LIBERTOS PARA SERMOS CONDUZIDOS

 

 LIVRE PARA SER SEGUROS

 

                  Continuando nossa reflexão sobre discipulado, já falamos anteriormente sobre ser Cristão não é ser simplesmente ser bom. Na verdade o que quero refletir com você hoje é sobre se ou não você se deixa aproximar do Pai Eterno, a ponto Dele te carregar.

                  Muitos de nós hoje nos encontramos divididos, amedrontados e escravizados ou acorrentados pelo pecado que traz o medo e o enfraquecimento. Basta uma Palavra e Jesus pode nos libertar, como libertou aquele homem que vivia assim e estava na Sinagoga naquela tarde e gritou ao ver o Senhor: – O que queres de nós Jesus de Nazaré, o Filho de Deus. Ele representa cada um de nós enquanto estamos ligados ao tentador, por isso o plural. Nunca olhe para este homem, que era uma pessoa e não um personagem fictício, como se você alguém distante de você, ele era um homem como eu e como você, e pense que nós somos assim. Somos assim, enquanto estamos ligados ao pecado e suas servidões, e acostumados a servir, pois mendigamos alguma coisa. Jesus hoje te convida a ser liberto para ser Seguro e não preso para ser escravizado, a escolha é sua! Vem comigo nesta reflexão.

                  Seguir a Jesus, não é ser chamado a ser apenas bom, a algo muito maior. Não é apenas comportamento, mudar o que fazemos, é deixar Jesus agir para assim  nos tornarmos alguém NOVO.

                  Eu preciso ser livre hoje para ser alguém melhor para os outros. Por que não somos livres ainda? Porque carregamos muita coisa ainda em nossas vidas que não nos permite sermos livres. Lembra da meditação de semanas atrás onde falamos que somos livres para romper nossas virtudes mas não somos livres para livrarmos de um Vicio, pois ele nos escraviza? Só Jesus é capaz de nos libertar, como diz a Palavra e sermos realmente livres.

                  Alguns anos atrás veio a história de Dick e Rick Hoyt ,ou melhor Team Hoyt. Rick foi acometido por uma Hipóxia no momento de seu nascimento( falta de oxigênio no cérebro) e pelas lesões cerebrais perdeu movimentos e prejuízos cognitivos. Seus pais apenas com 22 anos, Dick and Judy foram questionados se não queriam colocar o filho em uma Instituição para ser cuidado, mas eles disseram não. Este é o nosso filho, mesmo com Paralisia Cerebral, nós o  cuidaremos. Eles fizeram todo o esforço nos anos seguintes para que Rick pudesse se socializar, aprender alguma coisa mesmo ouvindo todo o tipo de comentários improdutivos. Através de todo esforço sobre-humano eles ajudavam Rick a se desenvolver, inclusive alfabetizando -o. Quando aos onze anos eles descobriram que através de uma linguagem dos olhos ele podia soletrar as palavras, então ele poderia seguir na educação. Com onze anos ele entra para escola contrariando as falsas previsões, e em todo este tempo ele sabia o que ocorria ao seu redor, para a surpresa de todos que achavam que o menino era alienado mental .

         Aos 13 anos de idade, um acidente trouxe uma paralisia a um menino de sua cidade que, era atleta. A cidade então se mobilizou com uma Corrida para angariar fundos para ajudar o menino que se tornara paralítico. Rick então se comunica com seu Pai Dick e diz:- Pai eu gostaria de correr esta maratona! Seu pai na época estava com 32 anos. Dick então se mobilizou para fazer tudo para que pudesse correr acoplado a cadeira de rodas do filho. Esta foi a primeira corrida do Team Hoyt, e hoje 72 maratonas depois, além 97 meia, 13 Iron man. Dick faz tudo isso carregando Rick. Team Hoyt é Pai e Filho. Rick hoje pode fazer tudo isso deixando seu pai estar tão perto dele que podem ser um único corpo a se deslocar e a completar estes desafios atléticos.

                  A mesma imagem temos hoje do ser Cristão. Somente conseguimos transmitir nossa verdadeira imagem se temos esta intimidade e proximidade  com o Pai Eterno. Ser Cristão não é apenas ser bom, mas é ser melhor para os outros e ainda mais, ser Livre para poder ser Segurado, ser suportado, ser carregado pelas Mãos de Deus. Isso é ser Carregado!

                  Mas nós, em muitas coisas na nossa vida não podemos ser carregados pois estamos limitados a sermos presos as certas coisas dentro de nós.

                  Voltando as Leituras do último Domingo encontramos um homem possuído por um demônio que diz: Marcos 1:21-28: O que quer de nós Jesus de Nazaré, você veio para nos destruir, eu sei quem você é?  

Tudo que este homem fala é importante pois nos coloca nos mesmo lugar: Divididos, amedrontados e acorrentados pelo pecado. O pecado nos divide, e cria em nós uma imagem falsa de nós, ou seja por isso o plural, porque agora divididos somos dois, um  Eu verdadeiro e um Eu falso.  

Podemos refletir hoje quantos estão por aí, criando um imagem falsa de si mesmos, seja em que situação de vida estejam vivendo. Quando criamos um Eu  falso, como nos ensina Thomas Merton, um grande Monge Cisterciense, escreve que o Eu falso é tudo aquilo que eu imagino ser, justamente fora dos desígnios de Deus. Meu Eu falso está fora do coração de Deus, das mãos de Deus. Esta versão falsa nossa na verdade não Existe, é uma construção, e é falsa. Esta versão não pode ser segurada, não pode ser carregada, então não pode ser Amada pois Deus não pode amar o que não existe, o que é falso, o que é irreal. Claro que Deus amaria se pudesse, mas Ele não pode negar a si mesmo. Ele somente ama o que é Real. Talvez isso seja importante para você hoje ouvir hoje. Deus deseja constantemente nos tornar apenas um. Nada dividido mas inteiro. Temos que parar de ter essa ideia estranha de Cristianismo de que Deus nos ama, mas ele vem tirar o que nós gostamos. Pois pensamos quando se diz, que veio para destruir, esta frase nós repetimos quando achamos que Deus vem tirar as boas coisas nossas, pois estas boas coisas nós pensamos que é, mas a vida vai mostrar na frente de que não era.

                  Claro que a resposta de Deus é : – Claro que eu não vim te destruir meu filho amado, eu vim para lutar ao seu lado na verdade para te carregar nas minhas mãos. Eu  vim destruir o que te escraviza e te acorrenta. Eu vim destruir aquilo que hoje te impede de ser VOCÊ. Eu vim para te libertar. Nos somos  divididos e amedrontados porque somos presos,  acorrentados. Eu venho destruir aquilo que afeta o que causa sua escravidão, diz o Senhor.

                  Síndrome de Estocolmo, o que vem a ser isso? –  Há 40 anos atrás em Estocolmo Suécia, dois ladrões mantiveram seis reféns em suas mãos após terem assaltado um banco. No entanto, enquanto prisioneiros se afeiçoaram aos bandidos. Foram libertos, mas já tinham criado uma relação afetiva com os ladrões, eles se identificaram com os ladrões. Essa situação acontece quando você está no limite da vida, e alguém que te tortura de dá migalhas de esperança, pequenos agrados. E cria esta situação.  Isso nos dias de hoje considerando Relações Humanas vemos muito isso prosperar, como exemplo, um relacionamento com outra pessoa que somente te dá migalhas. O que as pessoas pensam, é o que seria se estivesse fora deste relacionamento e então se mantem assim, com medo. Jesus vem te libertar e você pensa que Ele vem te destruir e na verdade vem te libertar verdadeiramente.

                  Quando nós fomos batizados somos libertados de tudo que pudesse te acorrentar, e todos os dias podemos ter a mesma libertação na Confissão. Todos os dias na sua vida que se sentir dividido, amedrontado e acorrentado venha à Confissão. Ouça as Palavras mais poderosas do mundo. Eu te absolvo. Seja livre para ser carregados , seguros pelas mãos de Deus. Isso é Paz.

                  Fé é isso é agarrar em Deus por inteiro e ser abraçado e carregado por Deus por completo, sem limites, sem restrições, sem divisões.

                  Todos os dias nós temos que lutar contra nossas fraquezas, todos os dias pedimos a Deus para sermos melhores cristãos, profissionais, esposos, pais,  irmãos , filhos, amigos…

                  Olhando para Dick e Rick não temos nunca a impressão de quem carrega se cansa ou se esmorece no carregar. Rick sempre diz a seu pai:  

–        Pai quando eu corro contigo eu nunca me sinto um paralítico.

                  E você, quando é carregado por Deus se sente paralitico? Minhas fraquezas quando Deus está me carregando me faz não senti-las e assim  não me sinto fraco nem trôpego mais. Eu somente preciso pedir ao Pai, me Ajude, Socorre-me Senhor, pois quando sou fraco é que sou forte pois o Senhor vem em Socorro das minhas fraquezas ( 2 Cor 12) …Seja Livre em Deus! Por isso Jesus disse: – Se eu não vos libertará vós não sereis verdadeiramente livres ( João 8:36)!

                 

                           Oremos: Abbá (Pai) Amado, eu te peço hoje, que venha nos visitar em nossa Sinagoga, no nosso templo que é nosso coração. Venha Senhor e toma todo este lugar com Seu Poder! Reina aqui Senhor! Restaura nossos corações de toda divisão, de todo medo e de toda a escravidão! Liberta-nos de todo pecado e expulsa de nossos corações tudo aquilo que tem contribuído para estejamos ligados ao tentador e suas malícias. Purifica o nosso coração, para que possamos de mãos e corações limpos sermos a verdadeira imagem do nosso Eu, e não mais um Eu dividido predominando um Eu falso que não pode ser amado, pois é irreal. Liberta-me de tudo aquilo que me afasta de mim mesmo, para que eu não caia mais nas armadilhas do tentador, e não mais deixe de ser carregado por Suas Mãos.

Pai em tuas mãos entrego meu coração! Cura-me Senhor, Liberta-me, Restaura-me Senhor!  Amém