HÁ DOIS CAMINHOS: TRIUNFO OU FRACASSO ( PARTE 5 : CRUZANDO A PORTA)

drnasseremonsegnior

 

Neste nosso tempo de meditar sobre Sabedoria, HOCHMA e comparar com as leituras desta semana, hoje somos chamados a refletir sobre: – O que o  Senhor nos adverte? – Não se pode servir a dois senhores! Há que se decidir entre apenas um. Aqui é decisão da nossa vida. Estes dois caminhos: Excelência ou Desastre. O mais importante hoje é entender que a nossa Vida faz Diferença. Quantas vezes nós paramos e olhamos em nossa volta e achamos que todo mundo em nossa volta é melhor, mais significativo do que nós! Jesus nos diz hoje: Sua vida é importante. Você deve construir sua vida, porque ela é importante e relevante. Quantas vezes em nossa vida, nós queremos deixar que os outros tomem nossas decisões.

Deixar nossa vida boiando sobre as águas não vai nos levar em lugar algum.

O que é tomar uma decisão? – É agir com Sabedoria. Construir a vida com  simples decisões, pequenas e importantes decisões  do dia a dia. Nós temos uma tendência em tentar saber o futuro, ter uma garantia para então tomar a decisão. Mas na vida não é assim. A única coisa que não teremos acesso ao tomar uma decisão, é  saber o Futuro. Mas mesmo que não saibamos o futuro, podemos saber muitas coisas que nos levam a tomar uma decisão tão sábia quanto possível.

Quatro perguntas devemos fazer para passar uma porta, tomar uma decisão:

–          Primeira pergunta: – Esta é uma decisão boa? – Se não é uma boa porta não é para você!

–          Segunda pergunta: Esta é uma porta aberta? Como tomar uma decisão de se casar por exemplo depois de conhecer alguém. Mas há uma possibilidade de receber um não, e é uma resposta que deveremos estar preparados para receber!

–          Terceira pergunta: Será uma decisão sábia atravessar?

–          Quarta e última pergunta: Esta é uma porta que eu realmente desejo ultrapassar?

Pois quando tomamos uma decisão pensamos que não podemos mudar totalmente de rumo depois, mas não é assim que vida muda. Exemplo: – Você está em uma Universidade de renome , nos Estados Unidos são chamadas  de IVY League , e aqui  por exemplo estamos falando de Advocacia em Harvard. Após ter se formado em Advocacia pela Harvard Law School  de repente recebe o chamado para ser um Padre por exemplo, como Frei Michael Scanlan! Quanto tempo e dedicação e determinação para cursar todo o caminho que leva a Harvard e de repente Harvard não foi apenas uma porta, já cursado e com todos os grandes escritórios do Leste Americano te ofertando magníficas propostas de emprego, e aparece outra porta, o caminho da Vocação, do chamado, que naquele momento estavam diante dele  a Carreira promissora e outro Caminho vocacional dentro de uma ordem Religiosa e servir a Deus para sempre! E graças o seu Sim, fez da Universidade Franciscana de Ohio se tornar o que é hoje, conhecida no mundo todo pela sua Excelência.

E quando você para diante destas últimas perguntas, e não sabe ainda qual decisão tomar? Obtenha mais informações sobre aquele assunto que a decisão precisa se tomada.

Como em esportes devemos tomar pequenas decisões de forma sábia para quando as grandes decisões chegarem teremos sabedoria para tomá-las. Não há como improvisar quando o assunto é VIDA. Temos que ultrapassar nossos obstáculos e a cada dia eles virão, uns mais outros menos, mas eles virão e devemos estar preparados para ultrapassá-los, e se tomarmos certas decisões não muito sábias, nós temos a chance de corrigi-las.

Assim um Católico deve pensar, pois Deus nos dá a chance do recomeço cada manhã.

Qual a porta sábia? Não há como predizer o futuro então nós precisamos conhecer nossa história, usar as corretas avaliações no presente e saber o que é bom!

Deus nos faz livres para sabermos usar a liberdade para fazer o bem. Mas temos medo de falhar, nos esportes, nos relacionamentos, e na escola. Precisamos saber como perder. Pessoas sábias sabem perder. Pois para sermos sábios temos que aprender como perder. Pessoas sábias aprendem a perder e sofrer. Para ser excelente superamos muitas derrotas. Não há nada em perder e se levantar e recomeçar.  Todos nós amamos vencer, mas a vida não é sempre assim. Quando falamos acerca de quando fomos ou somos alunos, como aprendemos mais e mais com professores mais exigentes. Pois quanto maior nosso desafio maior é a nossa atenção. Isso é o caminho da Excelência. Professores excelentes não fazem as coisas serem difíceis mas fazem as coisas serem POSSÍVEIS.

Assim é Deus com cada um de nós. Ele sabe tudo o que necessitamos e está aí do nosso lado. Deus confia em cada um de nós, por isso somos livres em errar para sermos livres também para retomar. Teste da sua vida necessita perseverança para que cresça em fé e a fé nos encaminha para Sabedoria, Hochma.

Eu posso olhar para o meu passado, eu posso reconhecer o meu presente e escolher a direção certa. Ninguém pode saber o futuro, somente Deus. Então seja Sábio e confie em Deus, a porta certa.