SÉRIE GOAT – O MAIOR DE TODOS OS TEMPOS

 – PARA SER O MAIOR, SE DOE

 

                  O desejo de ser visto e ser reconhecido está escrito profundamente no coração de todo ser humano. Mas uma pessoa é a melhor porque um grande número de pessoas a reconhece ?  Jesus revela que a verdadeira grandeza está quando uma pessoa se doa para alguma coisa ou por algo muito maior, e quando é capaz de renunciar a sua vida para Ele e para o Seu Evangelho. Isso não significa auto proteção ou expressão mas significa auto doação.

                  Hoje nós podemos dizer alguns nomes em qualquer lugar e todos irão saber quem é: Comecemos por Pelé, figura extraordinária do futebol e na sua sequência vem Zico, Maradona, Zidane, Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar e outros no futebol. Quando mudamos para o vôlei lembramos dos heróis brasileiros de tantas olimpíadas e seus mestres, dentre eles Bernardinho. Quando vamos para natação lembramos Michael Phelps o mais recente herói americano e tantos outros de tantos esportes.

                  Quando mudamos para música: Michael Jackson, Justin Bieber, Ariana Grande, Celine Dion, Elton John, pois eu falo no mundo todo. Claro que no Brasil temos alguns fenômenos explosivos atuais na música como Marília Mendonça, Thiaguinho,   e assim vai.

                  Mas estamos falando de nomes que o mundo reconhece. Como é difícil ser um desses nomes, quando se é uma dessas pessoas e ter  de andar na rua normalmente. Todas as pessoas conhecem esses nomes , mas será que essas pessoas são GOAT? Isso significa a mesma coisa?

                  Continuando nossa série o Maior de todos os tempos em inglês: GOAT  ( O maior de todos os tempos). Para ser o maior de todos os tempos alguém deve ter essas características:

         –        Ter habilidades incomuns.

         –        Fazer muitas coisas

         –        Muita autoridade

         –        Todo mundo o reconhece

         Você pode ter 13000 pessoas te seguindo  no Instagram significa que você é o cara?  A pergunta é, você pode ser grande sem ninguém te conhecer?

                  Nós temos esse desejo de sermos vistos por todo mundo, de sermos grandes, de sermos reconhecidos e de sermos vistos.

                  Por outro lado,  você poderia estar em algum lugar que  desejasse que todo mundo te conhecesse  e ninguém te vê. Pense em alguém que criou uma página e depois de muito tempo vem para sua mãe e diz: -Mãe, minha página está aí já faz quatro semanas e não recebi nenhuma Curtida . Pense em como essa pessoa se sentiria.

                   Há pessoas que fazem algo pessoal como uma expressão de transmitir algo muito bom, postam e são atacados ou ainda pior, insultados. Esse é o preço de ser exposto. Hoje temos Rede Sociais que amplifica isso tudo. Você hoje mede quanto uma pessoa se importa contigo pelo número de curtidas que você recebe, mas isso será verdadeiro ou falso?  Quem pode saber?  Infelizmente muitos estão se medindo pelo número de curtidas que recebem a cada postagem, que tolice!

                  O que mais me impressiona é que uma pesquisa recente mostra que ser zoado, insultado e ofendido no que você posta é muito mais desejado do que não ser visto. Mas sempre foi assim, não?  Falem mal, mas falem de mim!

                  Falando para os jovens sobre ser conhecido, se torna bastante emblemático quando se sai do Ensino Médio e chega à  Faculdade. Você deixa sua vida em casa e está na Universidade, onde ninguém te conhece.  Você muda de cidade e vai para algo desconhecido. Eu vivi assim, quando deixei minha pequena cidade em Minas e vim para o Rio de Janeiro. Você é aquilo que está dentro de você, e isso se chama caráter. Não é o que o povo diz o que você é, mas aquilo que verdadeiramente são seus atos. Nesses momentos que você entende o que é ser ou não reconhecido. Contudo o tempo passa e pelos seus esforços e realizações você  passa a escrever a sua história mesmo num ambiente novo e que antes desconhecido passa ser novamente seu ambiente, sua praia.

                  Você é único, mas não é GOAT. Jesus certa vez perguntou aos seus discípulos :- O que Dizem o Povo que Eu sou?  Pedro se adiantou e disse:

          – Você é o GOAT ! Jesus então disse: Não diga aos outros sobre isso. Não diga a muitas    pessoas naquele momento, mas depois! Não é o que Eu sou! Pedro, você achava que ser grande e o maior é ser reconhecido por todo mundo! Nesse momento, Pedro, você sabe quem eu sou, mas não sabe o que é  ser  GOAT. Pedro não sabia o que Messias significava. O que os Judeus esperavam não era o que realmente o Messias deveria ser.

                  Ser grande não é ser reconhecido por todo mundo. É se renunciar e fazer tudo por Quem vê no Escondido! Ser grande não é ser amado por todos, porque os que tinham as Escrituras na mão, os que mais deveriam estar reconhecendo o Messias, não somente o rejeitaram mas o Crucificaram.

                  Todo  seguidor de Jesus em todo o tempo até hoje, seguiu se doando e fazendo tudo por aquele que é o Maior, o PAI!

                  Jesus então ensina que tudo o que Ele fazia era para a Glória do verdadeiro GOAT, o Pai!  Jesus andava conosco em sua humanidade, servia o tempo todo ao GOAT, ao Senhor de todos os tempos, ao PAI! Jesus em sua humanidade servia ao PAI em toda a sua divindade nos ensinando como nós humanos devemos fazer. Todo mundo que é realmente grande, serve alguém ou algo maior que ele mesmo.

                  Quando Pedro na sequência diz: –  Senhor isso não vai  te acontecer ,  nós vamos protegê-lo! A razão para isso é que em perigo nós todos pensamos como Pedro, pensamos em  proteção. Mas o segredo da verdadeira doação é se doar para Alguém muito maior que vem em socorro das nossas fraquezas.

                  Muitos de nós hoje deveríamos ser grandes, mas não o tornamos porque vivemos para o Aplauso, e eu estou falando para toda a Igreja. Muitos que deveriam ser servos inúteis querem se tornar celebridades, ou pior, até mesmo deixando de estar constantemente na presença do Senhor, em Adoração contínua. Pelos frutos conhecemos as árvores. Todos nós somos criados para coisas Grandes! Mas infelizmente damos nossos corações as coisas pequenas.

                  Por que temos potenciais para sermos grandes e não somos?  Porque  vivemos para o aplauso, para os números e para as curtidas. Damos de nós para coisas tão pequenas. Coisas pequenas não é se dedicar a família, filhos ou trabalho pois para eles nosso esforço é sagrado,  mas  são hobbies, distrações, assistir histórias de outras pessoas em mídia social, em fofocas, ou seja, ficar se preocupando com a vida alheia. Não perca tempo com essas distrações.

                  Exemplo de como vencer essas coisas vem do Hemisfério Norte, de uma pessoa renomada no mundo  com mais de cem milhões de livros vendidos, filmes feitos a partir dos seus livros, seu nome Nicholas Sparks! Um  dos maiores romancistas da nossa época, autor de: –  Diário de uma paixão, No seu olhar, Uma escolha por amor, Querido John, O Guardião, Uma carta de amor e tantos outros. Mas não é sobre livros que vamos falar agora. Ele poderia ser medido por tudo isso como um cara notável, mas não não não, nós podemos medir sua grandeza por esse fato, não sei se vocês sabem.  Quando  seu segundo filho Ryan, tinha 5 anos, foi com seu irmão mais velho ao médico. Tendo  acabada a consulta, o médico vira para Nicholas e sua esposa e pergunta: – Posso examinar Ryan?  Todos concordam e ele diz: –  Seu filho nunca proferiu uma só palavra em toda sua vida?  Isso não é normal. Ele não é apenas quieto ele tem um problema. Após exames neurológicos e otológicos descobriram que Ryan tinha Dislexia de Som ( Transtorno do Processamento Auditivo Central). Ele ouvia as coisas mas não processava. Não podia interagir com ninguém. Foi aí que vem o talento.  Certa vez sua mãe teve que viajar por uma semana e assim o fez. Seu pai  após estudar um ano sobre essa doença resolveu fazer isso.  Colocou seu filho sentado em uma cadeira com cintos de segurança. Em uma mão tinha a figura de uma maçã e da outra um doce. Perguntou a Ryan: – Eu quero que você diga Maça! Depois de 2 minutos Ryan estava aborrecido, 5 minutos começou a chorar , 10 minutos ficou furioso absurdamente, após 2 horas começou a falar AAAA, e 4 horas Ryan começou dizer Ap, e 6 hs após seu pai gentilmente repetindo durante mais todo esse tempo com seu filho conseguiu dizer Apple ( Maçã em inglês). Após todo esse treinamento, eles ligaram para sua mãe, e seu pai Nicholas Sparks disse: – Ryan tem algo importante a dizer pra você nessa ligação e Ryan disse: – Eu te amo mamãe! Nunca sua mãe havia ouvido a voz do seu filho nos seus cinco anos. Nicholas Sparks conhecido e notabilizado em todo o mundo, disse que  nada se comparava  ao que aconteceu nesses três dias ,podendo ressocializar seu filho que agora falava. Ao ser entrevistado disse: Nada em minha vida se pode comparar ao que através de mim Deus pode fazer e trazer de volta meu filho a vida, podendo usar sua voz agora para se comunicar com qualquer criança da sua idade. Mesmo se ninguém soubesse disso, essa seria sua maior realização.

                  Jesus disse: – SE você quiser me seguir renuncie a si mesmo. Não apenas sua família, seus amigos, seu trabalho, seus mais preciosos por Meu nome, essa é a pessoa que será a maior! Mesmo sem quem ninguém saiba, que ninguém reconheça, Jesus está dizendo eu Reconheço! Isso basta.

                  Por último duas histórias; a primeira sobre St. Thomas More. Um Homem memorável, um homem comum, não religioso que se tornou Santo. Um homem que se recusou ao Anglicanismo e foi morto em martírio. Algum tempo antes de seu martírio foi procurado por um rapaz que seria ser como ele, memorável. Seu nome era Richard Reach. St. Thomas disse a ele depois de um longa conversa: – Richard, para total desapontamento dele, você deveria ser um Professor , um bom professor! Richard responde: – Professor?  E Thomas repete: – Um bom professor!  Richard ainda argumenta: – Quem me conheceria, quem me reconheceria?   St. Thomas continua: – Seus estudantes o reconheceriam, sua família e principalmente Deus o reconheceria e perante a todos você seria notável! Isso basta! Você foi colocado no mundo para Auto doação! Mesmo que ninguém saiba! Deus sempre saberá e reconhecerá!

                  No Brasil especialmente bem perto de nós temos um grande exemplo, que gastou sua vida toda para os outros, a fim de que todos os que se aproximassem dele fossem imediatamente remetidos ao Evangelho, à Eucaristia, à Adoração e ao Senhor! Esse homem se fez pequeno para que Deus fosse grande nele! Padre , hoje Monsenhor Jonas Abib e toda a Sabedoria que Deus colocou nele até o presente momento para manter viva uma obra de Deus que ninguém jamais sonhou nesse país, em um momento que parecia que iríamos sucumbir com tantos Católicos debandando, com tantos jovens se perdendo, com tantas ovelhas se desgarrando, com tantas famílias se desfazendo, para esse tempo tão difícil Deus quis Padre Jonas e sua entrega, que trouxe vida onde a morte parecia imperar! A Canção Nova, obra fundada por ele hoje cobre o Brasil e as Américas e outros continentes, anunciando que Jesus é o único Senhor e Salvador, que não há Amor, se não há a Presença viva Dele!

                  Peço a Deus que possamos seguir os passos de Jesus e possamos ser Grandes onde Deus quer que sejamos Grandes, mesmo que somente ao Seu olhar realizemos Seus planos, pois Ele é o único que conhece o nosso Coração e vê no Escondido!

        Oremos: Abbá (Pai) Amado, eu te peço hoje , me faça ver onde em minha vida eu preciso assumir, me entregar a ti, e fazer grandes coisas! Faça com que eu consiga esvaziar de mim todo sentimento de orgulho, de vaidade que me atrapalha tanto em meu caminho. Pai Amado, Tu tens tido tanta paciência comigo e tem me sustentado neste caminho onde muitas vezes tenho procurado o glamour e o reconhecimento dos homens, e me esquecido que o verdadeiro reconhecimento precisa vir tão e exclusivamente de Ti, meu GOAT!

Pai em tuas mãos entrego meu coração! Cura-me Senhor, Restaura-me Senhor!  Amém

1 comentário

  1. Ana Lúcia Mota de Souza

    Lindo . Amei!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *