TRANSPARÊNCIA E VULNERABILIDADE ( A RAÍZ)

 

 

 

                  Dando seguimento a nossa reflexão sobre ir ao encontro da Raiz, do coração e no Deserto neste tempo propício. Hoje o assunto É Ser HONESTO! Muitas pessoas acham que é extremamente difícil ser honesto, mesmo com eles mesmos. Porém se nós não passarmos da superfície em direção a nossa Raíz, do que é verdadeiro em nossos corações, não somente nós não nos conheceremos, como também ninguém nos conhecerá.

                  No nosso relacionamento com Deus precisamos e é uma urgência sermos Honestos com o que está em nosso coração, e sendo assim precisamos nos confiar o que temos em nós mesmos, o que encontramos neste encontro e endereçar ao Senhor! Deste modo nos tornamos vulneráveis o suficiente para receber o Seu Amor!

                  Por quê Deus nos fez imperfeitos? Para dependermos do Seu Amor que sempre nos transformará. Todo ateu inconscientemente bloqueia que todo o Amor de Deus transpasse seu coração. Vivem enjaulados em seus Egos, sem serem transformados, porque não aceitam ser vulneráveis, porque confundem isso com deixar de ser forte, enquanto São Paulo responde dizendo que “ Quando sou fraco é que sou forte pois o Senhor vem em socorro das minhas fraquezas”! 2Cor12.

                  Muitas vezes dizemos coisas às outras pessoas e não pensamos, mas é sério. Quantas vezes perguntamos: – Posso ser Honesto? Como assim, porque precisamos perguntar se podemos ser honestos, e não sermos honestos o tempo todo! Por que isso para nós é estranho? Porque antes de ser honesto com alguém eu preciso ser honesto comigo mesmo! Porque nos remete a nossa profundidade e não aquilo que representamos no palco da nossa vida.

                  Para irmos às profundezas do nosso coração, dando sequencia a toda esta reflexão iniciada no inicio desta quaresma, vamos em busca da Raíz! E daí vem a pergunta, será que estamos preparados para alcançar este lugar e encararmos o que está lá dentro, longe dos palcos e das nossas máscaras? Será?

                  Muitos de nós temos certeza que é impossível chegarmos neste lugar tão profundo. Porque quando vamos além da pele, na profundeza do nosso coração, é neste lugar que somos testados, pois é lá que a nossa Verdade se torna revelada. Por isso Jesus disse a Bartolomeu quando do seu chamado ao convite de Felipe: – Bartolomeu ou Natanael, que mesmo antes, quando ele estava debaixo da figueira, Ele já o via! Já o via dentro do seu coração! João1:48.

                  Será que eu consigo ser honesto o suficiente para chegar neste lugar longe das máscaras e ser honesto comigo mesmo? Muitos  de nós vivemos no raso, na superficialidade. Fazemos tudo para não aprofundarmos para dentro do  coração,  não queremos transparecer nossa vulnerabilidade! Muito menos diante de alguém. Porquê eu não deixo me transparecer? Porque este lugar sem o devido entendimento se torna o lugar da solidão!         Quem vive muito na superfície, ou vive representando, ou mesmo como vida profissional de artista, sendo diferentes personagens, quantos experimentam a solidão e a depressão, pois este lugar sem o devido entendimento é o lugar da solidão! E porque eu não me relaciono bem comigo mesmo neste lugar, eu jamais conseguirei me relacionar com quem quer que seja! Este lugar é o lugar de sermos HONESTOS! Por isso estamos vivendo este tempo de Solidão!

                  Resumindo neste local, onde não conseguimos nos relacionar bem conosco, e por isso embarcamos nesta solidão, ou numa vida vivida na superficialidade, neste local também não nos relacionamos bem com Deus!

                  Muitas pessoas que dizem cristãos vão a Igreja aos Domingos, vão com desejo no coração de mudar de vida, de serem transformados pela Palavra e pela Eucaristia, mas pouca coisa muda depois da saída do local sagrado e por quê? Por que não são capazes de serem honestos com Deus, e por isso não são capazes de serem honestos com o que encontram neste lugar Sagrado. Como então buscar neste tempo, vencer estas limitações e sermos honestos com Deus? Como?

                  Primeiro: Peça todos os dias a presença do Espirito Santo em você! Ele nos ensina a orar! Ele ora em nós e abre os nossos corações e traz tudo que está oculto à revelação! Eu vou até a Raíz, dentro do coração e tomo conhecimento do que está agora lá dentro do meu coração! Tome conhecimento do que está lá! Pronto, este é primeiro passo, nada complicado, fácil de visualizar e tomar ciência. Quais são os pensamentos e desejos que já estão ali no meu coração? Nós sempre tentamos evitar ir neste lugar, porque nós não gostamos do que está lá, ou nós dizemos a Deus que não queremos que Ele veja isso, e por último se eu mostrar ou dizer a Deus sobre isso Ele vai me tirar e eu não quero! Por isso não sou honesto e nem transparente. Eu começo a rezar e de repente vem uns pensamentos estranhos, sujos em minha cabeça. Estou rezando e outros pensamentos vêm e me atrapalham de me concentrar! Esta é a luta entre o Sagrado e Tentador.

                  Segundo: Após tomar conhecimento mostre a Deus o que nisso tudo te aborrece, Diga a verdade, o que realmente te importa! Deus quer se relacionar com conosco por inteiro e não por uma das versões de cada um de nós escondidas atrás das superficialidades. Seja HONESTO E TRANSPARENTE

         Terceiro: – Diga a Deus sobre tudo isso! Quão bem Deus sabe sobre você? Deus conhece você e eu, mas quando nos relacionamos com Ele, nós não dizemos coisas a Deus que Ele já não saiba, mas nós damos coisas a Ele que Ele ainda não tem ! Quando entregamos a Ele a nossa confiança, as nossas fraquezas, as nossas misérias, as nossas quedas, os nossos vícios, as nossas perversões, daí presente Ele está para nos Justificar e  a partir da nossa permissão Ele começa a agir e nos transformar, para  sermos a melhor versão que pode existir. O que estamos fazendo é nos confiar tudo de nós ao Senhor!

                  Quantas vezes nós que temos filhos atletas, assim que termina o jogo, ou a final, ou que seja, recebemos uma ligação do técnico dizendo coisas incríveis sobre nossos filhos, e ao encontrá-los queremos ouvir a história contada por eles, como foi a batalha aos olhos de quem guerreou e não por quem apenas assistiu! Deus quer que nós contemos sempre a nossa versão, aquilo que está dentro de nós , a melhor versão nossa possível sobre o que vivemos sendo bom ou mau, mas que é nosso! Assim mostramos confiança a quem confia em nós! Confiança é se entregar aos braços de quem podemos sempre ser honestos! Sermos honestos com alguém é sermos transparentes, mas quando nos confiamos a alguém nos tornamos Vulneráveis! Esta é diferença entre Transparência e Vulnerabilidade.  Muitos de nós temos dificuldade de sermos vulneráveis porque queremos ter o controle sobre tudo, mas com Deus, Ele sempre nos pode dar o Seu melhor! Quantos de nós nos relacionamos com Deus com medo de que se entregarmos as coisas para Deus Ele fará uma bagunça com elas e conosco! Quantas vezes as pessoas acham que se entregar suas coisas a Deus Ele irá destruí-las, sejam coisas ou Pessoas!  Como Deus pode destruir o que é bom, quem faz isso é o tentador.

                  Em um retiro, um rapaz casado estava orando e de repente teve uma     experiência com Deus, e Ele dizia ao rapaz me entregue sua esposa e seus        dois filhos! Como este rapaz ficou desesperado para saber se vinha de Deus      ou do tentador. Claro que vinha de Deus, pois ele sentiu paz quando ouviu a voz, mas o medo veio do mentiroso, do tentador. O maior medo do ser          humano é achar que uma vez entregar tudo seu a Deus , Ele irá destruir o que estamos dando. O que Deus está chamando é o outro significado, claro, é ir além de todo o amor que este rapaz estaria amando para mostrar seu Amor! Quando Abraão foi testado em sacrificar seu filho, na verdade Deus testou e demonstrou quão profundo Abraão iria por amor, Deus foi além! Quando Deus nos convida a ir a este lugar tão dentro de nós, que nós não conhecemos é para nos apresentar quão grande é o Seu Amor, acima de tudo! São Paulo nos traz em Romanos 8 : 32-33

–        “Que diremos depois disso? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32.Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas que por todos nós o entregou, como não nos dará também com ele todas as coisas? 33.Quem poderia acusar os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.” 
            Vá até a raíz, até o coração e atinja o Terceiro Passo: Pergunte a Deus, COMO DEUS ESTÁ TE AMANDO AGORA NESTE MOMENTO ?

         Como um pai que está neste momento, arrumando todo o carro da sua filha, que vive em uma Universidade, polindo, arrumando os pneus, trocando o óleo, e ao final sua filha com sua mãe em casa, reclama que o pai está ausente. Ele está amando sua filha mesmo quando a filha não entende como isso se dá. Assim Deus nos ama em todos os momentos mesmo quando não está fazendo da maneira que queremos.

         Como trabalhar este tema durante estes dias que se seguem: – Tire uns 15 minutos para Deus todos os dias: – Medite sobre estes três passos para Oração:

 

–    VÁ ATÉ O  SEU CORAÇÃO E SEJA HONESTO, DIGA A VERDADE À DEUS

–   CONFIE NELE, DEMONSTRE SUA CONFIANÇA, TORNE-SE VULNERÁVEL

–   PERGUNTE A DEUS COMO ELE ESTÁ TE AMANDO HOJE!

        

         Posso ser capaz de não ser honesto após este tempo tão profícuo? Claro que muitas barreiras terás vencido e não ter mais desconhecimento sobre o que está em seu coração o fará a pessoa que você é , e poderá assim ser conhecido por outros, importância fundamental em quem deseja se relacionar, com relacionamentos que darão frutos.

 

                 

 

Oremos: Abbá (Pai) Amado, hoje eu quero te convidar para vir comigo além da minha pele, além da minha superfície, dentro do meu coração, no interior do meu coração onde habitam todas as minhas raízes e minhas angústias, meus medos meus vícios, minhas misérias e fraquezas. Hoje eu quero ser honesto com o Senhor! Eu tomo conhecimento de tudo o que está em meu coração neste dia e quero ser honesto mostrando tudo isso que o Senhor já sabe, mas que eu preciso eu mesmo nominar. Sim Pai, entrego em suas mãos tudo isso e confio em ti minha vida e minhas necessidades, sei que já está agindo e me transformando. Em cada manhã que eu me colocar em oração peço Senhor que mostre como o Senhor tem me amado em cada dia, tirando de meus olhos as escamas que me cegam de ver a sua mão me guiando e me transformando! Dá -me sempre a graça de me conhecer e de me assumir para assim ser sempre fortalecidos por sua destra em toda a minha vida!

Pai em tuas mãos entrego meu coração! Cura-me Senhor, Liberta-me, Restaura-me Senhor!  Amém