DIANTE DAS TREVAS, LEMBRAR É A SOLUÇÃO ( PRIMEIRA REFLEXÃO DO ADVENTO)

 

            Algumas  vezes em nossas vidas deveríamos parar para refletir sobre qual o caminho estamos seguindo, para onde estamos indo? Isso é caminho de Céu ou não. Sendo não, qual a correção que devemos fazer.

                                       Hoje gostaria de refletir com vocês a respeito da Escuridão. Pois Jesus no primeiro Domingo deste Advento nos conclamava a VIGIAR! Fiquem preparados. O que ele queria se referir? Ele queria ser referir, o  que todo ser humano sente quando está diante da escuridão. Muitas vezes estou retornando para cidade pela Serra de Teresópolis e de repente me deparo com a condensação, com a neblina espessa, mal posso enxergar. Qual a reação imediata para isso? Ficar em alerta, as vezes até com o alerta do carro ligado para que os outros possam me ver.  Vigiai!

                                       Eu não sei qual a Escuridão que você possa estar passando neste dia mas eu tenho uma palavra para você do Céu: – Vigiai e orai!                

                                       Como médico e muitas vezes trabalhei em emergência desde minha formação, em situação de estresse, de crise diante dos acidentes ou das patologias emergenciais, como fazer passo a passo o que tem que ser feito sem perder tempo e sem colocar o paciente em risco desnecessário.

                                       Dentro deste contexto quando nós examinamos alguém num quadro emergencial, devemos procurar checar o nível de consciência do paciente, se está acordado, se está lúcido, se está orientado, se está cooperante. São escalas de avaliação do nível de consciência como a Escala de Coma de Glasgow. Que varia de 3 a 15 sendo 3 o pior cenário e 15 totalmente lúcido e orientado. Num momento de trauma e de emergência como é importante para o paciente se lembrar de quem ele é, onde ele está e como ele chegou lá.

                                       Em momentos de crise, como é importante para cada um de nós, se LEMBRAR! Neste tempo de Advento, que bom que a Igreja nos convida a parar para nos lembrarmos de como chegamos. Lembrar do passado para a Igreja significa encarar o futuro com coragem e sabendo de onde você está vindo e para onde estão indo! Diferente do mundo secular que para quem se lembra traz nostalgia, e normalmente fica até triste, para Igreja não é viver no passado, é trazer o passado para o presente e se reconciliar com ele, para se mover para o futuro!

                                       Quando alguém celebra um aniversário de relacionamento, seja de namoro, noivado ou matrimônio deveria ser feito de uma forma edificante. Lembrar de tudo como começou, da empolgação inicial, da paixão, dos esvaziamentos, das reconciliações, das brigas, das discussões, dos perdões, das retomadas, dos objetivos, do quanto o amor veio amadurecendo neste tempo, provado pelas crises, financeiras, doenças, acidentes e  acontecimentos. Celebrar este dia é tomar o fôlego necessário para buscar o futuro com esperança e coragem. Assim nos lembramos, para enfretarmos o futuro. Quando se está diante de uma Escuridão a melhor atitude é se lembrar! Como  eu cheguei aqui e como se faz para continuar e vencer esta escuridão até chegar na luz! Meu pai dizia que para se testar a organização de alguém deveria checar a localização das coisas quando não se tem luz, no escuro. Quando você  pode localizar as coisas no escuro você se lembrou de tudo, e para isso é  necessário que esta pessoa esteja sempre obedecendo a uma ordem, uma ordenação, uma rotina, um caminho o qual se pode trilhar até mesmo quando não se tem luz, na Escuridão.

                                       Casais muitas vezes brigam um com outro sempre pela mesma razão muitas e muitas vezes. Por que? Porque não se lembram de como foi a última briga. Porque quem faz isso da mesma maneira sem se lembrar do que sempre acontece é estúpido! Quando perguntamos o porquê estamos sempre perguntando a nós mesmos por que? Exemplo melhor é o marido que é casado há 15 anos e sua esposa sempre está atrasada para as coisas e ele sempre esperando. Por que esquecemos, ficamos irados da mesma forma  com esta atitude,  sempre ficamos novamente irados. Porém quando tomamos a consciência de  que o atraso não mudará, mudaremos  o  futuro, ao invés de ficarmos irritados. Se eu não posso mudar uma coisa eu preciso que as coisas me modifiquem! Esta é a oração da mudança e da lembrança. Lembre-se do passado e se mova para o futuro. Não seja tolo! Não se esqueça das coisas para não se tornar tolo.

                                       São Paulo diz que : Deus é Fiel! Sempre lembre-se disso. Escuridão, Trevas sempre virão. Mas Deus será sempre consistente. Nas trevas não pare, continue a marchar, pois Deus estará atuando. Por que nós estamos sempre pegando a Palavra, todos os dias, para os lembrarmos do quanto Deus é fiel!

                                       Pense no dia que o povo de Deus chega a beira do Mar Vermelho, de frente o Mar atrás o Exército mais poderoso do mundo da época. Coloque-se no lugar deles! O que eles sentiram, nós sentimos todos os dias quando estamos diante de uma situação de Crise e de Trevas. Mas a voz de Deus sempre vai soar aos nossos ouvidos, povo de Deus! – O próprio Senhor irá batalhar por nós! NÃO TEMAIS! Vocês verão a vitória!

                                       Jesus se aproxima da menina que havia morrido e ao proclamar: Talita Kum,  a menina se levantou. Jesus fez caminho onde não havia!

                                       O mesmo nós vemos em João 11-4 onde Jesus diz a Marta e Maria que aquela doença não traria a morte, mas por ela seria Glorificado o Filho de Deus! Lazaro estava morrendo e depois ele morre! Jesus chega e traz Lazaro à vida, quando não havia mais caminho, não havia mais saída! O que Deus tem feito por mim e por você  na nossa vida, perguntemos a nós mesmos. Escreva as coisas e marque com um marca texto tudo o que Deus tem feito na sua vida. Em inglês existe o Rose and Thorn baseado num personagem em quadrinhos que tem duas faces uma boa e outra má, mas o que isso quer dizer é: – Qual o melhor e o pior momento da sua vida e o que Deus fez em cada uma delas. Quais foram as crises e as trevas nas nossas vidas e o que isso mudou nossa vida, nossa maneira de agir, de viver.

                                       Duas irmãs adolescentes tinham o hábito de todas as noites antes de dormir escreverem no diário a pior e a melhor coisa do dia! Em um domingo quando o Evangelho versava sobre as Noivas prudentes e as imprudentes, uma das irmãs pegou uma frase e assinalou: – “Então a porta se fechou! Esta frase realmente é muito poderosa. Deus nos deu a vida toda, umas com muitos anos e outras com menos para escolhermos o caminho do céu e não deixar que a porta se tranque e não abra nunca mais para nós! Nós só temos uma chance para fazer das nossas vidas, vidas com valor para alcançarmos o Céu! Faça da sua vida uma vida valiosa “  E acrescentou uma frase do Senhor dos Anéis, quando Gandolf diz: – “O que nós temos que decidir é o que faremos com o tempo que recebemos !” Esta menina tinha apenas 15 anos e  Câncer! E em pouco tempo depois veio a falecer! Na homilia de sua morte o Arcebispo disse: – “ Nós não devemos educar nossos filhos para viver muitos anos, mas para a VIDA ETERNA!”. Como estamos hoje educando nossos filhos. Estamos dizendo a eles que eles viverão muito tempo e terão tempo para buscar a Deus, ou poderão achar a Porta TRANCADA?  Estamos perdendo a coragem de mostrar aos nossos filhos a frase do Gandolf. Não ensinamos a Palavra de Deus e as contas que vamos prestar! Deus nos quer! Deus nos deseja! Deus nos abençoa a cada segundo para que vivamos e cresçamos no Seu Caminho! Não importa o que aconteça conosco ou com nossos filhos que seja para a Glória de Deus! Esta menina ensinou tantas pessoas em dez meses de sua doença, porque durante  todos os dias com sua irmã achava motivos para escrever sobre alguma coisa muito legal e a outra coisa que não foi legal, mas a cada dia mesmo na escuridão, escrevia! Jamais em só dia ela deixava de se lembrar, pois a lembrança nos faz fortes e nos mostra de onde viemos! Nas trevas somente há um caminho, o caminhar em direção a luz com Deus! Quando estamos na Escuridão não precisamos ver precisamos LEMBRAR!!!

                             Diante desta situação de câncer numa menina de 15 anos todos vão perguntar por que ainda os pais teriam fé. Onde estaria Deus numa situação dessa? Onde? Como Deus não curava essa menina?  A resposta viria lendo o diário desta menina, e toda a sua fé transformada em palavras de consolação a quem se deparasse com o que estava escrito ! Ela já estava pronta para entrar no céu, muito mais do que alguém que vivesse muito mais!

                                       Seus pais já haviam educado sua filha para o céu! Esta é a grande função dos pais, educar para o céu e não para viver muito tempo!

                                       Em tempos de crise, em tempos de trevas, você não precisa ver, você precisa apenas se LEMBRAR!

                                              

Oremos: Abbá (Pai) Amado, hoje eu preciso da Sua Presença poderosa neste momento da minha vida. Sou pessoa fraca e de  inteligência limitada para alcançar todos estes mistérios da minha vida. Sim Senhor, hoje quero te oferecer tudo o que estou vivendo, recebe Senhor esta Escuridão, esta treva que me tira minha visão e por isso preciso aprender a me lembrar e portanto tomar o caminho da Luz! Ajuda-me nesta situação que pode hoje ser uma doença, uma crise financeira, uma provação que parece acima das minhas forças, uma separação, uma dor provocada por um ou uma filha. Senhor eu não estou sabendo educar meus filhos para o céu, ajuda-me Senhor! Fica comigo neste tempo, perto de mim! Perto do seu Sagrado Coração, para que eu mergulhando Nele possa me amparar diante de todos estes desafios e atravessar o Mar Vermelho das minhas provações!  

Pai em tuas mãos entrego meu coração! Cura-me Senhor, Restaura-me Senhor!  Amém!