GASTAR OU DESPERDIÇAR ( NÃO DESPERDICE SUA VIDA)

                                      

           

            Algumas pessoas simplesmente passam pelas suas vidas assistindo a vida dos outros. Mas tem algumas pessoas, que tem uma sensibilidade para gastar sua vida e não desperdiçar. Estas pessoas sabem fazer planos, traçam objetivos, se doam aos outros e têm sempre um olhar para o horizonte. Certa vez um rapaz, Tedley Ounces, após um acidente de carro resolveu, em sua idade juvenil fazer uma lista das coisas que ele deveria realizar, desde encher duas cestas de lixo em coisas legais de Nova Iorque após degustar estas delícias no Central Park, até cruzar a Groenlândia, erguer uma empresa de expressão no pais,  valendo milhões de dólares e fazer algumas coisas muito pelas  pessoas carentes.  Eram 101 coisas para fazer antes de morrer. NO final ele conclui que o que na realidade ele desejava era viver a vida como um presente, e que mostraria as pessoas o quanto elas podem realizar se tiverem objetivos e não viver a vida sem significado. O QUE EU ESCOLHO FAZ A DIFERENÇA

                       Muitas pessoas olham para trás na vida e concluem como desperdiçaram ela.  Não desperdice sua vida. Não fique repetindo que não faz diferença as coisas, pois tudo faz diferença. Muitas pessoas na cultura ocidental vivem na ilusão de que podem fazer tudo o que quiserem, porém essa é uma grande mentira. Você não pode fazer tudo o que quiser pois o tempo se esgota e ninguém conseguiria fazer tudo que deseja, além disso nesta frustração faria ainda menos do que era para fazer.

                       As nossas vidas são limitadas, por isso devemos estar preparados para as ações.  Olhando para a Escritura Sagrada que diz quem são as virgens prudentes. Aquelas que guardam combustível para hora certa, a hora da chegada do noivo. A nossa vida é a espera e o tempo de chegada a nossa meta.  Não podemos agir como se não esperássemos o nosso Noivo, que  é o próprio Deus nos visitando. Gastar a vida ou desperdiçar?

                       Nós vivemos dizendo que precisamos de mais tempo. Mas seguramente se tivéssemos mais tempo continuaríamos a desperdiçar o tempo.  Quantos de nós hoje estamos gastando nosso tempo inutilmente em jogos, shows e Netflix. Vá até o website :  Tiii.med e veja quanto tempo você perde na frente da TV vendo um show ou um seriado no Netflix. Que desperdiço. Olhe para certos programas e vai ficar chocado pois o resultado passa dos três dias!!! Quanto tempo desperdiçado! Bingo!

                       Media social nos leva aos maiores desperdícios de tempo de toda história. Além de nos isolar dos próximos ainda nos causa problemas visuais. Eu convido você a reparar que na maioria das vezes que estamos mexendo no Instagram, Facebook, Youtube,  WhatsApp, na verdade estamos de curiosidade e não porque aquilo é relevante. Mas a hipocrisia humana sempre tenta justificar dizendo que algo interessante sobre alguma inspiração que a pessoa está vivenciando naquele tempo. Mentira, é quase o tempo todo curiosidade. Desperdiçando nosso tempo. Sêneca filósofo romano dizia, que não é a vida que é curta, mas nós desperdiçamos a maioria do tempo. A vida é longa se nós soubermos como gastá-la.

            Falando agora sobre uma comparação entre nossas vidas e as dos fisiculturistas. A diferença é que eles estão sempre buscando uma vida e uma imagem de si próprios que eles conseguem se projetar para ter aquele tipo de corpo. Nós não conseguimos projetar o que queremos ser. Nossas decisões determinam nosso destino. Nossa visão foca nossas decisões.

                       Voltando as Escrituras nos deparando com as 10 virgens, sendo a metade prudente e outra metade não. A ideia aqui que Jesus nos passa é na verdade quando a morte chega, quem está preparado e quem não está. E quem não estará preparado ouvirá da boca do Senhor: – Eu não te conheço.  Desta frase tão forte vem a reflexão sobre se estamos ou não com o óleo das virgens em quantidade suficiente, ou seja, como está o nosso relacionamento com Jesus hoje?  Então óleo quer dizer obras de amor por Jesus  e aos outros, luz para o mundo, óleo quer dizer o quanto passamos por esta vida amando, ainda mais, aos que mais necessitam deste amor, aos mais difíceis. Óleo significa também missão. Por isso,  a pergunta nos remete ao inicio desta reflexão: Gastar ou Desperdiçar? Não perca seu tempo com conversas vazias, com pessoas vazias, realce sua vida com conversas sadias, conversas que levam a refletir.

                       Minha pergunta neste final, vem provocar uma reação em cada um de vocês: – Eu estou em frente a TV, ou tela de computador ou ainda pior, smartphone, já é tarde, porque não desligo e vou dormir? Assim eu começo a descobrir que me desobedeço a todo momento, e estou passando a minha vida não fazendo o que eu tenho quer fazer, nem o que desejo fazer. Olhe para última semana sua, você realmente fez o que você deveria fazer? Como vencer esta inutilidade, simples como o homem do início da reflexão, faça um painel de coisas que você necessita fazer no dia de hoje e na semana e vá trabalhando tudo continuamente. Podemos começar descrevemos hoje como seria sua Semana mais legal da sua vida. Como seria?

                       Para se tornar muito bom em uma coisa, não basta apenas um tempinho. Você pode até aprender a fazer aquilo, mas não de forma excelente. Para tal são necessárias dez mil  horas de prática. Para se tornar apenas razoável naquilo, são necessárias vinte horas.  O melhor momento de se plantar uma árvore é vinte anos atrás. O segundo melhor momento é Agora! Steve Jobs quando foi recontratado pela Apple, para livrá-la da ruina, ele disse: As pessoas acham que focar em alguma coisa é dizer sim para aquilo que precisa de foco, mas em empresas, focar é dizer Não a outras boas ideias ao redor.

                       Para finalizar, quando falamos de Sabedoria, falamos de personificação de Deus! Quem procurar a Sabedoria vai encontrá-la! Buscando onde o Senhor está, Ele te dará Sabedoria, como Salomão.

                       Desta forma, vivam suas vidas como vocês foram chamados e não desperdicem um só segundo neste caminho para a Eternidade! Vivam sempre este dia como ser fora o último e desta forma o Senhor que vê tudo mesmo no oculto vos dará a recompensa! Amém!

Oremos: Abbá (Pai) Amado, Neste lugar onde o Senhor desejou que eu estivesse hoje, fala no meu coração! Senhor não deixe que eu mergulhe no mar do desperdiço. Não deixais Ó Pai que eu me perca de suas mãos que me socorre, que me conforta e que me frutifica. Sim Senhor eu quero gastar minha vida, consumir minha vida como Vela que queima no altar, me consumir de amor! Tu és o meu tudo, e por isso consagro minha vida hoje ao seu coração para que eu não me perca de ti. É no Senhor que eu confio e nada temo!  

Pai em tuas mãos entrego meu coração! Cura-me Senhor, Restaura-me Senhor!  Amém!