DESPERDICIO: O PREÇO DA PASSIVIDADE – A CONSEQUÊNCIA DA INDIFERENÇA PODERÁ LEVAR A ETERNA SIGNIFICÂNCIA

         Inferno não é somente Real, é uma possibilidade real. Aqueles que o Senhor descreve como sendo condenados, não  porque cometeram algum pecado por si só, mas como resultado da passividade. Pecados de omissão tem efeito não somente nesta vida, mas na vida Eterna.

            Quantas pessoas chegam ao final da vida e como disse nos outros capítulos, ao encarar de frente suas vidas, chegaram a conclusão: Que desperdiço de vida!. O que na verdade desperdiçaram? Desperdiçaram seus talentos e suas disposições, Não rejeitaram a passividade e assumiram suas responsabilidades.

            Olhe por este lado. Quando você morrer imediatamente será esquecido. Por outro lado não devemos ficar olhando para nossa vida, se somos ou não esquecidos, mas se somos lembrados na eternidade. Ter uma vida com significância significa ter tido uma vida trágica, ou seja, que não buscou a santidade em Vida! Nós teremos ao final de nossa vida, um veredito sobre o que fizemos com nossa vida! O que escolhemos, o que fizemos. Nosso veredicto será sobre o que não fizemos, pois nós desperdiçamos nossa vida, não fazendo nada.

 

Todos nós desejamos ter uma vida com significância, uma vida que valesse a pena, com muitas oportunidades, mas desperdiçamos, pelas nossas fraquezas. Isso não depende de Deus, Ele nos escolheu desde a eternidade. Pouco de nós deixará uma marca de vida super especial. Mas somos chamados hoje a acordar para esta realidade. Ser lembrado não que dizer que vivermos uma vida significativa. Mas ter vivido uma vida para ser lembrado na eternidade!

            Deus nos quer mesmo. Deus não quer nos perder. Ele nos escolheu. Ele nos quer com responsabilidade e rejeitando passividade. Deus quer que nós o escolhamos. Deus nos ama. Deus sabe que Ele fez tudo isso para respeitar nossa liberdade. Para Deus nosso valor é  a vida eterna e não morte. Ele quer que vençamos a indiferença. No Evangelho Jesus nos convida a vir ao seu Trono com Ele. Inferno foi feito para seus habitantes e não para os filhos de Deus. Deus não quer perder nenhum de nós. Jesus veio para  os pecadores, para convidar os banidos pelo mundo para voltar ao Senhor. Não há entre os vivos ninguém que esteja fora do Amor de Deus!

            Mas a passividade leva os filhos de Deus para o inferno. Para a ausência de Deus eternamente, pois não rejeitou esta passividade. A pergunta hoje é : Você quer o Senhor?

            Jesus hoje não  é somente o Rei, mas o nosso Rei. Nós pertencemos ou não ao Senhor? Por isso Ele nos convida a rejeitar a Passividade. Jesus nos deu as respostas do nosso exame final. Por isso Ele pergunta no Evangelho do Domingo do Cristo Rei, o que nós fizemos quando o menor de todos  estava preso, doente, abandonado, asilado, surrado, o que fizemos? A Ele que fizemos!

            Qual é hoje na sua e na minha vida a pessoa mais difícil para amarmos? Tenho certeza que é a pessoa que mais precisa do nosso Amor! (Santa Teresa de Calcutá).

            Quem são as pessoas ao nosso redor que estão precisando de nós! Absurdo hoje, 45% de nossa população experimentando SOLIDÃO CRÕNICA!!! Isso  é muito sério! As pessoas têm todas as coisas materiais para sobreviver, mas não estão sendo amadas. Jesus disse isso a Santa Margarida: O amor não é amado.

            Há um casal em Roma, que estão casados há 71 anos. Conhecidos em seu prédio, estão há duas semanas chorando, copiosamente, todos correm para acudi-los pensando em algum crime ou emergência, eles tão velhinhos, e quando chegou o socorro descobriram que eles choravam de solidão.

            Jesus hoje está dizendo para mim e para você: – Eu quero ser seu amigo. Quem está com Jesus tem sempre um amigo fiel. Jesus está dizendo hoje a todos os que se sentem esta solidão; – É muito bom você existir!

            Olhe para todos os seus próximos hoje, e veja se alguém na sua faculdade, ou na escola, ou vizinhança está precisando de Amor!. Somente Seres humanos podem dar AMOR! Somos  as únicas criaturas que podem dar de si mesmos para alguém!

            Diga para alguém hoje: – Posso sentar contigo hoje? Posso caminhar contigo? O que você vai fazer hoje a noite? Posso tomar um chá contigo? Olhe quantos em nossa volta estão esperando nosso olhar, nosso carinho, nossa compaixão, nossa alegria, nossa mão estendida.

            Como eu posso amar meu Rei hoje a noite? Abrace sua significância eterna, rejeite passividade, não seja passivo em não fazer nada e comece a dar de si mesmo aos mais necessitados.

 

Oremos: Abbá (Pai) Amado, neste último momento deste ano litúrgico quero agradecer todos os momentos e oportunidades que o Senhor me concedeu para vencer a indiferença. Senhor eu necessito da sua força e poder para ir ao encontro do outro, e me doar ao outro, tendo uma vida com significado. Eu escolho o Senhor! Somente quero a Ti e que seja o  meu maior prazer fazer a Tua Vontade!  

Pai em tuas mãos entrego meu coração! Cura-me Senhor, Restaura-me Senhor!  Amém!