O QUE TEM TIRADO A SUA PAZ ( SEGUNDA REFLEXÃO DO ADVENTO)

 

                    É possível ter paz no meio da batalha? Paz não é ausência de guerra ou combates ou conflitos,  mas na presença de Alguém maior que a guerra e seus desafios…

                              A paz é encontrada quando alguém está pronto para o desafio atual e já fez tudo  o que deveria ter sido feito. Isto é, envolve principalmente na correta relação consigo mesmo, com os outros e mais especialmente com Deus. Arrependimento leva ao relacionamento correto e a Confissão é o grande presente que Deus tem oferecido a cada um de nós para que encontremos a Paz.

 

                              Santa Joana D´Arc, a donzela de Orleans tinha 17 anos quando recebeu um chamado de Deus para liderar o exército francês, na guerra contra a Inglaterra. Conversando com as pessoas do tempo de hoje, todos vão dizer que esta donzela era francesinha, louca, desvairada e motivada por insanidade. Mas não é a história que a Literatura mais séria nos apresenta. Sim, Sta. Joana recebe o chamado e o coloca em prática. Ela entendeu que todos nós estamos aqui por um propósito e realizar o propósito trouxe a ela, em seus escritos , mesmo nas batalhas,  Paz! Ela tinha paz inclusive enquanto enfrentava os Algozes Ingleses e seus exércitos.  Joana foi  capturada pelos ingleses e injustamente acusada , mesmo em tudo isso ela encontrava Paz! Ela estava em estado de Graça e  dizia:

         – Se eu não estou em estado de graça, Deus me colocou em Sua Graça! A donzela de Orleans tinha 18 anos quando disse isso publicamente.

                             São Pedro nos diz em sua carta, que devemos ser intrépidos para alcançar PAZ ( 2Ped3:8).

                             Paz não é ausência de problemas, estar sem fazer nada, em INATIVIDADE. PAZ não é não estar nem aí, se está em provas finais, ou em entrevista para emprego após a universidade, se der tudo bem e se não der tudo bem também, não, isso não é estar em paz isto é INDIFERENÇA.

                             Paz não é inatividade ou indiferença, Paz te faz mover para estar diante dos problemas com segurança .  A paz é quando você enfrenta um desafio e sente  que  está Pronto, bem postado.

                             Quando um atleta de maratona está para iniciar uma prova e ciente de que  tudo foi feito na preparação de forma correta, como está o atleta? Está em paz, pois fez tudo que precisava ser feito. O contrário é óbvio. Quando não estamos prontos, experimentamos Ansiedade, quando não estamos prontos, ficamos ansiosos e perdemos nossa Paz.

                             Estar pronto, é natural estar em Paz! Pessoas que estão a frente da morte, e mesmo assim estão em paz, experimentam esta paz pois  sabem que estão prontos para morrer, pois dizem que fizeram o que tinha que ter sido feito. Feito o que era necessário.

                             Deus quer que nós estejamos em paz! Por isso sempre nas Escrituras Ele nos convoca a estar em Paz.

                              A primeira coisa que quebra a paz é a Ansiedade. Falta de ação traz ansiedade, inatividade traz ansiedade.

                              Ação é o Antidoto para Ansiedade! Isso quebra a ansiedade e traz Paz! Não garante que você vença, ou que você consiga o emprego,  a nota fora de série, mas traz Paz!

                             Deus não é somente um bom Pai, Ele luta conosco por isso a expressão de quem está em Deus, é exalar Paz! Não importa qual situação esteja passando naquele dia, a Paz repousa sobre os que temem a Deus e andam em seus caminhos!

                             Segunda coisa que tira a nossa Paz é a falta de confiança que Deus esteja conosco. Na nossa última reflexão falamos sobre isso quando o povo de Deus se encontrava diante do mar vermelho com todo o cerco do Faraó, mas Palavra de Deus se apresenta e traz a confiança, faz com que  Deus haja e pela certeza da Sua Presença passaram a pé enxuto pelo Mar Vermelho! Deus quando se manifesta não de detém em generosidade, não faz nada pela metade

                             Quantas vezes nós duvidamos pois estamos em provação real, parece que Deus não está respondendo todos os nossos clamores. Deus nunca está atrasado em Suas Promessas, pois Ele está sempre agindo mesmo que nós não o reconheçamos.

                             No Capitulo 10 do livro de Daniel, Daniel para receber a promessa de Deus, quando ele visualiza a grande provação que o povo estaria sofrendo, uma calamidade iria acontecer. Ele reza por dias, jejua por dias, e não vê Deus agindo, até que tem a visão no dia 24o dia, quando ele tem a presença do anjo, e Deus fala através do anjo dizendo para Daniel que desde sua primeira oração Deus o :ouviu. Ele estará agindo no tempo certo. O anjo diz Daniel: –  Não temais! Deus ouve todas as orações. No mesmo momento pelo rei da Pérsia é induzido por um anjo das trevas e se inicia uma grande batalha espiritual. Os demônios fazem de tudo para retirar dos filhos de Deus a confiança em Deus. Todos nós no nosso dia a dia, estamos sendo tentados para que : a) Não acreditemos em Deus, b) Não confiemos em Deus, c) Não sintamos amados por Deus, d) De que não nos reconheçamos como filhos de Deus.

                              Estamos em uma franca batalha espiritual contínua, e esta batalha quer nos tirar a Paz, mas Jesus nos dá a vitória e restabelece a ordem das coisas e com nosso sim, nos devolve a paz! Duas coisas que tiram nossa paz é Inatividade e falta de relacionamento com Deus, porque quando não nos relacionamos bem com Deus, queremos ser deuses das nossas vidas, e como um deus que se preza precisa controlar tudo, e por não conseguirmos controlar tudo ficamos a mercê das nossas paixões, das nossas ansiedades, das nossas frivolidades e do nosso desespero, muitas vezes traduzidas em doenças  mentais e físicas.

                             A terceira e importante coisa que nos tira a paz é o pecado. Paz não e ausência de guerra, não é a  ausência de conflito, paz é a Presença e a realidade de ter uma correta relação com Deus. Paz também é fruto do relacionamento consigo mesmo( integridade) e com os outros. Esta é a ordem. Ordenando meu coração com Deus eu ordeno comigo mesmo e por conseguinte com os outros.

                             O que significa estar em correto relacionamento com Deus? Significa que você é o que Deus planejou para você, você assumiu o propósito que Deus confiou a você! Como Sta. Joana.

                             O que muitas vezes atrapalha este relacionamento saudável são os problemas de relacionamento. As vezes eu estou com problema de relacionamento com meu Smartphone, ou com meu trabalho, com minha esposa, com meu filho, com meu com meu Colega de Quarto, com meus amigos. Muitas vezes também esses problemas vem do tanto que eu valorizo os que os outros pensam de mim, ou ainda, eu tenho problemas com meu aspecto físico. Pessoas falam mal uma das outras e eu preciso saber entender quando falam de mim e não permitir que isso me tire a paz! Quando alguém fala algo ruim sobre mim eu preciso me perguntar duas coisas: – Isso é verdade ou não? Se for verdade eu preciso ver em que eu preciso mudar. Caso não seja verdade ignorar o que foi falado e não ficar ruminando comigo mesmo ou com terceiros, pois tudo isso tira a paz.

                             Quantos de vocês jovens, que estudam o ano inteiro com seus colegas e vão acumulando problemas de relacionamento, excluem pessoas, não ligam umas para as outras no seu próprio dormitório ou no alojamento.  Quantos de vocês estão em relacionamento amoroso, namorando e não estão tratando uns aos outros de forma saudável e respeitosa. Estes problemas são sérios pois atrapalham a vida do dia a dia, entre idas e vindas, entre crises e brigas, tudo para tirar a paz de cada um. Relacionamentos amorosos são complicados quando são turbulentos.  Tiram a nossa paz.

                             Muitas pessoas estão vivendo como  pessoas casadas sem serem. Querem viver casados antes de serem casados. Estatisticamente e comprovado cientificamente, é a pior coisa que você pode fazer para sua vida futura é namorar vivendo juntos como se fossem casados. Pergunte no dia de hoje como isso estará prejudicando espiritualmente você e quem você diz que ama, que você quer um dia apresentar a Deus Imaculada. O problema é o que fazemos aos outros, quando em sabendo que isso não é santificante ao outro e teimamos  em fazer assim mesmo, pelo nosso próprio prazer, com desculpas de que as coisas mudaram, que agora é assim, e que assim vão sabendo se vai ou não dar certo, podemos afirmar cientificamente que não vai dar! Esperar as coisas faz parte de sonhar juntos e construir um futuro juntos que vai durar, se depender de Deus, nada do que você fizer em Deus irá  falhar! Ele é um pai bondoso mais também Ele sabe educar. Nós muitas vezes dizemos que isso é legal, mas quando temos filhas, mudamos imediatamente de opinião, porque sabemos então como os pais sentem, como as coisas são na verdade e como as coisas sem Deus não prosperam e Deus quer o melhor para nós e isso não é o melhor, por isso perdemos a Paz! Pois não estamos em verdadeiro relacionamento com Deus, nem conosco nem com a pessoa que amamos, simples assim, por isso não há paz!

                             Infelizmente muitos jovens hoje não aprovam e não querem viver o que está na linha acima, mas é a realidade que Deus nos pede hoje, sejamos implacáveis para buscar a Paz! Como mudar esta situação, vá a Confissão para colocar aos pés da Cruz o que passou, onde perdemos o relacionamento com Deus e com os outros. Reconheçamos que estamos levando quem amamos ao pecado, e podemos ser perdoados. Quando vamos à Confissão, glorificamos a Deus, não é um local de vergonha, de perda, mas de Vitória, pois nós honramos Jesus que morreu na Cruz assumindo todos os nossos pecados!  Entregando nossos pecados na Confissão, estamos dizendo a Cristo, Jesus você venceu na minha vida! Pois eu posso pela Confissão nascer de novo, para o Caminho da glória de Deus! Nós não podemos ter medo de ter paz! Pense nisso todos os dias! Eu quero glorificar a Deus, Eu quero Santificar quem está ao meu lado e eu amo e por último quero ter minha consciência limpa, leve para que se o Senhor me chamar hoje eu esteja pronto! Em Paz! Como Joana D’ Arc., que dizia Eu não tenho medo de nada, pois eu nasci para Isso , e quem me confiou esta missão foi Deus!

                            

                                   

                             Oremos: Abbá (Pai) Amado, eu aceito Jesus Cristo como meu Senhor e meu Salvador! Como Daniel eu sei que desde minha primeira oração o Senhor Deus já me ouviu! Que coloca Anjos em minha defesa. Senhor eu quero colocar diante de ti todas as coisas que me tiram a Paz. Todos problemas listados aqui Senhor que me tiram a paz! Tira de mim a Ansiedade, a passividade, minha falta de confiança em ti Senhor e o pecado que está sempre a minha frente. Tira de mim Senhor todas as vezes que eu consciente ou inconscientemente dou ouvidos ao inimigo de Deus em minha vida. Senhor, eu não quero mais ter medo, pois eu nasci para isso, e quem me confiou esta missão foi o Senhor! Não quero mais temer de buscar novo emprego, de lutar contra esta doença, lutar contra  um Vicio, salvar minha família ou quem está ao meu lado hoje. Eu nasci para isso! Para todas as batalhas desta semana e deste tempo, Deus está conosco! Mesmo que esteja nervoso, ou com medo, socorre-me Senhor, pois eu quero estar sempre pronto para minhas batalhas e através delas alcançar a Vitória em Cristo e Glorificar ao Senhor dos Exércitos!

Pai em tuas mãos entrego meu coração! Cura-me Senhor, Restaura-me Senhor!  Amém!