O RETORNO DO REI

 

                  Durante toda esta Semana Santa vemos várias citações a respeito de Jesus, o Messias. Da direção que Ele entra em Jerusalém, o modo do seu transporte, nós vamos encontrando citações atrás de citações, profecias atrás de profecias as quais com Ele pretende tomar retomar o Templo e provar ao mundo que Ele é o Filho de Deus, escolhido para nos Salvar através do seu exemplo revolucionário de amor e perdão.

                  A entrada de Jesus no Domingo de Ramos , suas Palavras e assim como na Sinagoga em Nazareth onde Ele abre o Livro de Isaias e ao final de ler a passagem, fecha o livro e Proclama, hoje cumpriram-se as Profecias! Eu sou!

                  Jesus entra em Jerusalém como São Marcos narra pelo leste, ou seja pelo Oriente. Ele vem de Betânia e Betfage. Jesus cumpre as profecias narrando sobre isso. O Messias viria do Oriente. Veja, o Profeta Ezequiel 10, a Glória de Deus, deixa o templo, para em fronte a porta do Oriente e a glória de Deus estava sobre este lugar e deixa o Templo. A Glória de Deus deixando o templo é uma das passagens mais dramáticas do Velho Testamento, pois o povo de Israel não teria mais onde realizar seus sacrifícios para Yaweh. O Shekinah, deixava seu lugar, pela infidelidade do povo de Deus, pela corrupção do Templo. A Glória saiu e subiu aos céus. Quando Deus voltaria ao Templo da mesma forma como deixou pelo Portão que olhava para o Oriente. Ezequiel profetiza a volta no Capitulo 43. A Glória de Deus entraria pela Porta do Oriente de fronte para o Monte das Oliveiras.

                  Assim o Templo seria reconstruído e restituído. Todos Judeus da época de Jesus sabiam desta Profecia. Os essênios que eram judeus radicais que viviam mais isolados, bem  longe da cidade, esperavam ansiosamente pelo cumprimento desta Profecia, assim como todo o restante do povo Judeu das cidades e do Sinédrio.

                  Jesus dizendo sobre si mesmo, mostra ao povo que o verdadeiro local do Duelo entre Deus e o Inimigo era o Templo, e não mais sacrifícios seriam necessários após Jesus, pois Ele seria o Único, Verdadeiro e eterno Sacrifício do Templo que ecoaria na Eternidade. Marcos narra Jesus vindo do Oriente, A glória de Yaweh vem pelo Oriente, tomando possessão do seu lugar. Ele entrou no Templo e pronunciou o julgamento sobre o Templo. Jesus disse que destruiria o Templo e em três dias reconstruiria, exatamente como Ezequiel profetizou. João narra que o Templo de Cristo era seu próprio corpo. Shekinah agora é o próprio Corpo do Senhor!

                  Zacarias 9:9, Exulta de alegria, filha de Sião, solta gritos de júbilo filha de Jerusalém, eis que vem a ti o teu rei, justo e vitorioso, ele é simples e vem montado num jumento no potro de uma jumenta. O  que tem atrás deste texto. Davi em 2Sam mostra Davi dançando em frente ao Templo. Salomão o filho de Davi, constrói o grande Templo de Jerusalém em ambos os reinos eram Justos. Seguindo esses Reis, os outros caíram na corrupção e o Templo foi corrompido. Um dia um verdadeiro Davi, o verdadeiro Rei tomará a cidade e será um grande Rei que tomará o mundo.

                  Deus, em si mesmo deveria vir libertará seu povo. Isaias, Malaquias , Salmo 45 e tantos outros narrando Yaweh voltando para o Monte Sião e reinando sobre as nações. Deus se tornaria Rei através de um filho de Davi. Zacarias mostra um Rei que entra na cidade como um Rei humilde, com um jumento e não como uma cavalaria árabe. 

                  Jesus é  Deus por si mesmo que entra em Jerusalém, Shekinah que retorna ao Templo. Filho de Davi que entra pela porta do Oriente ou Portão de Ouro e cumpre as profecias.