MAIS DO QUE BENVINDO, CONVIDADO

 

                  Como é bom dizer , sejam todos benvindos. Em muitas Igrejas ao redor do mundo tem esta palavra em frente: Benvindo! Mas como Cristãos eu penso que nós deveríamos ter um anúncio muito mais profundo e muito mais endereçado ao que nós como anunciadores de Cristo queremos dizer e é muito mais impactante: – Convidado(a)! Sim, uma simples mudança estrutural e estamos diante de um verdadeiro anúncio de alguém que te quer fazer importante na vida dele! Por quê? Porque benvindo também significa que está tudo bem se você não vier. Aí está a diferença, Convidado significa você é muito importante e a sua presença significa isso!

                  Eu quero que você esteja aqui neste dia especial!

                  Muitas vezes nós tratamos esses assuntos de sermos convidados,  como assuntos que podem ser descartados, ou ainda, mostramos nossa indiferença, ou até arrumamos outra coisa para fazer naquela data ou ficamos torcendo para que aquilo aconteça, mas quando nós somos convidados, ou seja, que recebemos um Convite inclusive muitas vezes como exigência de confirmação, nos sentimos especiais à aquela pessoa.

                  O fruto disso é que neste convite especial, a mensagem será que nós perderemos alguma coisa se não estivermos lá. Porque é pessoal, quando estamos dizendo não a esse convite, estamos dizendo não a uma Pessoa! Isso faz toda a diferença. Dizer não olhando nos olhos de quem nos convidou torna as coisas muito mais difíceis.

                  Estamos meditando esta semana as leituras do domingo e o que mais me impressiona nessas leituras é a passagem de Josué 24, onde ele proclama: -Eu e minha família serviremos ao Senhor! E também prepara o povo de Israel depois de tantos anos na Escravidão e depois no Deserto, por tudo o que o Senhor tem feito ao seu povo, e ele prepara seu povo para o que virá: – Em primeiro lugar ele exorta que ele não poderia servir ao Senhor e seguir o seu caminho porque sua família o faz, mas se torna um compromisso pessoal, individual. Ele tinha que decidir em seguir o Senhor por Ele mesmo e não porque ele foi educado na Fé apenas, mas a decisão era dele. Eu falo com meus filhos que já fizeram o Crisma, agora seguir a Jesus é uma decisão sua! Hoje celebramos Santo Agostinho, que em sua vida teve a experiência de ser filho de mãe Católica mas seu pai ateu. Mesmo sendo filho de uma santa, buscou outros caminhos, porque do seu jeito ele queria encontrar um Deus, até que de tanto não encontrar se entregando a outros deuses e filosofias e ideologias, finalmente conheceu Jesus Cristo e assim Conheceu o Amor! E se tornou em um grande Doutor da Igreja, entre os maiores Teólogos e Pensadores da História e fundamento da Igreja de Cristo nos seus primórdios.

                  Hoje em dia os jovens sofrem muita contestação já no Ensino Médio, sobre ser Cristão! Um Cristão nos dias de hoje se tornou um grande desafio. Para eu responder a este questionamento é preciso ter a clareza de que Deus  nos quer, ele nos deseja, a cada um de nós, para Ele. Ele me convida e te convida como convidado Especial (VIP)! Eu quero você mesmo que você esteja longe, volte hoje! Hoje significa hoje, este dia (URGÊNCIA ), e também cada dia ( CONSISTÊNCIA COM ELE).  Esse conceito se torna crucial para o tempo atual, porque? Porque  mesmo sabendo que a melhor coisa está diante dos nossos olhos, nós queremos ver outras coisas! Muitos jovens, dizem assim: – Eu ver o que tem lá fora. Até que nessa hora Deus manda seus anjos, um amigo que diz : – Você fica olhando por aí procurando coisas melhores e vai perder aquilo que está bem diante dos seus olhos!

                  Pense hoje, você jovem, que está namorando alguém, e tudo vai muito bem, mas pela concupiscência que todos nós temos dentro de nós e precisamos lutar contra, decidimos buscar o que há por aí, aumentar os horizontes e termina com esta pessoa que Deus colocou diante de seus olhos para tentar sua sorte. Tempos depois descobre que ninguém é tão especial quanto aquela ou aquele que Deus já tinha colocado diante dos seus olhos, pode ser que ainda esta pessoa esteja te esperando, mas o pior, se esta pessoa não estiver mais.

                  Com Deus não é assim, Deus está sempre esperando o seu sim, e a sua volta, pois Ele sabe até nós podemos descer e cometer coisas horríveis, e Ele não surpreende com nós fazemos. Então hoje Ele convida  a mim e a você para estar com Ele. Nós somos convidados, e para dizer não precisamos estar diante Dele e dizer não!

                  Foi isso que Josué disse: -Decida HOJE! E esse hoje todos os dias a partir de hoje. Pois nesse Deus que se deixa ser chamado de PAI por nós, podemos confiar. Pois Ele é a quem PERTENCEMOS!

                  Vamos para João 6: Jesus estava falando sobre ser o Pão da Vida e quando Ele entra na profundidade da Eucaristia, muitos os deixaram. É a única vez nos Evangelhos que o Autor Sagrado narra que muitos o deixaram após suas Palavras. Após este Evangelho tão profundo onde Jesus vai convidando a cada um dos que o ouviam, muitos recusaram o seu convite. Todas as vezes que tomarmos o Evangelho de São João capítulo 6 passaremos por esta mesma experiência, inclusive no versículo 33, Ele disse: Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua Justiça, e tudo mais vos será acrescentado! E depois vai dizer: – Quem come minha carne e bebe do meu sangue terá a vida eterna. Terás parte comigo. E Eu o ressuscitarei no último dia. É Assim que eu quero que vocês me louvem, pois minha carne é verdadeiramente comida e meu sangue verdadeiramente bebida. Este é o convite que todo Celebrante no mundo inteiro faz ao anunciar: – Felizes os convidados para a Ceia do Senhor (CONVIDADOS). Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo!

                  E hoje muitos se afastam dessa ceia. Dizem que não quer mais ser associado a Jesus.

                  Pedro vem com essa Palavra ungida por Deus e diz: – Senhor a quem iremos só tu tens palavras de Vida Eterna! Senhor eu não entendo muito a proposta mas eu sei em Quem eu Confio, ou  onde eu ponho minha confiança. Não é religião mas uma Relação Pessoal! Não é uma fé cega, mas uma Confiança em que não é indiferente a mim. Ele me convida e te convida para este Relacionamento de AMOR!

                  Para fecharmos, Josué ainda vai dizer antes de morrer, que o Povo de Israel iria falhar, que não iria conseguir, que teriam que batalhar muito, mas tinha que tomar a Decisão hoje e  a cada dia (Antes de pisar na Terra Prometida em seu discurso Josué adverteu) : – Vocês irão a terra que o Senhor preparou, mas será muito perigoso, então eu faço essa advertência a todos vocês: – SEJAM FORTES E TENHAM CORAGEM. O SENHOR DEUS ESTARÁ COM VOCÊS ONDE VOCÊS FOREM.

                  O Senhor sempre estará conosco, e por isso a mensagem dessa formação a todos vocês, especialmente aos jovens é : – Decida hoje por esse Deus que te CONVIDA nesse exato momento e esse convite é personalizado! 

                  Não fique tentando buscar por aí coisas melhores ao invés de abraçar o que está diante dos seus olhos e pode ser que você venha a perder!

                 

                  Oremos: Abbá (Pai) Amado, eu te peço hoje , a renovação das promessas do nosso Batismo e dizermos Sim a Esse Convite Pessoal. Para responder a este chamado precisamos Senhor de CORAGEM, mas muita coragem para não temermos os desafios que a vida nos impõe! O Senhor é por nós quem será contra nós! Ajuda-nos Senhor a sairmos de nossas zonas de conforto e busquemos mais os desafios de Fé, de ousadia, para levarmos a todos a Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Pai em tuas mãos entrego meu coração! Cura-me Senhor, Restaura-me Senhor!  Amém