HÁ DOIS CAMINHOS: TRIUNFO OU FRACASSO ( PARTE 3: TORNE-SE SÁBIO) - ARETÉ

 

10514627_640836882651254_1558443024961048590_n

 

HÁ DOIS CAMINHOS: TRIUNFO OU FRACASSO(PARTE 3: TORNE SE SÁBIO) – Areté

 

Atualmente  quase todo mundo quando estão trafegando   em um  transito usam GPS, navegadores precisos, mesmo quem tem telefone (smartphones)  que nos levam através das coordenadas até o nosso destino. Muito importante, mas nos faz desconhecer os caminhos que escolhemos. Alguém escolhe por nós. Pensando um pouco mais perto, perdemos a nossa liberdade de descobrir nossos caminhos e escolher o que é melhor ou não dependendo do nosso conhecimento sobre nossos caminhos novos ou antigos. Quando por alguma razão o dispositivo não está funcionando bem, pronto, ficamos inseguros e com medo de nos perder.

Diferença entre ter boa direção e saber onde ir é bem relevante.  Diferença entre saber as rotas e conhecer o caminho, significa Liberdade INTERIOR. É impossível navegar em duas rotas ao mesmo tempo. Eu tenho que decidir, qual rota eu quero para mim. Escolher uma é abrir mão da outra.  Na vida nós queremos viver em dois caminhos ao mesmo tempo. Com estes amigos eu sou de um jeito e com outros eu sou de outro jeito.    Mas em todas estas decisões acima de tudo está: Sabedoria (HOCHMA) para decidir! Sabemos que para ter sabedoria é necessário: visão, experiência, memória e conhecer o que é bom! Fazer o que tem quer ser feito, na hora certo, do jeito certo.

Importante na vida é que você pode não saber alguma  coisa e não é ruim. Você pode aprender, então não saber alguma coisa é  Déficit de Conhecimento. Mas saber o que fazer e não fazer é problema de caráter. Saber o que fazer e não desejar e déficit de caráter.

Qual é a regra da LEI de Deus. Quando Deus nos deu a lei em Moises, foi para que cada um tivesse uma boa comunicação com Deus, para ser uma boa comunidade e por último para ter uma vida Excelente, não uma vida boa, mas uma vida fantástica. As leis são boas. Mas as leis não são substitutas da Sabedoria.

Carl Wiki publicou um artigo interessante sobre como as pessoas obedecem as leis. Interessante é que ele estudou como as pessoas antes reagiam a incêndio em um prédio e hoje. Antigamente haviam apenas 4 regras para agir num incêndio. E hoje são 48 regras e as pessoas hoje morrem mais. Deus deu a Moisés 10 mandamentos e os homens foram acrescentaram até centenas. Jesus chega diante dos fariseus e disse: Vocês estão sempre preocupados com o que está de fora e esqueceram a Liberdade Interior. Nós precisamos da Lei, por que? Porque nós temos a tendência de quebrar a Lei. Se não porque teríamos lei? Jesus disse no sermão da montanha: Eu vos darei a Sabedoria para vocês serem libertos. E acrescentou depois; Se eu não vos libertar vocês nunca serão realmente livres.

Os  Gregos chamavam ARETÉ,  o que significa Sabedoria: Excelência (HOCHMA). Pense nisso: – Se nós quando chegarmos ao céu não terá mais pecado então seremos livres? Mas nesta dimensão algo muito  maior está no céu,  pois liberdade significa para nós, algo  como Licença e para Deus Liberdade quer dizer Excelência. Excelência não significa que nosso coração deveria sentir o que é o certo, simplesmente o Certo é automático. Diante de todas as situações fazer o certo é que será feito o tempo todo. Não há mais a escolha entre o bem e o mal, tudo isso já passou.

Quanto mais se pratica um instrumento musical como violino, mais tocamos sem erros, no tempo certo do jeito certo. Quanto mais pratica mais se torna livre de tocar errado.

Dos gregos diziam: AGE até Acontecer. Um construtor se torna excelente construindo. Um corajoso se torna grande, fazendo coisas corajosas, praticando, um pianista se torna excelente, praticando. Um sábio se torna sábio, praticando tudo com sabedoria.

 

O que você escolher você adquirirá: sabedoria ou tolice.

Professor  John Hayes da Carnegie Mellon University, estudou o que fazia com que uma pessoa se tornasse sabia em uma coisa. Cada compositor, de Mozart a Stravinsky, não adquiriram excelência até compor direto por 10 anos. Ele chamou de 10 anos de Silêncio.

Assim é a nossa vida. Após 10 anos de pratica, você se torna no que se focou e se entregou a esta ARETÉ . Cobe Brian, um dos maiores jogadores de basquete da história da NBA,  enquanto estava no American Team, as 4hs da manha chamou seu técnico pois ele estava no ginásio, com uma nova  jogada. Ele mostrou ao seu técnico que voltou a dormir e  que ele so iria terminar 5 horas depois, ou seja  na hora do treino do time todo. Ele tinha dado 800 arremessos. Assim é um ARETÉ, alguém que age até aquilo se concretizar.

Você tem sonhos, faça-os acontecer, torne-se sábio fazendo coisas sábias. Você tem todas as ferramentas, então pratique em tudo na sua vida. Faça tudo com objetivo. Não desperdice seu tempo, pois sucesso é a realização dos seus sonhos.

Torna-se assim sábio. Ninguém se torna sábio apenas desejando, mas agindo. Aprofunde no conhecimento das coisas. Nas coisas do alto e nas coisas da terra. Faça tudo da melhor maneira, pois tudo tem um propósito e o ator principal da sua vida é você. Siga sempre os bons exemplos, gente que te inspira pelo que fala, pelo que faz, pelo que age. Sermão da Montanha é o caminho perfeito para se chegar a Sabedoria. Se você deseja muito isso na sua vida, aplique este Sermão Mateus 5,6 e 7 no seu treino de músico, no seu treino de esportes ( futebol, basquetebol, vôlei, triátlon, tênis, etc) no seu dia a dia em sua profissão e na sua vida familiar. Viver com ARETÉ, com HOCHMA com Sabedoria é viver com coragem, com determinação, aproveitando estes dez anos de silêncio enquanto só você e Deus estão trabalhando neste projeto que é sua Vida! Tendo aprendido então ensine aos que a vida te apresentar, que ser uma pessoa sábia, significa viver com Liberdade Interior, para estar disposto e agindo sempre pelo certo. Seja seu Sim Sim e seu Não Não, o resto vem daquele te tenta nos seduzir todos os dias tirando de nós a nossa essência que é ser verdadeiramente Livres e Felizes.