual é o seu propósito para sua vida hoje! Aprenda com João Batista: Ele diz quando Jesus se aproxima para ser batizado por ele no Jordão, João diz: A razão por eu batizar é apontar para Ele. Ele consagra não somente a água, mas todo o povo de Israel. A minha vida desde o ventre da minha mãe se resume a preparar os caminhos Daquele que viria depois de mim, e do qual eu não digno nem de desatar suas sandálias.

Nós nos tornamos aquilo que nos alimentamos para o nosso coração. Quanto mais nos alimentamos com a Eucaristia, mas com Jesus vamos nos parecendo e mais ainda, mais Santificados vamos ficando. O carvão âmbar do Céu vem em forma de hóstia para tocar não somente nossos lábios, mas nosso ser por completo. Por isso Jesus nos alimenta todos os dias, para podermos ser transformados e SERMOS SANTOS.

Os Santos Padres nos ensinaram que o Pai acredita em cada um de nós! Pois Ele e somente Ele confia em nós e nos conhece a ponto de nos prover, desde o menor movimento nosso em direção a Ele em alguém que transforma o mundo. Pense em Madre Teresa que não se cansava de dizer cada vez mais, que não há alegria maior do que se doar, pois Vida em Cristo é Vida que nos impulsiona a algo muito grande, sonho de Deus, Vida Eterna.

Rezemos: Pai Santo Pai querido Pai Amado. Neste dia, quero me consagrar todo o meu ser, todos os meus atos, toda as minhas decisões, os meus objetivos, todo o meu caminho a Ti Senhor. Eu quero ser Santo. Eu quero ser gente que muda o mundo. Eu quero ser a gota no oceano que transforma o oceano. Eu quero ser para sempre ser responsável pelo seu sorriso Pai. Quando através de alguém que sofre eu puder ser a sua presença. Pai, eu te rogo, me ajude a não te desapontar, nesta caminhada rumo ao céu. Pois tudo o que sou, que tenho, que aspiro, que existe em mim é Seu Senhor! Fiat, faça-se em mim conforme a sua vontade.

Pai em tuas mãos entrego o meu Espirito!

 

JANasser 20-01-2017