capa do livro ecos do silencio

Todos nós, em todos os momentos na nossa vida, encaramos decisões. Como decidir entre um caminho certo sobre o errado. Primeira pergunta: Porque estamos aqui neste momento? – ( Colégio, Universidade, Vida Acadêmica, Trabalho, Projetos, Política, Relações pessoais e familiares): Resposta: – Para ter uma vida BOA! Viver uma vida boa é diferente de uma boa vida ( bon vivant). Viver uma Vida boa, que deixa rastros de vitória requer Decisões corretas com retidão de Caráter.

Algumas correntes filosóficas vêm falar sobre isso: Relativismo: Faça então você. Ou seja, não há certo nem errado, tudo é bom. Hedonismo: Maximizar prazer e minimizar sofrimento. Utilitarismo: Faça o que funciona. Se funciona faça, pois é a verdade. Mas o que queremos apresentar hoje é uma Vida de Excelência e não uma vida Boa. Como?

Todos nós queremos fazer tudo o que queremos, na hora que quisermos, do nosso jeito. Assim é a essência do homem. Queremos saúde, liberdade, dinheiro, poder, contudo poucas são as pessoas que poderão ter isso. Assim vemos que se tirar uma dessas cinco coisas, já não há mais a vida boa. Então algo deve haver que faz da vida acima de tudo isso, mesmo que nada dessas coisas esteja em nossas mãos, mesmo assim como conseguir?  Pois a Vida Boa é FRÁGIL!

Como podemos levar uma vida boa que suporte tempestades. Como viver e encararmos nossas batalhas e sairmos vencedores. Como enfrentar Tempestades e vencermos.

O mais incrível, que começamos a discutir sobre isso, enquanto Jesus Caminha na Galileia nestas semanas e proclama o Sermão da Montanha. Mateus 5,6 e 7. O que Ele quer nos mostrar o Segredo para a VIDA BOA!  SABEDORIA!

Por isso Ele começa as frases dizendo FELIZES os que…em outras traduções BENAVENTURADOS…

Quando somos jovens temos muita dificuldade em entender essas palavras. Felizes os que choram!!!!Como alguém pode chorar hoje e ser bem-aventurado? Mas estes são os segredos que Jesus vai desvendar para nos trazer a SABEDORIA de DEUS! Quem não quer conhecer e tomar para si a Sabedoria de Deus?

Em Grego Makários quer dizer AFORTUNADOS, BENAVENTURADOS, independente do que você está sentindo ou passando naquele exato momento. Porque no meio de um CHORO, de uma tempestade, no meio de um furacão sem ver a praia,  você pode sentir alguém que TE AMA e este AMOR é demonstrado no meio de todo este sofrimento. Isso é o verdadeiro AMOR, verdadeira Sabedoria. Tudo de DEUS é competente, por isso nesta fonte jorra SABEDORIA. Quando estamos no meio da tormenta vemos de onde vem a nossa força, que não é nossa. Deus quer que tenhamos uma VIDA de EXCELÊNCIA. Dois caminhos  se abrem diante de nós: – Uma é ser Obra Prima e a outra é um Desastre.

Uma palavra em hebreu é HOCHMA, quer dizer SABEDORIA de Deus (competência). Salomão pediu a Deus(Yaweh), HOCHMA e recebeu. Foi o mais sábio entre todos, e tudo que fazia ou falava era cheio de Sabedoria. Contudo a segunda parte de Hochma ele perdeu pois não tinha caráter. Então começou a louvar outros deuses e acabou sua vida como um desastre. HOCHMA não é somente saber o que tem de ser feito, fazer com competência, mas a habilidade de fazer o que tem de ser feito do jeito certo. Assim se constrói  uma vida incrível.

Idiotice é passar por todas as filosofias e ao final acabar numa vida sem nenhum sentido, a INSENSATEZ. Pois age sem saber o que faz. Muitas pessoas agora estão agindo sem sentido, agem sem Saber, não reflete o que está fazendo, só faz.  Isso é vida no Idiotismo. A pessoa sabe o que tem que fazer e faz errado. Pois não tem competência nem habilidade. Ou a segunda opção, Saber o que está fazendo e fazer errado, o que é falta de Caráter. Eu sei o que tenho fazer e não faço. Este parágrafo tem que entrar em todos nós para nos transformar. Sabedoria de DEUS.

A resposta simples para toda a nossa perversão em nossa vida, a resposta simples é fique longe desta perversão que hoje te aniquila. Olhe hoje, e veja quais são os nossos limites que estamos transpassando. Exemplo simples, de noite sabemos que amanhã temos trabalho, estudo e coisas importantes e a meia noite ligamos telefones, computadores e alimentamos nossas perversões, nossas impulsividades, perdemos o sono e a concentração e nosso descanso sagrado. Sabedoria vem e nos revela nossas fraquezas e nos coloca no caminho.

Para finalizar, sempre faça esta pergunta neste momento,  e pegamos como  ponto de reflexão para a semana: – O QUE UMA PESSOA SÁBIA FARIA NESTE EXATO MOMENTO EM MEU LUGAR?

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *