O QUE VEM A SEGUIR? (AQUI E AGORA)

 

         Dando continuidade ao pensamento que estamos meditando neste tempo Pascal, gostaria aqui de enfatizar que ser Convencido por Jesus é uma coisa, ser convencido para tomar uma ação concreta nesta direção é outra. O CHAMADO é para conversão…para ser transformado…para Ser e Viver como Cristo. Isso já acontece no minuto seguinte quando nos colocamos na dimensão dos mandamentos como Mandamentos do Amor, e assim pela Graça de Deus termos o nosso Coração Transformado. Deste modo devemos ficar atentos ao AQUI E AGORA, para podermos estarmos prontos para o que vem a Seguir …

 

         Tente pensar sobre isso agora:- Se pudesse estar em qualquer lugar do mundo neste exato momento, onde você estaria? Quase todo mundo ao ser perguntado sobre isso tem a mesma resposta: – Em outro lugar fazendo outra coisa!

         Isso independente do dia da semana que  é perguntado! Interessante, em quase todo o tempo estamos desejando estar em outro lugar. O que falar sobre nossa vida, ou nosso coração? Por isso as pessoas hoje estão tão insatisfeitas com o que estão fazendo! Isso é um sentimento de FRAQUEZA, não ter poder nos enfraquece. Nós passamos muito tempo fora nessa realidade. Então há um claro erro existente neste momento em quem vive a vida para o que vem a seguir. As pessoas estão tão preocupadas com o que vem a seguir que se esquecem do AQUI e AGORA!

         No momento que eu vivo para o que vem a seguir e me torno escravo desses pensamentos preocupantes, eu me esqueço e na verdade eu não vivo o agora e pior, eu não ocupo meu tempo com o agora, porque estou repleto de pré ocupações que na maioria das vezes jamais acontecerão. E assim desperdiço o Aqui e Agora!

         Então neste tempo pascal, eu  estou convencido que Jesus é o que Ele diz o que é, então Ele está no Controle como eu leio nos Atos dos  Apóstolos em Atos 2, Pedro fala palavras poderosas sobre a verdadeira Redenção feita por Jesus e que todos eles deveriam a partir daquele momento tomar a AÇÃO.

         Convicção nos leva a agir pelo que fomos convencidos. Esta é a qualidade que todos nós que nos encontramos um dia em nossa vida com Jesus, a Pessoa de Jesus, e não uma idéia ou filosofia mas a pessoa de Jesus, somos convencidos e transformados.

         Aqui lanço a Palavra METANÓIA, que em grego significa SER TRANSFORMADO, mudado pela pessoa que nos convenceu. Agora não nos conformamos a frequentar a Missa apenas no Domingo, mas queremos fazer mais, queremos, desejamos ardentemente nos doar para esse chamado. Recebemos o Elã de ir ao mundo anunciar aquilo que experimentamos, assim foi com Paulo de Tarso, Lucas e tantos outros dos inicios da Igreja.

         Esta semana pude ter a graça de assistir o Filme: Paulo o Apóstolo de Cristo! Um filme muito bem feito, muito obediente ao que estudamos, e que mostra diante de toda a maldade do Imperador Nero, que queria culpar os cristãos por tudo o que acontecia no Império, queimava os cristãos nos postes para iluminar as ruas de Roma, lançava os Cristãos às feras nos circos, perseguia e torturava a todos e mantinha preso Paulo. Paulo o incomodava porque o Cristo que habitava em Paulo se difundia através os muros do Império, para dentro dos corações de todos os que se aproximavam do seu olhar e da Palavra de Cristo e do seu Testemunho! Todos viviam em comunidades e repartiam tudo, além de acolher os miseráveis das ruas, o que confrontava ainda mais o imperador. Paulo não cessa de transmitir o Amor, mesmo diante de tanta violência e neste enredo a figura de Lucas, transcrevendo Paulo e completando o seu livro : Os Atos dos Apóstolos. Não eram pessoas que apenas celebravam a Missa aos Domingos, mas eram pessoas que viviam por amor a Cristo, sendo Paulo a proclamar: Viver para mim é Cristo, morrer para mim é Lucro! Viviam o Aqui e o Agora, e não se preocupavam com o futuro, mesmo sabendo que, quase para todos, o futuro seria a morte. Mas a morte é a porta da Vida Eterna, jamais devemos como cristãos temê-la como São Paulo.

         O ser convertido, é o ser transformado. Como podemos saber se conhecemos Ele? São João diz que a maneira de sabermos que estamos sendo o fruto da conversão: – Os mandamentos se tornam para o convertido como seu próprio coração, em cada batimento pulsam os mandamentos! Os mandamentos não são de prisão mas, Liberdade.

         Em janeiro de 2009, um Vôo saiu do La Guardia em Nova Iorque com 155 passageiros, em 180 segundos, Sully o comandante perde suas turbinas  e tem que tomar uma decisão, sem poder alcançar algum local para pousar, pousa o Boeing sobre o Rio Hudson a oeste da ilha de Manhattan. Ninguém se feriu. Como ele tomou esta decisão? Vinte mil horas de vôo, desde que começou, então com 16 anos. Para Sully voar fazia parte do seu corpo e de sua alma, por isso ele não precisou consultar o livro de vôo para tomar a decisão, Ele era o próprio livro. Quando ninguém sabia o que fazer, ele sabia o que fazer.  Captain Sully disse que  durante estes anos todos de treinamento procurou fazer o depósito diário do aprendizado para um dia resgatar tudo num segundo só. Ele era preparado assim para o que viria a seguir porque sabia o que fazer Aqui e Agora. Mesmo quando não tinha controle , pois ninguém tem, somos humanos e não deuses.

          Jesus se mostra aos apóstolos, tudo o que eles estudaram a vida inteira sobre a Torah,  e Ele os faz ver que se concretizava Nele.

         Quantas vezes em nossa vida universitária ou pós-graduanda, no meio da aula abrimos nosso PC e fazemos outra coisa. Queremos estar em outro lugar fazendo outra coisa. Imagine se o médico na hora de atender, perdeu aquele conceito, pois  quando o foi ensinado, estava em outra media social. Pense, que desde  quando estamos nos preparando para o futuro, para sermos profissionais competentes e preparados, o mundo conta conosco para agora, com nossa preparação agora para o que virá a seguir.

         Deus está dizendo hoje para mim e para você agora: – Eu conto com você agora, para fazer agora aquilo que te preparará para o que virá a seguir. Assim seremos verdadeiramente transformados.

         Cuidados com certas coisas:  A primeira coisa é : Começamos bem este processo de conversão, vamos nos deixando nos transformar e de repente estamos fazendo como os que fazem dieta, começam bem cortando as coisas tóxicas e se mantém no saudável e de repente aos poucos, por seis semanas vão voltando ao anterior, deixando se corromper pelas pequenas coisas.

         Caímos sempre pelas pequenas coisas e não pelas grandes. Sabemos que estávamos ótimos e por pequenas coisas fomos vacilando. Ao invés de ser transformado pela dieta, pela conversão, voltam-se as coisas. Na fé é a mesma coisa. No início estão super-animadas com a ação do Espirito Santo e depois quando as provas vão acontecendo, vem as questões sobre doenças, maldades, perdas, começa-se então as perguntas: Boas perguntas são respondidas com desculpas ruins. E daí vai caindo na fé, vai começando uma fantasia de fé e não uma fé verdadeira e uma transformação verdadeira e não  um estado emocional.

         Grande exemplo para nós são os alcoólicos anônimos, quando eles dizem: Medidas pela metade são sem valor. Para romper com a escravidão é preciso medidas radicais. Eu preciso fazer o Aqui e Agora. Sempre o agora e o que vem a seguir será a transformação.

         Se você não sabe o que tem que fazer a seguir, porque não sabe o que faz agora.

         Muitos universitários nestes tempos estão finalizando para suas Profissões, e muitos não sabem o que fazer a seguir! Grande conselho, aprenda  com os Apóstolos: – Vá a uma Igreja e se coloque diante do Senhor, e a resposta virá mais rápido do que qualquer um possa imaginar. A pergunta, e seu Eu falhar? A resposta é: –  Você tem um DEFENSOR que vai a batalha por cada um de nós. Assim você saberá o que fazer agora. Comece com o que é possível e o impossível acontecerá. Não temais, sobre o que vem a seguir, temos a Marca da Vitória!

 

        

        

 

Oremos: Abbá (Pai) Amado, hoje estou aqui diante de Ti! Eu preciso assumir em mim a transformação da conversão e não uma conversão superficial. Senhor venha sobre mim com Seu Santo Espirito e lava-me, derrama sobre mim a Sua Unção Dobrada para que eu saiba em todo o tempo o que fazer agora, para então fazer o que virá a seguir. Tira de mim todo o medo de falhar, pois a Vitória está em suas mãos, mas não acontecerá sem que eu me dedique e me entregue de corpo e alma nesta jornada. Senhor eu sei em Quem Confio! Não serei desapontado!

Pai em tuas mãos entrego meu coração! Cura-me Senhor, Liberta-me, Restaura-me Senhor!  Amém

Glória a ti Senhor nos mais alto dos Céus agora e para sempre, por todos os séculos dos Séculos. Amém!