Identidade Inabalável, Quem sou Eu?

IDENTIDADE INABALÁVEL, QUEM SOU EU! (PARECER-SE COM JESUS)

     Nestes tempos recentes,  aparece gente que se identifica como  parte de  tribos e grupos e realidades virtuais e shows de rock e outras uniões que se atraem. Em virtude disso vemos as pessoas andarem com as mesmas vestimentas, adquirir produtos ligados a determinados jogos, se comportar como certos personagens e por aí vai. Então cabe a pergunta tão atual: Quem é você? Você é o que pensa que é , ou que sabe que é , ou você é o que os outros dizem que é?

 No meu Livro Semeando Dons Colhendo vocações discorro bastante sobre assunto. Mas hoje gostaria de refletir com você jovem de todas as idades sobre a palavra Identidade! Nos anos 80 eram comuns as propagandas a respeito de: – Se você dirige determinado carro você tem este tipo de status social, se você se veste desta maneira você é assim, então o que você tem determina o que você É! Mas atualmente nós mudamos de o que temos é o que somos, agora o que vale é a experiência que diz o que você é. Todos temos um smartphone, com uma câmera que vai apresentando ao público na verdade o que você é baseado no que você faz! Então atualmente determina-se a identidade assim: – Sua atividade diz quem você é! Hoje na TV a cabo ou parabólica, são  mostradas todas as coisas estranhas que pessoas fazem ao redor do mundo, tiram fotos incríveis, medonhas, bizarras e postam o que fizeram de radical no final de semana e na manhã da segunda volta para o trabalho  vivendo de forma normal… Como apresentar-se então diante da normalidade, enquanto as suas atitudes não bate o que professam! Como não relacionar sua identidade com sua atividade bizarra, se é o que você mostra ao mundo! Mas o interessante é que se sua saúde passa por uma tormenta, ou se você perde sua capacidade física para aquilo, ou algo inesperado te priva de fazer as coisas e atividades, você perde sua identidade. E isso acontece com tudo aquilo que é perecível. Mas uma coisa eu posso afirmar hoje aqui, sua identidade está acima de tudo isso, e somente quando ela é revelada, o mundo pode ruir, mas você continuará sendo a mesma pessoa. As pessoas hoje querem fazer de tudo para se travestir de outro corpo, de outro gênero, de outro status, mas nada mudará Quem você realmente é! Quem disse isso? Deus. Ele disse a Moisés: Eu sou Aquele que é! E como nos fez sua imagem e semelhança, também nos deu a imutabilidade de nossa identidade, não importa por que caminhos tortos andarmos, Ele sempre nos olhará como aquele ou aquela que somos!

            Perigo no mundo Cristão é nos identificarmos na Igreja com aquilo que fazemos, ATIVISMO. Quanto mais fazemos, achamos que somos mais importantes. Você pergunta se a pessoa é Católica ou Evangélica, e logo vem a pessoa dizendo tudo o que faz na Igreja. Baseamos nosso cristianismo com nossas atividades. Muito perigoso. Tem Padres e Pastores que trabalharam pela Igreja desde cedo, levando milhares de pessoas aos Centros de Evangelização, Estádios, Campos e no final de suas vidas foram para um asilo, e poucas pessoas vem até eles para visitar. Mas a Santidade está em para eles Jesus os chamou tão cedo e pronto. E agora é tempo de estar mais a sós. Mas que não perderam a identidade por isso. Caso contrário estariam trabalhando para si e não para o Reino de Deus, pois se Vivemos ou Morremos é para Deus.

            Jesus está com os discípulos e os ensina que o Reino de Deus é um Patrão que chama os trabalhadores desde a primeira hora até a última e a todos paga o mesmo salário. Esta linguagem simbólica para que todos entendam, na língua deles, sabendo como  é difícil pelo calor ou pela sequidão em Israel,   você ser chamado cedo, naquele sol de quarenta graus. E de repente no final do dia iriam olhar para os recém contratados e cairiam na tentação de se acharem mais importantes do que os outros, pois nós seres humanos somos assim, nós nos julgamos mais importantes porque fizemos mais. Mas daí vem a raíz do ressentimento, da murmuração e da comparação. Mas para Deus todos somos iguais não importa o que fizermos. Aqui está o importante, fazer bem, totalmente focado naquilo que te foi confiado, faça mesmo que sejam pequenas ou grandes coisas, as faça como o Senhor te incumbiu e pronto. O salário é a salvação.

            Quantas vezes nós nos dedicamos tanto na nossa profissão em nos aperfeiçoar, ou nas artes, tanto como pintura, performance, oratória, música e vem alguém e com extrema facilidade sem ter se preparado tanto quanto nós, faz tudo com maestria e nós ficamos assim, chocados. Quando nossa identidade está na nossa atividade, diante de alguém que faz tudo aquilo com o pé nas costas e melhor que a gente corremos o risco de nos perder e pior de nos sentirmos sem VALOR.

            Quando podemos nos olhar como Jesus se olha. Jesus não tem o menor problema de ser ameaçado como nós somos. Em Filipesenses 2: 1-11:-  Porque  Jesus sendo Deus (igual), se despiu desta condição e veio habitar no meio de nós! Por causa de nossos pecados, Ele tomou a iniciativa de vir habitar entre nós para mostrar-nos o Caminho e revelar em nós nossa Identidade. Jesus se fez escravo para nos libertar.   Porque Jesus sabe quem Ele é , sua identidade é imutável.

            No início da vida Pública de Jesus, Ele vai ao Rio Jordão e ao ser batizado por João Batista, sobre Ele desce a Glória de Deus, e sobre Ele todos ouviram a voz de Deus dizendo: – Este é Meu Filho muito amado, em Quem Eu pus minha confiança!  Jesus o tempo todo de sua vida conosco, nos ensinou a nos relacionar com Deus , não como alguém longe, mas chamando-o  de Papaizinho ( ABBA). Ninguém jamais havia chamado Deus, palavra até para os hebreus impronunciável, como muitas consoantes, por reverência, e Jesus o chama da Papai! A única oração que Jesus nos ensinou começa com Papai! Assim Ele nos ensina a nos relacionar.

            Esta parábola nos mostra o caminho de cada um de nós rumo a nossa salvação. Os que foram chamados precocemente são as crianças batizadas e os últimos são o que encontraram Jesus e foram batizados talvez num leito de morte, numa doença terminal. O salário, ou seja, Denário, um denário quer dizer Salvação, por isso todos recebemos o mesmo, Denário também pode ser traduzido como Vida Eterna. Salvação é ADOÇÃO. Quando recebemos o Denário, nos transformamos em Filho e não mais servos. Deus nos fez suas crianças, Seus filhos. Ele nos fez como Seu Filho! Como Jesus! O que Jesus sempre foi, nós nos transformamos por GRAÇA! Então o Batismo é GRAÇA! Deste modo nós temos pelo Batismo uma Identidade imutável! Nossas coisas e atividades sim são mutáveis, mas nossa identidade não muda nunca! Pois fomos transformados pelo nosso Batismo!

            Há uma história bastante pitoresca mas que cabe aqui. Uma menina que tinha muitos irmãos. Em todo Natal ela colocava na cabeça o preço de todos os presentes que cada um de seus irmãos ganhava para no final saber quem os pais amavam mais! Por este exemplo vemos alguém, claro ainda uma criança, mas que via sua filiação não como filha amada mas como serva, pois se baseava em presentes o amor dos pais. Nós muitas vezes fazemos isso. Nossa relação com Deus, nossa identidade, ou seja como nós olhamos para nós deveria ser inabalável, ou como Jesus olha para si mesmo com os Olhos do Pai! Nós não atualizamos este Olhar poderoso e amoroso sobre nós! Por isso nossa identidade fica vulnerável.

            Hoje eu convido você para que a partir de hoje nem que seja 15minutos todos os dias, aparte de suas atividades para estar com Deus! Não importa como! Afaste das multidões como Jesus fazia e fale com Deus! Como Jesus nos ensinou, pode ficar durante todo este tempo chamando Deus de Papai. Como filho ou filha você pode chamar de Papai e com este Papai tão amoroso, abra seu coração e conte a ele sobre tudo que está vivendo! Antes que seus pensamentos vierem para seu cérebro Ele já sabe, então a resposta será instantânea. Não canse de chamar Deus de Papai ou Pai ou Papaizinho! A sua oração estará como filho se ela for como um filho que chama seu Pai que está bem perto, por isso não precisa gritar, pois Deus está ao seu lado, ao menor dos seus sons Ele alcança. Buscai o Senhor enquanto Ele está próximo!

            Olhemos para nós mesmos com os olhos de um Pai Amoroso!

 

 

Oremos: Abbá ( Pai) Amado, hoje eu quero te pedir, assim como os discípulos, ensina-me a Orar. Papai, eu hoje quero te pedir, para restaurar em mim o primeiro amor, no momento do meu batismo. Quero te agradecer toda a oportunidade que tive e tenho de colocar em prática seus pedidos e alcançar o coração dos meus irmãos que sofrem e os que não sabem que o Senhor é Pai, e é próximo. Pai em tuas mãos entrego meu coração! Cura-me Senhor, Restaura-me Senhor!  Amém!