Jesus é o Kyrios

Kyrios – Ele é o Senhor o único e Poderoso Rei. Jesus Cristo é  Rei para sempre

 

Hoje é o dia do ápice de todo Evangelho. Cristo é Rei. Fim do ano Litúrgico. Esta festa nós no mundo ocidental temos problemas. No Brasil nós quebramos a monarquia para se tornar República. Mas Reinar é o poderoso centro da Bíblia. Quando nos transportamos para do Genesis a Revelação entendemos o Reino de Deus.

         Começamos pelo Gênesis onde há a grande procissão da Criação até chegar a criação do Homem à Imagem e Semelhança da Trindade. Adão enquanto fruto deste Reinado, Reina com todas as caraterísticas de um Reinado poderoso e eterno, com compaixão, com cuidado, com justiça e poder. Contudo, ao querer ser como Deus, Adão cai na corrupção do Reino. Como todo Reino em queda tudo se desintegra dando lugar ao pecado e suas concupiscências. Adão agora tenta governar o mundo não com os propósitos de Deus mas  com seus próprios desejos. Quando o Reino vai mal todo o povo vai mal.

 Assim vão seguindo na Bíblia vários Reis e Reinados, de Abraão, Isaac, Jacó, José, Moisés, Josué e até Saul, até chegar o grande Rei de Israel Davi. Este é um grande Rei até se unir a Beshiva e cair como homem e como Rei. E aí vem Salomão que começa muito bem mas que chega a se perder e dividir seu reino norte e sul, ambos muito maus. Então vem vários Reis, tentando ser um novo Davi, mas caem em seus próprias Vicitudes e fragmentações, deta forma foram  se perdendo. Assim se deu ao longo dos anos até chegarmos ao clímax desta evolução, até chegar o Rei Jesus, profeta, sacerdote e se apresenta como Rei, não somente Ele mas todas as profecias, todos que presenciam do seu anúncio a Virgem ao Nascimento, tudo naquela Noite proclama Jesus é o Rei! O perfeito  Rei, o Rei Eterno. Vemos estas certezas tanto no Evangelho de Lucas e Mateus, mas Lucas descreve o César o grande imperador Romano e do outro lado um bebê que chega como o Grande Rei! Que ilumina o mundo. Com Ele vem Anjos, exército do Céu.

Mas adiante  Jesus apresenta o Reino de Deus. Traz doze apóstolos para unir o povo de Israel. Jesus vem curando cegos, surdos, paralíticos, une os pecadores com os religiosos para mesma mesa.

         Jesus toma os poderosos do mundo daquela época, militar, fariseus, saduceus, sumo sacerdotes, templo e ao chamá-los em suas hipocrisias, apresenta o grande Reino de Deus, condenando o que, os que os deveria representa-lo o traem, estão agora em corrupção e hipocrisias e heresias.

         Jesus toma toda as forças negras economias, politicas, religiosas espirituais e as vence Reinando na Cruz. O poder de Deus está acima de todos os poderes do mundo. Por isso todos os poderes da terra tentam sempre atentar contra a Igreja Católica. Jesus diz : – Eu vi Satanás cair do céu e todas as forças deformadas. Jesus mostra seu Reinado sobre tudo isso.

         Paulo entendeu tudo isso, e como conhecia profundamente a Torah, na Ressurreição ele descreve Jesus como grande Rei! Reina sobre toda a terra. Jesus vence pelo Poder do Espirito Santo ressuscita dos mortos. Jesus é o verdadeiro Rei. E Pôncio Pilatos escreve sobre a cruz em todas as línguas da época que o novo Rei havia chegado, e ele estava certo! Paulo descreve todas estas observações e afirma Jesus é o Kyrios. Sobre tudo.

         Esta mensagem é revolucionária em todos os tempos especialmente neste momento onde tantos são mortos por amor ao Senhor! Por não renunciar a fé no Cristo Rei! Viva Cristo Rei, ainda hoje é motivo de condenação a morte! Mas o Senhor virá e ele não tardará, e será que encontrará Fé sobre a Terra?