HÁ DOIS CAMINHOS: TRIUNFO OU FRACASSO ( PARTE 4 - APRENDIZ)

 

3 aracanjos

 

 

Como se chegar ao final da vida e ter sido  uma vida de excelência! Viva como Sabedoria, Hochma, Arreté, sobre isso estamos falando há semanas.

Para ter uma vida em comunhão com outras pessoas, e ter relacionamentos estáveis e fortes!  A) Construa fortes relacionamentos B) Seja um bom vizinho C) Promova uma comunicação saudável D) Sirva a sua comunidade. Pensar sobre isso nos traz conhecimento mas falta algo a mais. Falta exatamente Sabedoria. Isso que é diferente entre apenas conhecimento e Sabedoria. Pela Sabedoria chegamos a excelência na nossa vida. Nós queremos saber como viver uma vida com Sabedoria. Nada melhor como vimos discutindo e estressando sobre este assunto: Sermão da Montanha…Siga a Sabedoria de Deus.( Mateus 5).

Como seguir tudo isso se eu tenho que dar a outra face? Mas se o soco que recebemos foi tão forte? Se machucou tanto?  Como construir esta vida excelente!? Como usar Hochma ainda que estamos nocauteados? Para onde olhar e através de um exemplo podermos nos levantar e caminhar de novo. A resposta é : Sabedoria: Saber o que fazer, na hora certo do jeito certo. Como ter habilidade para construir bem a vida?  Precisamos Hochma em toda a nossa vida e não somente em pequenos momentos. Todos  podem viver Hochma mesmo quem nunca foi a uma Universidade. Claro que a União de Conhecimento e Sabedoria nos trará também grandes coisas. Mas cuidado, para que o conhecimento  não nos levar além do que é sábio. Para que estas coisas aconteçam é necessário termos alguém a nos espelhar. Um Mestre.

Alexandre o Grande foi um grande não somente um Guerreiro, um conquistador, mas ele era respeitado por todos que vencia, pois não foi treinado e educado apenas por um guerreiro sanguinário, mas por Aristóteles. Ele herdou a Sabedoria para saber conquistar, e assim ele conquistou o mundo da época, saindo de um pequeno povo Macedônio.

A Bíblia há vários Reis que receberam de seus antecessores a instrução e ficou sobre a sombra da Sabedoria do mentor e quando este tutor morria eles perdiam o caminho da sabedoria. ( 2Crônicas 24).

Quando encontramos Jesus, e o encontramos, e olhamos a nossa volta, e perguntamos, quem vive deste jeito? E Daí nos decepcionamos. Como é fantástico quando os encontramos, como foi na minha conversão. Ao meu redor estavam todas as novas Comunidades Católicas, cheia de gente que tinha encontrado o Senhor, abraçado a fé vivendo o próprio Evangelho. No meu caso, Canção Nova, minha trilha para viver o Evangelho e trazer muitos para o Reino de Deus, e aqui eu agradeço de coração a presença do Padre Jonas Abib em minha vida, e outros que vieram porque ele veio primeiro.

Quando começamos a aprofundar na nossa Fé e encontramos nossos tutores como é bom: Frei Raniero Cantalamessa, CSLewis, Padre e Agora Bishop Barron, Fr. Benedict Grosheim, Padre Léo e tantos Bispos, Padres, Consagrados, leigos da Aliança…

Os nossos tutores nos mostram que é possível viver a Vida com Sabedoria e viver o Sermão da Montanha. Ser um bom Aprendiz é ter sempre alguém a quem se espelhar. No nosso caso, nosso Grande Tutor, Grande Mestre é Jesus! Seguir estes Tutores que nos levam para o céu, é seguir Jesus. Pois não são apenas pessoas que falam, ou falavam, mas que agem e que no inspira a ser iguais.

Quem é o seu Mentor? Todo super-herói em todas as historias deles aparece sempre no inicio ou durante alguém a quem eles recorrem! Queremos ter uma vida heróica,  mas precisamos de um mentor. Nós temos o nosso super-herói; Jesus. Quem é o seu mentor aqui que te leva até ele?

Eu te convido esta semana a seguir o que Jesus está falando, agindo, te convidando a refletir e agir. Não apenas ler o que está escrito, pois de nada serve apenas a leitura e o conhecimento, mas a prática. Então vem o papel do Mentor. Leia São Paulo aos Romanos neste tempo, talvez seja a leitura da Quaresma. Por que? –  Pois São Paulo foi o escritor que mais expressava, o que nós sentimos em relação ao caminho do Senhor Jesus. Falar com as mesmas palavras de São Paulo, palavras de Fé! Quando nós recitamos as palavras sendo nós as proclamando. Sua radical transformação, podemos ser transformados por todas estas palavras pois estas palavras são como São Paulo dizia, não é  pela eloquência que eu as proclamo, mas pelo Poder do Espirito. Vem Espirito Santo, nos transforme na IMITAÇÃO DE CRISTO! Maranathá!!!!!!