HERANÇA OU POSSE

 

HERDAR OU  POSSUIR

 

Muitas vezes estamos como adultos retornando a casa de nossos pais, e quando abrimos armários, cristaleiras e coisas deste tipo nos deparamos com os presentes que nossos pais ganharam quando se casaram e nunca usaram. Cristais, cerâmicas caras, copos, travessas de prata, muita prataria, tecidos bordados que serviriam para jantares muito especiais e nunca vimos em nossa existência, alguma vez terem sido usados. Neste momento caímos em nós mesmos e vemos como as pessoas acumulam coisas que nunca usarão. E o pior é quando isso é uma herança, e o pior quando vamos discutir para quem ficará coisas como estas que sabemos de antemão que nunca usará. Não junte para si, tesouros aqui na terra, pois tudo passa.

Neste inicio de semestre, pessoas novas se conhecendo, todos se perguntando qual é o seu nome, de onde é você e o que está cursando?

Imagine se hoje alguém vem para você, você está esperando que te pergunte estas três perguntas e esta pessoa te  pergunta: – Em que você acredita?

Muito diferente de perguntar o que seus pais acreditam, de onde você vem, mas pergunta, Em que você acredita?

O que Jesus pergunta aos apóstolos caminhando em Cesaréia de Filipe, perto da nascente do Jordão, um dos lugares mais lindos e especiais que eu conheço, Ele pergunta: – O que o povo diz que Eu sou? Mas na verdade todos erraram, menos Pedro que tomando a Palavra anuncia que Jesus era o filho do Deus vivo! Porque Jesus te pergunta hoje : – Em você, para você quem Eu sou?

Na verdade nós todos paramos para responder como: – Eu nasci católico, cresci, recebi meus sacramentos, mas… Eu vinha em uma caminhada com um movimento jovem mas… O melhor seria dizer: – Eu nasci católico, cresci, e agora…Não é mais mas, mas então… Muitas pessoas dizem conhecer Jesus, até ateus estudam teologia para saber quem Jesus é! Mas conhecer o Senhor  é muito mais do que saber quem Ele é: Na verdade ser convertido é: – Eu conheço profundamente, pois eu Encontrei Jesus! Ele é vivo e Real. Não é uma filosofia, um personagem da história, um psicólogo, um filosofo, Jesus é DEUS , verdadeiro homem verdadeiramente Deus. Caímos então no Livro de Jó, que era um homem direito, e que Deus permite o Tentador testar a fé deste Jó, que era para todos um homem irrepreensível. Deus dialoga no fim de todas as misérias de Jó, quando Jó reage, quando se revolta, mas nesta hora Jó encontra em capitulo 43: – Eu ouvia o Senhor pela palavra, mas agora eu O vi com meus olhos. Quando Jó se torna honesto Deus se faz presente. Antes ele tinha as respostas, mas agora Jó tem a presença e o conhecimento de Deus vivo.

Não temos fé em idéias, nós acreditamos, cremos em uma Pessoa! Deus vivo, na Trindade. São Paulo diz Eu sei em Quem eu ponho minha confiança ( 1carta Timóteo). Para se ter na Universidade o mesmo conhecimento da ciência quanto da fé, é necessário ter uma experiência pessoal com Jesus, e pronto, isso realmente muda a sua vida.

A vida muda porque encontrou o Senhor. Daí poderá dizer: Eu cresci católico e agora eu sei em quem eu ponho minha confiança pela fé. Então a Missa passa ser a coroação do relacionamento de toda a semana, e não um encontro casual com Deus.

Nós agora não falamos de Deus mas com Ele. Este é o nosso relacionamento com Deus. Sem nenhuma timidez em demonstrar a fé. Diante de coisas que não são de Deus, não são recomendados para o Senhor, não me serve.

O que este semestre irá mudar em sua vida, é verdadeiramente Encontrar o Deus de seus pais. Como Santo Agostinho escreveu: – Tarde te encontrei meu Amor! Se referindo a todo tempo de busca longe deste Deus tão perto, deste Jesus tão próximo, deste Espirito Santo tão presente, mas que não pode entrar se não abrimos a porta, que somente tem uma fechadura por dentro. Renda-se ao Senhor e entregue seus planos, seu projetos, seus sonhos e suas metas e com Ele trilhe seus caminhos, que poderão às vezes até parecer com os de Jó, que precisa às vezes perder para ganhar em dobro. Pois as portas que o Senhor abre não se fecha e as que Ele fecha jamais se abrirão!

Esta não é uma fé que você herdou, mas uma fé que  doravante você possuirá!