Jovem, o que você ama, definirá quem você é!

 

Neste tempo tão interessante, tantos conflitos e ideias e pergunto a mim mesmo como estão indo os  Jovens. Pois estou ficando mais velho, talvez. Mas esta pergunta vem me incomodando nas últimas semanas, após ter ido com minha filha e seu amigo a uma feira chamada de Comic-Con. Interessante, as pessoas vestidas de coisas estranhas, de super-heróis a personagem de jogos para jovens. Tudo parece real, da maneira com que eles levam a sério como se fosse. Mas interessante seria no dia seguinte, quando eles vão para suas escolas e faculdades vestidos daquele jeito, quão estranho seria? Por que não vão. Pois eles sabem que por mais que queiram, as roupas fazem daqueles jovens apenas personagens e não eles mesmos. E não seria apropriado.

Qual a diferença entre esta feira e um outro ambiente onde os jovens se encontram para um evento cristão. Qual seria a diferença? A diferença é: – As pessoas vestidas de fantasias não são o que as fantasias mostram. As pessoas que estão no evento Cristão, eles são chamados a ser o que realmente Deus quer que sejam. Não dá para ser como Deus deseja quando estiver velho, mas hoje, agora. Exemplo, foi a Leitura do Livro dos Reis, onde Salomão, foi chamado para ser Rei, e não sabia como seria, e podendo pedir tudo a Deus, quando Se releva em sonho, Salomão pede: – Sabedoria! E Deus concede.

Muitas vezes os jovens estão cheios de força para responderem ao chamado de Deus, mas não sabem como, como serem Reis, serem Santos. Como Salomão, pergunte a Deus: – Mesmo não sabendo como, eu quero responder ao Seu chamado. Como discernir o certo do errado. E Deus respondeu a Salomão dando a ele uma Sabedoria tão esplêndida que as pessoas viam de longe para ouvi-lo.

Deus não  chama o jovem para ser apenas uma pessoa ordinária, para uma vida medíocre, mas Extraordináriaa. O mundo tem baixa expectativa a respeito dos jovens, ser adultos, fazer grandes coisas. Deus tem expectativas altas a respeito de cada jovem. Atualmente todo mundo discute sobre controle de natalidade, sobre controle de armas, mas ninguém discute a respeito de Autocontrole. Porquê? Por que o mundo, o Estado tem baixa expectativa a respeito dos jovens.

Quantos jovens, mesmo no inicio da adolescência, já impactaram o mundo com seus dons. O primeiro almirante da marinha americana tinha 12 anos quando tomou um navio Britânico na época da Colônia.

O que estamos falamos aqui, é o complemento desta Leitura, quando chegamos no Evangelho, pela parábola do Terreno, que alguém que descobre que ali tinha um tesouro, vende tudo que tem e compra aquele terreno. Deixar tudo para trás por um tesouro é o que faz a diferença. Assim é o chamado de Deus para cada um de nós. Para não termos uma vida medíocre.

Perguntaram a Catherine Davis, campeã de CrossFit o que fazia dela campeã, ela disse: – Nunca ficar acomodada e treinar continuamente com o foco de ser campeã. Ninguém para ser campeã pode ficar acomodada. Para ser Santo, ninguém pode ficar acomodado. Todos somos feitos para grandes coisas. O que o seu coração deseja hoje, coisas grandes, ou coisinhas pequenas. Você irá conquistar aquilo que está no seu coração.

O Rei Salomão, conseguiu o que desejou, mas depois foi perdendo seu coração para coisas inúteis. Suas esposas foram buscar deuses pagãos. Salomão começou bem e terminou como um tolo. Por que Salomão não cuidou do que ele amava. Terminou como um desastre como homem velho.

Jovens cuidem do que vocês amam. Por isso definirá cada um de vocês. Isso determinará o curso de sua vida. Mais do que tudo. Pense nisso como  um campeão faz, como um Santo faz.

Quando uma pessoa passa por este Evangelho do tesouro, quem conhece Jesus, entende que o tesouro era o chamado, com alegria vendeu tudo e comprou o terreno. O que não conhece,  ficará absurdado com a venda de tudo para comprar aquele terreno.

Para entender este chamado, temos que entender que só temos uma juventude, mesmo que muitos tentam fazer de tudo para parecer artificialmente jovens, mas a juventude é uma só e nossas escolhas nesta idade definirá nossa vida.

Termino com a história de um filósofo, muito superficial como católico, e conhecendo um Santo  que o apresenta algo Superior, algo por que valia pena se entregar e através dele vem o chamado e após este chamado, sentindo tanto desejo de ser missionário,  foi enviado para Índia! Na Índia,  de tanto  batizar ele perdia a voz lá pelas altas horas da  noite. Seu nome Francisco Xavier, seu tutor, Inácio de Loiola. Para entender, entenda alguém que foi diretamente responsável por três milhões de conversões. E ao retornar para Sourbone em Paris, entrou pelos corredores gritando que as pessoas no mundo necessitavam mais de Jesus do que conhecimento acumulado, sem razão para levar as pessoas para Verdade. São Francisco Xavier vendeu tudo o que tinha e comprou o terreno com o tesouro. Ninguém de volta para casa estava preocupado com a evangelização do mundo. Quem hoje está mais preocupado com suas notas do  que as pessoas estão morrendo. Quem hoje está mais preocupado em ficar confortável em casa gastando o tempo com coisas inúteis, enquanto pessoas estão neste momento sofrendo e não conhecendo o Amor de Deus. Porque temos hoje uma geração de conhecimento sem Amor.

Quantas pessoas poderiam conhecer o Amor de Jesus se uma pessoa apenas agora, lendo estas palavras se incomodasse e buscasse levar Jesus a muitos outros corações. A este chamado todos nós somos convocados, e mais, Jovens são os maiores propulsores de uma nova geração saudável. Dom Bosco dizia : – Dai me almas e fique com o resto, o que me importa é uma Juventude Santa!