RADICAL - HESSED  (A RAÍZ)

 

 

 

 

                        Hoje estaremos dando sequencia a série Quaresmal a RAIZ, ir além da superfície, buscar no profundo do nosso ser as Raízes que necessitam ser transformadas e assim termos uma vida que dá frutos, que frutifica e que inspira outros a seguir o caminho da Verdade e da Vida, ou seja, ser realmente seguidores de Jesus Cristo cumprindo fielmente nossos desígnios verdadeiros que estão guardados no coração de Deus ( Col 3).

                  Antes de começarmos é bom esclarecermos o que significa Hessed ou Hesed. Hesed é uma qualidade do caráter de DEUS Pai que significa o quanto ele nos ajuda a mantermos nossa aliança, o seu Ser Fiel, o seu Ser Misericordioso. Esta Palavra é o cerne das Leituras do último Domingo onde se falou de um povo que apesar de tudo o que Deus tinha feito por eles, como eles eram o povo escolhido, como Deus demonstrava seu Amor fiel ao povo de Israel, mas  eles escolheram permanecer em suas paixões, desejando o poder e a fama, e assim foram corrompendo seu Templo até que Deus permite que esse povo seja tomado, invadido feito escravos e seu Templo, o local do Shekinah, o local de se louvar a Deus, de se sacrificar a Deus, fosse destruído. Assim ficaram na escravidão durante 70 anos, sem um local para seus sacrifícios, sem um local para se Louvar a Deus, sem um local para derramar suas almas. Mas Deus em sua infinita Misericórdia        (HESSED), suscita no coração do imperador Ciro ( persa) que deixe o povo de Israel voltar ao seu lar e reconstruir o Templo destruído. Deus não se deixa economizar em generosidade, quando seu povo se volta para Iaweh novamente. Esta Leitura em 2Crônicas36 é tão importante que vai prenunciar a entrega do Deus Amor em João 3-16, o cerne da nossa Fé! E Deus amou tanto o mundo que enviou seu próprio Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça mas tenha a Vida Eterna!

                  Para voltar a Deus é preciso sermos Honestos. O povo de Israel se voltou e demonstrou esta honestidade e Deus como sempre cumpre sua Promessa! Mas muitas pessoas hoje em dia têm muita dificuldade de serem honestas, bem com elas mesmas. Não basta apenas fazermos isso na superfície, precisamos ir na raíz, no interior do nosso coração, na verdade SER RADICAL!

                  Traduzindo um pouco tudo isso para o tempo em que  vivemos. Todos nós gostamos de umas férias, ou feriado prolongado. Muitos inclusive podem visitar outros países. Precisamos de férias para dar valor ao nosso tempo comum. Ela nos dá vida a nossa vida real.

                  Nos Estados Unidos duas mulheres de Minnesota foram para Las Vegas e criaram este termo: O que acontece em Vegas fica em Vegas.

                  Muitos hoje vivem repetindo esta frase perigosa, que alimenta os inconscientes, pois o PROBLEMA NÃO É QUE NÃO SOMOS LIVRES PARA NOSSAS PRÓPRIAS DECISÕES MAS NÃO SOMOS LIVRES PARA ESCOLHER E LIDAR COM AS CONSEQUENCIAS DESTA DECISÕES!

                  Eu não sou livre para escolher as  consequências das minhas escolhas. Por isso precisamos saber que CADA ATO MORAL QUE TOMAMOS É  UM ATO RADICAL POR SI MESMO! Casa escolha é um ato radical. Vem da palavra Latim ( radix) que significa RAIZ!

                  Pois vir do interior da pessoa vem da Raiz. Tudo o que fazemos vem do nosso interior e altera essa raíz. Por isso se torna um problema. Tudo o que ESCOLHEMOS EM PRIVADO, EM SECRETO, LONGE DOS OLHOS DOS QUE CONHECEMOS, NÃO FICAM LÁ, ELES SE REVELAM EM PÚBLICO. TUDO O QUE FAZEMOS EM SECRETO SE REVELARÁ EM PÚBLICO.

                  Oscar Wilde um grande escritor do Século passado e final do anterior, escreveu um livro que tornou bastante conhecido até hoje: O Retrato de Dorian Gray. Este livro retrata a história de um jovem muito bonito, charmoso, inteligente e atraente que um dia tem sua beleza em forma de Quadro, ou seja  ele foi  pintado. Ao final do autorretrato que ficou exatamente como ele se parecia, o mesmo ficou com muito ciúme. Ele dizia que a Pintura ficaria sempre linda, sempre atraente e ele não, ele envelheceria. Então fez um pacto diabólico, que tudo o  que ele fizesse em sua vida que não fosse bonito, digno de elogios e admirações deveriam ser registrados no quadro. Seu desejo foi ouvido pelo pacto demoníaco e então ele prossegue em sua vida lindo e maravilhoso mas fazendo coisas más, e a cada ato seu a pintura ia se deformando a ponto de um dia ele não aguentar mais olhando para si mesmo, ainda lindo, ainda charmoso, atraente e seu autorretrato, ou seja o seu interior carcomido pelas obras diabólicas, ao desfazer o pacto diabólico, não aguenta as marcas e as deformações e as consequências de seus atos e morre repulsivo se tornando velho e deformado e a pintura volta a sua beleza.

                  Nada que fizemos em privado fica em privado. Não porque Deus não nos ama, mas porque Ele nos ama, que é assim!

                  O que foi narrado acima em 2Cr36 o povo estava assim, os sacerdotes, os consagrados e o povo de Judá se corromperam. Eles permitiram pelos seus atos privados revelados em publico que o Templo fosse destruído. Deus permitiu que os inimigos queimassem o Templo e seus objetos preciosos. Deus se mantem fiel pois não pode se contradizer e então  se afasta da infidelidade, mas não do seu Hessed.

                  Este é o preço público do pecado privado do povo e de cada um de nós. Nós experimentamos isso. Deus manda seus anjos, manda seus profetas todos a nos alertar, mas nós vamos para Balada e dizemos o que acontece lá fica lá, mas não é assim! Há o preço público do pecado privado. A isso é chamado Pecado RADICAL. A única forma de combater um PECADO RADICAL É UM AMOR RADICAL!

                  O pecado nos torna as vezes irreconhecíveis até para Deus, mesmo o pecado secreto, privado. Deus ainda assim continua  nos amando, até a nossa Raíz, mesmo quando nem nós mesmos estamos nos amando mais, entregue ao pecado e suas consequências, como o filho pródigo, atrás até dos porcos.  O que Deus fez quando o povo o traiu e teve o Templo incendiado, apresentou seu Amor Radical em permitir que eles ficassem 70 anos sem lugar para louvar Deus, e meus irmãos e irmãs, não há maior desespero para a Alma humana do que estar longe de Iaweh, não ter lugar para Adorar o Senhor! Assim mesmo olhe o Amor Radical, que continua amando, mesmo que o Seu Povo o rejeite. Após 70 anos o povo se volta para Iaweh, que imediatamente através do próprio Rei, faz o povo de Israel retornar à Terra Prometida.  O nosso pecado muda o nosso coração e muda a nossa Raiz. O que Deus faz? Ele vai até lá para nos restaurar com o seu Amor Radical.

                  Como Deus faz tudo isso? Em João 3-16. Amor RADICAL. Nada mais radical do que a minha necessidade radical por ele, que me atrai violentamente para o seu Amor Radical, pela minha escolha mais radical, e assim vemos muitos exemplos de Santos que se converteram dentro desta radicalidade, dentre eles, São Francisco de Assis, Santo Inácio de Loyola, São Paulo, Santo Agostinho e tantos outros.

                  A luz veio ao mundo, mas o povo prefere as trevas do que a Luz. Ao invés de querermos a luz, preferimos ficar nas sombras. Porque eu prefiro o que acontece em Vegas fica em Vegas. Não, não, se deixe restaurar radicalmente pelo Amor Radical.

                  Davi tentou esconder tudo em segredo, mesmo sabendo que Deus vê tudo. Profeta Nathan se aproxima e revela pelas próprias palavras de Davi, que Ele era o homem rico que tinha as ovelhas e tomou a única do outro, tomando a mulher de seu melhor guerreiro.  O que ele fez em privado se tornou revelado em público. Assim ele compôs o  Salmo 32.

                  O Sacramento da Confissão é o grande presente de Deus para que possamos oferecer nossa fraqueza e nossos pecados e nossas necessidades ao Amor Radical e seu poder imediato  restaurador.

                  Há um preço público de um pecado secreto e eu não desejo mais guardar isso dentro de mim, quantos a nossa volta estão necessitando desta palavra. Como Sacramento, não adianta achar que direto com Deus resolve isso, pois Ele deseja a sua parte no Ato de Restauração. Por isso necessitamos da Ação Sacerdotal com o Sacramento da Ordem que nos coloca onde Jesus assumiu nosso Pecado, ou seja na Cruz, e tem Autoridade para apagá-lo. Não é a figura humana ali postada mas a Jesus a nossa sincera e Radical Resposta.

                  Porque Deus nos ama, por nós somos bom? Não porque Ele é bom! Por que nós somos fortes? Não porque Ele é ! Porque Seu Amor por nós, mesmo com nossas misérias, por Seu Filho fomos curados e Salvos, por GRAÇA! Não por nosso merecimento, isso  é Presente de Deus!

                  Ao contrário do que falamos no início, quando o assunto é Calvário, o assunto é Sacramento da Confissão: O que acontece ali, fica Ali!

                 

 

Oremos: Abbá (Pai) Amado, minhas necessidades radicais necessitam de seu Amor Radical. Pai querido eu tenho guardado tanta coisa em meu coração, coisas da minha vida desde pequeno, de adolescente, coisas que me envergonho, coisas da Faculdade e da minha vida adulta. Senhor, quantas vezes eu quis trazer a tona e te confessar, mas fui impedido pela minha vergonha, por vezes eu me retraía diante do Sacerdote. Mas hoje Senhor eu quero trazer a tona tudo que em mim é causa de acusação do tentador frente à Cruz! Eu necessito radicalmente do Seu Perdão Incondicional lavando todas as minhas profundezas. Perdoa-me Senhor de tudo o que eu escondi durante todo este tempo e parecia que me devorava os ossos por dentro. Senhor coloque suas mãos chagadas sobre o meu coração e me dê Vida Senhor! Eu não sabia Senhor que estas coisas viriam um dia à luz, viriam a se manifestar publicamente. Eu não sabia Senhor que o que fazemos secretamente vem se revelar em público, então Eu escolho eu mesmo revelar a Ti Senhor e a mais ninguém, para que diante da sua Cruz eu possa ser perdoado e lavado com teu Precioso Sangue, e pela Água que jorra do seu Coração Aberto.

Pai em tuas mãos entrego meu coração! Cura-me Senhor, Liberta-me, Restaura-me Senhor!  Amém