PAIXÃO DE CRISTO - DAR E RECEBER

 

 

 

 

É melhor dar do que receber. Mas hoje eu gostaria de dizer que nesta circunstância da Paixão,  eu digo que é melhor  Dar  e Receber. Pois alguma coisa está sendo dado, e se isso não for recebido, parece que foi inútil, foi por nada. Caso não receba, foi desperdiçado ou melhor foi descartado, ou ainda foi REJEITADO.

         O oposto de receber é rejeitar! Quando ouvimos as Leituras desta Paixão, nós nos defrontamos com o Salmo:

         Este presente de Jesus na Cruz, Deus em si mesmo se dando na Cruz por nós! Jesus chora e clama : Elói Elói labasabctani, Meu Deus Meu Deus porque me abandonaste!  Um presente desse, dado com este preço tão alto, se não é recebido é desperdiçado e rejeitado!

         Existe uma música que diz: Quão profundo o Pai nos ama, tem um verso que fala sobre o Pai vira a sua face ! O que isso significa! O Pai o estava rejeitando! A resposta é Não! Jesus está rezando o Salmo 22,

 

– Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes? E permaneceis longe de minhas súplicas e de meus gemidos?3Meu Deus, clamo de dia e não me respondeis; imploro de noite e não me atendeis.4Entretanto, vós habitais em vosso santuário, vós que sois a glória de Israel.5Nossos pais puseram sua confiança em vós, esperaram em vós e os livrastes.6A vós clamaram e foram salvos; confiaram em vós e não foram confundidos.\r7Eu, porém, sou um verme, não sou homem, o opróbrio de todos e a abjeção da plebe.8Todos os que me vêem zombam de mim; dizem, meneando a cabeça:9Esperou no Senhor, pois que ele o livre, que o salve, se o ama.10Sim, fostes vós que me tirastes das entranhas de minha mãe e, seguro, me fizestes repousar em seu seio.11Eu vos fui entregue desde o meu nascer, desde o ventre de minha mãe vós sois o meu Deus.12Não fiqueis longe de mim, pois estou atribulado; vinde para perto de mim, porque não há quem me ajude.13Cercam-me touros numerosos, rodeiam-me touros de Basã;14contra mim eles abrem suas fauces, como o leão que ruge e arrebata.15Derramo-me como água, todos os meus ossos se desconjuntam; meu coração tornou-se como cera, e derrete-se nas minhas entranhas.16Minha garganta está seca qual barro cozido, pega-se no paladar a minha língua: vós me reduzistes ao pó da morte.17Sim, rodeia-me uma malta de cães, cerca-me um bando de malfeitores. Traspassaram minhas mãos e meus pés:18poderia contar todos os meus ossos. Eles me olham e me observam com alegria,19repartem entre si as minhas vestes, e lançam sorte sobre a minha túnica.20Porém, vós, Senhor, não vos afasteis de mim; ó meu auxílio, bem depressa me ajudai.21Livrai da espada a minha alma, e das garras dos cães a minha vida.22Salvai-me a mim, mísero, das fauces do leão e dos chifres dos búfalos.23Então, anunciarei vosso nome a meus irmãos, e vos louvarei no meio da assembléia.24Vós que temeis o Senhor, louvai-o; vós todos, descendentes de Jacó, aclamai-o; temei-o, todos vós, estirpe de Israel,25porque ele não rejeitou nem desprezou a miséria do infeliz, nem dele desviou a sua face, mas o ouviu, quando lhe suplicava.26De vós procede o meu louvor na grande assembléia, cumprirei meus votos na presença dos que vos temem.27Os pobres comerão e serão saciados; louvarão o Senhor aqueles que o procuram: Vivam para sempre os nossos corações.28Hão de se lembrar do Senhor e a ele se converter todos os povos da terra; e diante dele se prostrarão todas as famílias das nações,29porque a realeza pertence ao Senhor, e ele impera sobre as nações.30Todos os que dormem no seio da terra o adorarão; diante dele se prostrarão os que retornam ao pó.31Para ele viverá a minha alma, há de servi-lo minha descendência. Ela falará do Senhor às gerações futuras e proclamará sua justiça ao povo que vai nascer: Eis o que fez o Senhor.

 

Jesus está revelando este Salmo dentro da sua infinita profundidade. As feridas do Santo Sudário, demonstram que foram 340 feridas profundas em Jesus. Neste Salmo, mostra os cachorros as voltas da cruz. Muitos eram crucificados com baixa crucificação onde os cachorros vinham atacar os corpos, mas Jesus foi alta crucificação! Quando vamos discorrendo sobre este Salmo atentamente vamos contemplando toda a entrega de Jesus na Cruz e toda a rejeição do mundo! Parece que Deus o abandonou! Oh meu Deus não está longe de mim!  E quando Jesus grita a seu Pai, o que realmente aconteceu! ELE O OUVIU!. Em tudo eles se comunicavam em doar e receber o tempo todo! Doador e receptor da multiforme graça do Amor que continuamente, ativamente Ama sem cessar!

         Pai em suas mãos entrego meu Espirito! O Pai nunca virará seu rosto do Amor, nunca, mesmo diante de todo o medo do estamos sofrendo, Ele está ali, assim como esteve em toda a Paixão ao lado do seu Filho comunicando o seu amor!

         Nós pobres ovelhas medrosas, temos muito medo de que quando caímos, por nossas fraquezas e iniquidades,  o Pai irá virar o Seu rosto, nos rejeitar, mas isso nunca acontece. Ele sempre nos ama, com Amor Eterno, infinitamente !

         Jesus nos ensina do alto da Cruz que mesmo diante de tudo na nossa vida que pareça rejeição, jamais o Pai nos rejeita e nos ama menos. Ele ama continuamente e constantemente!

         Jesus é o Sumo sacerdote e o Sacrifício! Ele oferte e é a parte maior do Sacrifício.

         Jesus é o Sumo sacerdote, Ele vestia o que todo Sacerdote da época usava HIFAD, que é a veste mais intima  e Sagrada de Israel. O Sumo sacerdote é rejeitado, quando tiram o HIFAD dele, Eles assim rejeitam o seu Rei, o Seu SumoSacerdote, Eterno Sacerdote.

         Hifad era feito sem costura, pela mãe do Sumo Sacerdote. Imagine sua mãe contemplando os soldados retirando aquilo que ele fez com suas mãos adestradas e seu filho rejeitado por todos a ponto de retirar dele o mais intimo de sua sacralidade. Mesmo retirando tudo dele, ainda era o único Doador. E continuando a ser Doador Ele olha para João e diz: Eis sua Mãe e a sua Mãe; Eis aí seu Filho. E neste momento Sua Mãe passou a ser a Mãe de todos nós!

         A única  coisa que Jesus espera de cada um de nós! Nosso Coração! Todos os nossos presentes sejam positivos ou negativos da nossa vida ofertada ao Senhor, é recebido para nossa Salvação!

 

 

 

Oremos: Abbá (Pai) Amado, em tuas mãos entrego meu Espirito. Que eu sempre seja agradecido por tudo o que o Senhor fez por mim e continua fazendo! Eu agradeço Senhor, todo o Amor por mim dispensado e transformado em Sangue e Água na Cruz! Senhor eu te ofereço toda a minha vida. Recebe Senhor o meu bem querer, o meu amor e todas as minhas fraquezas e fortalezas.

Pai em tuas mãos entrego meu coração! Cura-me Senhor, Liberta-me, Restaura-me Senhor!  Amém

Glória a ti Senhor nos mais alto dos Céus agora e para sempre, por todos os séculos dos Séculos. Amém!