AQUI E AGORA ( TERCEIRA REFLEXÃO DO ADVENTO)

 

                              Quando vivemos continuamente de forma distraídos e incessantemente entretidos com alguma coisa divertida, nós nunca vamos nos encontrar onde os divertimentos são sem fim, mas pelo contrário, estaremos perdendo a capacidade de apreciar as coisas, aqui e agora. Nós somos interpelados nesta semana a alegrar, orar sem cessar e dar graças, como podemos fazer estas três coisas maravilhosas se não conseguimos apreciar nossos momentos?

                             Hoje quero refletir com vocês a respeito do que tem aniquilado muitos dos nossos jovens. Perderam a capacidade de apreciar alguma coisa como preciosa. Antigamente ficávamos nesta época esperando o lançamento de um tal disco de vinil, de um tal cantor, que quando tivéssemos em nossas mãos, provavelmente através de um presente ou amigo oculto, levaríamos para casa e não cansaríamos de ouvir as canções tão esperadas. Hoje os jovens perderam a capacidade de esperar, de gestar algo que é extra do ordinário, que vai além do normal, e, portanto, deveria ser precioso para eles. Mas não, pois tudo hoje é disponibilizado de maneira a atender os desejos de todos, então perdeu-se a graça de sonhar com aquilo.

                             Antigamente na época do Natal se passavam alguns filmes emblemáticos, como o Milagre da Rua 33 ou Rudolph, e era somente nesta época. Hoje qualquer um pode baixar a qualquer hora nas plataformas digitais e assistir quantas vezes quiser.

                             Alguma coisa que era um Evento passou ser uma coisa ordinária, qualquer coisa, sem ser especial. Tudo virou distração. Não acho que isso seja uma coisa ruim, mas a mensagem que vem disso é, nós perdemos alguma coisa mais profunda, nós perdemos a habilidade de apreciar as coisas. Qual foi a última vez que você disse que iria assistir algo na TV que era superespecial e você apreciou realmente aquilo e não apenas por distração. Qual a última vez que você ouviu uma música com os ouvidos do coração e pode sentir a profundidade de melodia e de onde a música deveria te levar.

                             Muitos de nós hoje, não comemos para saborear o que comemos, mas porque está lá. Ninguém mais assiste nada para apreciar mas para se distrair. Esta cultura atual está se tornando Viciada em Distração! Por isso não temos mais espaço dentro de nós para apreciar uma coisa, pois estamos inundados pelo desejo da distração que nos rouba nossos momentos especiais de degustação ou apreciação. Por isso estamos vivendo um tempo da ANEDONIA! ANEDONIA é a redução da capacidade de apreciar as coisas, como são os deprimidos ou viciados em drogas. E de repente estamos presenciando isso na Cultura da Distração.

                             São Paulo nos ensina na Leitura de hoje aos Tessalonicenses que nós devemos: Alegrar sempre, orar sem cessar e dar Graças porque esta é a vontade de Deus a nosso respeito. Nas três coisas há uma em comum, as três coisas nós não precisamos esperar para fazer, pode ser agora.

                             Eu preciso alegrar neste momento, agora. Reze agora. Imagine dar Graças agora, sempre no agora. Não importa o que você esteja passando neste momento, é possível fazer as três coisas. O que impede que você e eu façamos as três coisas agora é: Nós não vivemos neste momento presente!  Nós gastamos nosso tempo tentando ir para outro tempo, para outro lugar, eu tenho sempre uma outra coisa para fazer. Nós estamos tentando estar em outro lugar que este agora. EU NUNCA SEREI CAPAZ DE APRECIAR A VIDA SE EU NÃO APRECIAR O QUE ESTÁ AGORA DIANTE DOS MEUS OLHOS!

                             O que está sendo falado sobre tudo isso é: Deus está aqui e agora!

                             Todos nós conhecemos no Livro do Genesis a história de Esaú e Jacó, quando Jacó se encontra na situação difícil onde se ele voltasse para a cada seria morto por Esaú, e se prosseguisse seria morto pelos inimigos. Então ele resolve dormir, e no sonho ele visualiza uma escada onde partia da terra em direção ao céu e ele viu os anjos de Deus descendo e subindo onde ele estava. Então ele brada; Deus estava neste lugar e eu não o vi!!!

                             Isaias também confirma; Deus está aqui e agora. O problema é que nós não reconhecemos esta realidade. No Evangelho deste terceiro Domingo do Advento quando os fariseus chegam para João Batista e perguntam se ele seria o Messias, João responde: – Ele está no meio de vocês e vocês não o reconhecem.

                             Como nós podemos fazer as três coisas que São Paulo pede hoje? –  Simples, vivendo aqui e Agora. Porque Deus está aqui, porque Jesus Cristo está no meio de nós!

                             Hoje eu sugiro a todos que tentem nesta semana, neste tempo favorável, apreciar este dado momento! Pois este momento não poderá ser repetido. Então aprecie este momento, curta este tempo do jeito certo. Talvez você hoje precise de ficar perto de alguém pela última vez e não sabe. Quem de nós não daria uma fortuna para estar só mais um pouquinho junto daquele que amamos, antes que ele se parta para a eternidade?

                             APRECIE ESTE MOMENTO AQUI E AGORA.

                                           

                             Oremos: Abbá (Pai) Amado, eu te peço hoje que retire dos meus pensamentos toda Anedônia, toda a incapacidade de apreciar as coisas, e são tantas as coisas que o Senhor me convida hoje a apreciar. Eu quero alegrar-me sempre, em todas as circunstâncias, mesmo na tempestade ou mesmo na dor. Ensina-me a orar incessantemente, Senhor mesmo quando é tão mais difícil, mesmo que o mundo venha me requisitar eu preciso orar sem cessar. Ensina-me Senhor a dar graças, porque esta é a vontade de Deus a meu e ao vosso respeito!

Pai em tuas mãos entrego meu coração! Cura-me Senhor, Restaura-me Senhor!  Amém