FUTILIDADE VOCÊ É CONVIDADO(A) HOJE A NÃO VIVER MAIS ASSIM!

 

 

FUTILIDADE! VOCÊ É CONVIDADO(A) HOJE A NÃO VIVER MAIS ASSIM! DEIXE-SE LIBERTAR DO QUE TE APRISIONA!

 

Ao meditar sobre este tempo em vivemos, parece que vivemos uma nebulosa, ou seja todos os pensamentos de uma vez só em nossa mente. Parece que estamos sendo dominados por muitas coisas, não importa se já somos adultos e estamos vivendo a situação política brasileira e econômica em meio às dívidas, aos compromissos, aos filhos. Ou se somos jovens em meio a final do semestre ou do ano letivo, onde estamos em provas, testes, estágios, formaturas, crise vocacionais, enfim. Tudo isso ainda mergulhado nas mídias sociais que ainda ajudam a piorar as coisas em termo de solicitação, informação e contribuição para aumentar ainda mais esta Nebulosa em que nos encontramos. Pense você que está terminando seu curso, e faltam duas semanas, neste momento tantos trabalhos de conclusão, provas e para onde ir depois. Pense que daqui a duas semanas tudo isso acabou! O que virá depois que vai te dominar? E te fazer ficar com um monte de coisa na cabeça, como uma espessa neblina, totalmente embaçado.

Assim é a vida, é uma nebulosa. A gente pensa que terminando este período tudo vai acabar, mas não é assim. Somente mudaremos para outras coisas que dominarão nossa mente, nossa atenção, nosso tempo, ou seja, tudo isso é embaçante! Ou seja, nós mudamos de uma coisa para outra. A esse fenômeno os antigos chamavam de CONDUTA DE FUTILIDADE! O que quer dizer? – Isso quer dizer, INCAPACIDADE DE PRODUZIR UM RESULTADO! Especialmente o resultado que você deseja!

Como é a vida baseada em futilidade: Você acorda, se levanta, vai para o trabalho, volta para casa, come alguma coisa e vai dormir! Isso é assim, todos os dias todos os dias de nossa vida, da vida do Presidente do país, da vida do Papa, da vida de qualquer pessoa deste planeta: Acorda, se levanta, vai para o trabalho, volta para casa, come alguma coisa e vai dormir! Assim é o exercício de futilidade. O que fazer para dentro de tudo isso para alguma coisa me preencher, me realizar? Eu posso olhar para meu relacionamento, para minha vida de trabalho, sempre é assim. Esta é a má noticia!

Qual é a boa noticia! Citarei a Leitura da Carta de São Pedro lida no último domingo: 1 Ped 1,17-21. Sabeis que fostes resgatados da vida fútil herdada de vossos pais, não por meio de coisas perecíveis, como a prata e o ouro, mas pelo Precioso Sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha nem defeito.

As coisas fúteis todas têm um fim em si mesmo! Não são capazes de preencher o nosso coração. Como viver diferente disso? Viver com Reverência! Reverência significa (veneração pelo que se considera sagrado ou se apresenta como tal)

Reverência também quer dizer vida com ATITUDE, ser ATIVO, ACORDADO, tratar cada momento com o valor apropriado de cada momento. Vá para um Formatura seja reverente, vá um casamento seja reverente, vá a um velório e seja reverente dê o valor que este momento merece. Muitas vezes encontramos uma pessoa, que seria a última vez nesta vida. Quantos jovens ficam com uma outra pessoa de qualquer jeito, e no dia seguinte sequer lembra do nome daquela pessoa! Ser reverente é viver com valor! Ser fútil e estar quase sempre dominado pelo pecado.  Jesus nos salvou de coisas que nós jamais poderíamos se livrar sozinhos. Esta é a boa noticia!

Os discípulos de Emaús que ouvimos no último domingo, andavam cabisbaixos, tristes e chocados, mas Jesus se aproxima e com muita pedagogia explica para eles toda a história da salvação, anda com eles, deixa que eles o convidem para ficar, e depois parte o Pão resumindo tudo o que é a Missa, e somente ali eles reconheceram que era Jesus o Ressuscitado. Quantos de nós estamos assim, não reconhecendo que Ele está caminhando ao nosso lado, que é um Deus ativo, que importa com os mínimos detalhes da nossa vida. E nós não o reconhecemos, pois vivemos uma vida baseada na Futilidade. Não vivemos com Reverência.  Desde o inicio Deus tem tentado chamar a nossa atenção, nos ensinar, nos alimentar, nos resgatar das garras deste mundo fútil. Porque nós não reconhecemos isso, nós vivemos na Nebulosa.

Por isso necessitamos ter vida Reverente. Como receber continuamente esta força motriz. Eu convido cada um de vocês reviver o Caminho de Emaús, venham a Missa todo Domingo até o fim da sua vida. Por que? Por que se você vier a Missa todo o Domingo esperando que Deus vai falar contigo lá, seja bem-vindo! É o que Deus mais gosta de fazer. Falar com todos os seu filhos! Se você não vai à Missa esperando que Deus fale contigo, que não creia que Ele quer falar, realmente a Missa para você é futilidade, não vai te mudar! Mas se você entra pela porta da Igreja esperando que Deus fale contigo, que seja ativo na sua vida! Ele certamente se manifestará a você como se mostrou a todos desde sua Ressurreição e os dias de hoje e para sempre.

Eu te convido a vir no próximo Domingo à Missa e traga um papel onde vai escrever nele: QOOQ

  • Quem é Deus? Defina o que Ele é para você naquele dia (Deus poderoso, Deus forte, Deus imortal, Deus perto, Deus que eu não vejo, Deus Pai, Deus amigo, Deus meu, Deus tudo…Isso é louvar a Deus!
  • Onde? Onde está Deus na sua vida hoje! Reconheça onde Ele esteve hoje, onde Ele está
  • O que queima no seu coração? Diga ao Senhor, uma prova, um emprego, falta de dinheiro, relacionamento difícil, Vício, injustiça, ferida, doença…
  • Qual a Palavra que Ele está falando agora para você: Seja no panfleto da Missa, seja na Bíblia que você poderá levar a toda Missa que você for, seja nas Palavras do Sacerdote, seja na Música ministrada! Escreva não apenas no papel, mas no seu coração! Grife, se é uma Passagem da Bíblia, sublinhe, coloque a data na sua Bíblia, pois naquele momento, naquele segundo Deus falou. O Senhor se lembra sempre da sua Aliança.

 

Dicas, não seja profundo quando está escrevendo. Somente confunde mais as coisas. Seja prático. Você continuando verá que cada vez ficará mais espontâneo.  Não seja repetitivo, tente transformar as coisas com Jesus em coisas concretas e não subjetivas. E não tenha vergonha do Senhor pois Ele nunca teve de você.

Este é um grande Exercício Espiritual, que o retirará de tudo que te domina, e Ele o faz por causa da Eucaristia, por causa da Ressurreição de Jesus, de tudo que nos mata. Ele é ativo, Ele nos alimenta, Ele nos fortalece. Estamos neste mundo, mas não somos deste mundo. E tenho certeza que você se tornará aquilo que Deus sonhou quando te formou no ventre da sua mãe. Viva com Reverência, porque somente assim chegaremos a dar os frutos que o Amor espera de nós. Santo Inácio de Loiola dizia que Devemos fazer todas as coisas como se fôssemos os únicos responsáveis, cobre menos dos outros e mais de você!