FORMAÇÃO PASCAL - HUMILHADO POR NÓS!

 

Nestes dias da Oitava da Páscoa, como é bom meditar sobre as imagens de Deus. Deus sendo pai, Deus sendo um ser imenso,  ou seja poderoso, enfim, muitas são as imagens que o mundo usa para representar Deus. Atualmente parece que  apenas nós no mundo que somos humilhados, em nossa imagem de Deus, quer dizer de Jesus Cristo, pois países como Canadá tem um politica agora de ser restrito fazer qualquer desenho, critica ou blasfêmia de Maomé! Maomé, apenas um profeta, e o que dizer sobre a imagem de Jesus Cristo, o próprio Deus! O interessante que quando assistimos um capitulo de South Park vemos duas ou três cenas que são blasfêmias a Jesus  Cristo todos os dias, para os seguidores. Ninguém dirige  blasfêmia às outras religiões mas a nossa,  todos os dias. Vejam estas propagandas comunistas, manifestações reacionárias, fazem de tudo com os símbolos Católicos! Mas ninguém leva estas pessoas para a prisão. Porque nós não fazemos coisas deste tipo? Somos mais tolerantes que os muçulmanos? Não, todos temos corações partidos. Contudo, o Cristianismo tem a Cruz, na Sexta Feira Santa, que de longe  não é imagem de humildade, mas HUMILHAÇÃO!  EM 1987 HAVIA um artista que fez uma imagem de Cristo dentro de um vaso urinava nele e nominou o quadro de imersão, foi por um acaso preso? Então qual a diferença entre a resposta de cristianismo a blasfêmia e outras religiões?

A imagem que veneramos é um Deus humilhado. Quando o artista, na sua ofensiva arte urina em Jesus, na verdade ele urina em DEUS! Tremenda blasfêmia, mas sabemos que os soldados romanos não cuspiam em um homem, eles cuspiram em Deus! Os soldados urinaram em Jesus Cristo, eles cuspiram, eles bateram, bateram com pregos, bateram com toda a maldade do mundo a expirar o precioso sangue em toda aquele praça de humilhação. Jesus permitiu a todo momento aquela humilhação, aquela exposição. Temos um Deus que permite ser Humilhado por nós. Humilhação nos isola. Ninguém está lá por ele. Por quê? Para que o último de seus filhos que chegarem perto desta situação saiba que não estarão sozinhos.

Humilhação sempre nos remete às coisas que sabemos e que são para nós motivos de vergonha ou quando são expostas as vergonhas que temos,  mas não entendidas. São Bernardo e São Padre Pio tinham a mesma devoção da Ferida que mais doía em Jesus em seu caminho para a Cruz e a ferida que mais O fazia  sofrer era a do Ombro direito. Esta ferida ninguém presta a atenção, ninguém sabia, somente estes dois santos em revelação, mas era a que mais doía.

A pior coisa dentro de nós é o que ninguém sabe. Somente Jesus sabe. Talvez um dia virá luz. Esta vergonha ou ferida que ninguém sabe, nos isola, nos congela naquilo porque não temos coragem de falar para ninguém, esta é a ferida do ombro, que mais dói e ninguém sabe. Jesus sabe!

Quantas pessoas passaram por Jesus Crucificado e pensaram : – Ele era merecedor disso, e Jesus os olha: – Não, eu não fiz nada para estar aqui. E quantas vezes somos julgados expostos e não compreendidos. E sermos julgados sem sermos entendidos, sermos expostos sem sermos entendidos, nos humilha ainda mais. Assim foi com Jesus.

A imagem desta Sexta feira da paixão, nos traz o Deus que foi humilhado, exposto. Por isso, lembrem-se de que  tudo que  é nosso e que virá um dia a luz nos isolará, não teremos ninguém ao nosso lado, a não ser Jesus Cristo, pois ele assumiu na cruz o nosso pior pecado, a nossa pior vergonha. As feridas entendidas e as não entendidas.

Que Jesus seja definitivamente a Luz que dissipa as trevas neste tempo de Ressurreição, pois por suas Chagas fomos curados! É neste Deus que cremos, é nessa imagem de Deus que somos mais que vencedores, pois Ele venceu a morte e o pecado, se fez pecado, para nossa Redenção, por isso cantamos com o salmista: Cantemos ao Senhor que se vestiu de Glória! A Pedra que os pedreiros rejeitaram se tornou a Pedra Angular (Atos 4).