SUFICIENTE: NUNCA SERÁ O SUFICIENTE

 

 

 

 

SUFICIENTE: NUNCA SERÁ O SUFICIENTE

 

                                      

           

                       Estamos num tempo, em que as pessoas muitas vezes querem o controle das coisas, o alcance de tudo em suas mãos ao infinito e além. Mas como ter tudo em suas próprias mãos? Isso é insano. Não podemos pensar em tudo, cuidar de tudo, enfim. As pessoas ficam olhando por exemplo para Media Social e se comparando, pensando consigo mesmas, eu não estou fazendo tudo o que eu posso fazer. Pessoas se questionando porque não estão fazendo o suficiente. Mas a questão é : – O que há de errado em não fazer o suficiente? Não somos robôs, temos nossas limitações e nem sempre as coisas saem como desejamos. Ficamos às vezes nos perguntando: – Como esta pessoa consegue tempo para tanta coisa, para sair, para fazer esportes que requerem tempo, para estar sempre elegante, sempre arrumado(a), sempre saudável, sempre alerta sem sono, quantas horas do dia esta pessoa tem?

            Em nossa cultura  vivemos neste lugar, onde estamos sempre nos sentindo DEFICIENTES. Porque em nossas vidas, nós não poderemos fazer tudo de maneira suficiente. Suficiente será suficiente em algumas vezes mas não em todas.

                       Falando sobre fé, isso é um grande perigo, porque ficamos cobrando que não estamos rezando o suficiente. Nós ficamos achando que conseguimos fazer tudo. E caímos na real de que não podemos fazer tudo, porque não podemos fazer tudo. E também fazer tudo não seria o objetivo. Pois fazer uma coisa realmente relevante seria o objetivo.

                       O objetivo é fazer o que é certo para atingir o objetivo. Fazendo uma coisa certa neste caminho coloca o resto em ordem, ou seja, coloca as coisas em sequência na forma correta. Interessante saber, o grande mandamento de Jesus é Amar a Deus sobre todas as coisas e Amar os outros como a si mesmo, faz com que tudo se encaixe da maneira correta. Pense comigo, a obstrução disso acontecer está sempre nas razões que colocamos e que sufoca este Amor. A pergunta então é : O que estamos fazendo hoje que está sufocando o Amor?

                       São Paulo em Tessalônica, vai dizer que este povo é maravilhoso, especial, super admirado, mas o que sufocava Deus neles era a idolatria. Quantos ídolos hoje estamos colocando e sufocando Deus e o Amor em nós? Talvez a indiferença? Há uma coisa hoje em minha vida  que é incompatível com Amar a Deus sobre todas as coisas? Quando mudamos esta coisa em nossa vida o resto se torna óbvio para nós.

                        Falando sobre isso vem o Efeito Diderot( filósofo francês que amava viver na miséria), e um dia ele recebeu uma desafio pois era o   casamento de sua filha e ele tinha que dar alguma coisa para ela como dote. Tendo ele tantas coisas boas a serem vendidas acabou recebendo de Catarina II ( Russa) uma compra de uma obra sua, ela o pagou muito bem. Com o dinheiro que recebeu não somente deu dote a sua filha como resolveu dar uma volta e ver algumas coisas que estava necessitando para comprar e descobriu que uma coisa levava a outra e a isso descreveu como Efeito Diderot(como se fora efeito em cascata). Porque mudou uma coisa, as outras se tornaram óbvias.

                        No lado positivo do efeito Diderot, quando mudamos uma coisa em algo bom, o resto ficará óbvio. Começamos a fazer exercício e logo descobrimos que necessitamos uma alimentação mais saudável. Algumas músicas fazem isso assim conosco, e vamos mudando nosso gosto, quão melhor vamos conhecendo música de qualidade. 

                        O que é mais difícil para me fazer amar mais a Deus? O que faz crescer  o Amor a Deus?  Oração, jejum e penitência. Muitas vezes é difícil fazer estas três coisas. Mas precisamos de Objetivo para que isso naturalmente aconteça. Uma coisa é importante neste caminho. Quando olhamos para isso precisamos definir três coisas em nossas vidas para aumentar este amor:

‘           1) Estado de Vida : Se estamos solteiros, na faculdade e quando estamos casados com filhos recém nascidos e assim vai.

            2) Circunstâncias da vida: Quando estamos doentes, sobre um leito de hospital. Estou perto de entregar uma tese de doutorado, etc.  

            3) Tempo de sua vida: Uma mulher que está com cinco filhos menores de 12. Estará o tempo todo cuidando de filhos.

                       São Paulo da Cruz dizia : Quando o assunto é oração: Dê a você o descanso que você precisa. Peça a natureza que te ajude a louvar a Deus. Ouça a Palavra de Deus através das flores, dos jardins, dos pássaros, enfim da natureza. Por isso o tempo de oração não deve ser pesado. Quando pensamos em fazer todas as orações, ladainhas, novenas, terços, e ainda nos sentirmos que não é o suficiente, estamos prestes a cair no desânimo e nos falta sabedoria para enxergar que o que nos afasta de termos momentos maravilhosos com Deus todos os dias e podemos fazer isso de maneira mais inteligente sendo mais Específicos. Decida sua oração não a noite quando está cansado, nem de manhã ao acordar. Faça após sua primeira aula na escola, na faculdade, no mestrado ou após a primeira parte da reunião, pois já estaremos muito mais alertas. Decida o que fazer pois é importante: Escolha uma coisa e a faça direito, seja : Um rosário, ou uma leitura da Bíblia, uma novena, enfim faça uma coisa mas a faça bem, como São Francisco fazia.

                       Uma vez tomada esta decisão agora você precisa fazer um compromisso para  ser consistente. Nesse momento você acaba de estabelecer uma aliança com Deus. Faça ações de Amor todos os dias. Pais que decidem por fazer ações de amor quando é necessário,  não importando o que estão sentindo, amarão mais seus filhos. Ações de amor, independe do fatos, fazem crescer o amor. Assim o Amor cresce constantemente em suas vidas.

                       Santidade é isso, é fazer a vontade Deus como Ele quer, porque Ele deseja.

                       Não são as coisas que nos fazem Santos, mas Deus nos faz Santos. Deus que faz o Amor crescer. Por isso que fazendo uma coisa de maneira concreta, estaremos colocando Deus sobre todas as coisas e as outras coisas entrarão em harmonia. Deus colocará Amor onde em nós não está havendo agora, neste momento, pois Deus é Amor, e sabe onde sentimos esta necessidade constante desse Amor que não extingue nunca pela vontade Deus. Deixe-se abrasar pelo Amor de Deus que hoje quer definitivamente morar, habitar em cada um de nós!

                      

                      

            Oremos: Abbá ( Pai) Amado, hoje eu quero te pedir que Sua Alma Santifique-me. Vem Espírito Santo Criador, restaurar em mim o primeiro Amor. Vem Espírito confortai-me de todas as minhas lutas diárias. Derrame sobre cada um de nós o Seu Amor! Deixe-me Senhor fazer as coisas como o Senhor deseja, quando o Senhor desejar, e as fazê-la de coração aberto para que o Seu Amor preencha todos os meus vazios. Fortalece me Senhor para os desafios de cada dia, para que minha vida seja a minha grande oração, refletindo este Amor que o mundo não conhece, para que mais almas sejam direcionadas ao Seu Amor, que deseja ser eternamente ser Amado!  

Pai em tuas mãos entrego meu coração! Cura-me Senhor, Restaura-me Senhor!  Amém!