Série Goat IV - Ser grande e livrar do que não é essencial

 

 

                 

                  A Verdadeira grandeza está em ser capaz de se livrar do que você não necessita. Fique com a essência.

                  É fácil cair na  poderosa tentação de medir grandeza de acordo com os padrões do mundo. E quando nós podemos  ver como os outros vão bem e o que eles têm  realizado, podemos cair facilmente na COMPARAÇÃO, ciúme, despeito, cobiça e  inveja.

                  Não podemos temer que não sejamos plenos, suficientes porque outrem tem mais. Esse é um grande engano, que nós teimamos em cair, mesmo quando dizemos que assumimos seguir o nosso GOAT.

                  Quando analisamos este termo GOAT, é inevitável não remetermos aos Jogos Olímpicos, pois existem certos atletas que escreveram, que escrevem e que escreverão seus nomes na Lápide dos notáveis. Um atleta que desafiou as críticas foi há quase 100 anos atrás foi Eric Liddell. Eric Liddell apesar de ser na época considerado o mais rápido do planeta nos 100 metros e 200 e revezamento, apenas ganhou uma medalha de ouro porque recusou as outras, pois ele correria e ganharia, mas seu coração estava acima das medalhas. O que mais chamou a atenção do mundo não foi o que ele ganhou mas o que ele deixou de ganhar, pois fez a sua opção, e sua opção era: Para competir no Domingo, dia do Senhor eu me recuso a correr. Mesmo a assim ele é GOAT. Ele desejava ser Missionário Cristão depois que parasse de competir. Sua grandeza não foi o que ele ganhou mas o que ele teve a coragem e a liberdade interior para deixar de lado por algo em sua convicção maior. Ele tinha liberdade interior suficiente para realizar algo de impacto exterior.

                  Nós não seremos grandes a menos que possamos fazer algo interiormente maior, que é deixar de lado, deixar para trás as coisas que o mundo enaltece por algo muito maior.

                  Baseado nesta reflexão, vimos Jesus chamar os seus discípulos para algo muito maior e de uma forma extremamente radical ele aponta que se um olho, uma mão ou qualquer outro pedaço do nosso corpo nos leva ao descaminho, melhor cortá-lo. Isso serve de uma forma muito concreta ao nosso interior. O que em nós hoje é obstáculo para fazer o que Eric Liddell fez? Vamos ainda mais profundo. Quando colocamos certas formas nas palavras e as tornamos algo maior que, melhor que, e assim vai, vamos implicitamente escrevendo a palavra COMPETIÇÃO e competição leva diretamente a COMPARAÇÃO. Comparação é um veneno pois se ele tem mais eu tenho menos, se ele é mais ovacionado eu sou menos, se ele é mais amado eu sou menos, se ele é notável eu sou menos e se ele é especial eu não sou . Isso tem um poder destrutivo forte dentro do nosso inconsciente.

                  Voltamos novamente as Sagradas Escrituras, onde no Livro dos Números 11: 25, o Senhor chega para Moisés ( o grande GOAT do Velho Testamento) e diz que 70 outros do povo de Deus tinham começado e Profetizar e os de perto de Moisés, como Josué, se aproximam e começam a murmurar contra o que estava acontecendo temendo que Moisés deixasse de ser o GOAT, e Moisés os adverte chamando a atenção acima do que eles estavam julgando e agradecendo a Deus que não somente eles pudessem profetizar mas que todo o povo de Deus pudesse. Moisés prossegue demonstrando a eles que a grandeza dele dada por Deus, não significava que outros não pudessem ter. O brilho dos outros nunca apagarão o seu brilho se esse brilho vem de Deus. Eles demonstraram aí ciúmes, despeito, porque achavam que assim Moisés não seria mais especial, assim pensa os pagãos que não conhecem a Deus.

                  A partir desse fato é apropriado diferenciar Ciúmes, cobiça e Inveja. Ciúme ou cobiça é querer o que o outro tem. Alguém possui alguma coisa que eu quero, isso é cobiçar. Inveja é se entristecer pelo o que outro tem. Inveja é obscura e faz quem a sente depressiva. Cobiça é desejo, mas inveja é tristeza o que é muito grave. Cobiça faz a pessoa pensar que nunca tem o suficiente, mas a Inveja faz a pessoa pensar que se a pessoa não tem o que o outro tem, a pessoa se sente que não é suficiente, que não é especial.

                  Como se livrar da inveja e da cobiça? Aqui vai a dica. A cura para a cobiça é GRATIDÃO e a cura para a Inveja é ADMIRAÇÃO. A cura é sempre é um movimento positivo. Não é o que você não tem mas é o que tem.

                  Curar a inveja também vem algo bem profundo. Admirar o outro, e como isso se dá! A admiração é algo que se sente de forma muito rápido admirando o que o outro representa ou alcança, ou seja admirar o brilho dos outros e se ALEGRAR.

                  Todos esses dois movimentos não tira nada de quem sente. Imagina um altar repleto de velas brilhando ao mesmo tempo. Tirar uma vela não muda o brilho das outras.

                  O cuidado para não deixar que esses vícios entre em nós, tanto a cobiça quanto a inveja, faz algo extraordinário, pois se não vivemos assim, todas as pessoas para nós se tornam uma AMEAÇA. Sem admiração ou gratidão nós corremos o risco de passar por essa vida em constante perigo de sermos menos. Nós sempre encontraremos em nossa vida quem tem algo a mais que nós. Precisamos nos livrar desses vícios. Para sermos capazes de nos livrarmos de tudo. Grandeza começa de ter liberdade para se livrar desses vícios.

                  Nós temos uma grande vocação para ser grande. Então porque nós nos comparamos, porque temos medo de nos livrar disso, ou melhor daquilo que não precisamos. Deus sabe quem somos e confia em nós. Ele nos chama para sermos grandes.

                  Há somente uma razão segundo São João da Cruz para não sermos Santos, porque não queremos. Isso cai perfeitamente na Palavra quando Jesus alerta sobre se algo de nós impede que possamos ir para o céu, que cortemos isso, e o que isso está dizendo agora, claro, pois se há alguma coisa em nós que para nós é preciso que nos livremos disso, é isso que nos impede de sermos grandes e sermos livres verdadeiramente.

                  Para nos livrarmos dessas coisas interiores que nós temos tanta dificuldade, devemos fazer  duas coisas:

         –        Seja Paciente com você mesmo

         –        Seja duro com seu meio ambiente, com seu meio onde vives.

                  Todos os santos fizeram isso. Muitas vezes há relacionamentos que não deveriam estar nos escravizando assim. Isso inclui  tudo que nos tira  do caminho do céu, podendo ser dentro da sua casa, como pai ou mãe que te induz ao descaminho, ou irmão, ou amigo, ou relacionamento.

                  Um estudo feito em uma universidade americana em pessoas que passam horas ouvindo músicas que induzem a ira, induzem a raiva ou ao ódio e substituindo por músicas calmas por duas semanas, concluíram que ao final desse período todos experimentaram estar mais calmos. Assim é que o quer dizer ser Duro ou implacável com seu meio ambiente.

                  Jesus se livrou de suas habilidades, seu conhecimento, sua força física, suas realizações, sua autoridade, tudo na Cruz, para a liberdade minha e sua.

                  O momento em que Jesus se torna Grande foi no momento em que se livra de tudo. Lembra de Eric Liddell, que ao se tornar missionário ficou preso em prisão de guerra no Japão, e na fila da morte ele ia trocando com as pessoas que estavam na fila. Por isso ele se tornou um GOAT.

                  Na segunda carta de São Paulo aos Coríntios 2Cor 10. Ele proclama que Jesus revelou a Paulo, que o Poder de Deus se realiza na fraqueza do homem. Quando sou fraco Ele é forte em mim.

                  Quando estou em Cristo não sou fraco nunca mais. Eu sei que o Senhor me faz forte. Não desista de você pois Jesus nunca desistiu.

                  Oremos: Abbá (Pai) Amado, eu te peço hoje, retire de mim  toda a Inveja e toda a Cobiça e ciúme. Não deixe que eu me perca me comparando com o que os outros realizam ou o que os outros conseguiram e ou conseguem no dia de hoje. Senhor eu sei que minhas limitações e minhas fraquezas me impedem de ser livre, por isso vem com sua graça oh Senhor me fortalecendo e me iluminando o caminho que eu tenho que seguir. Sim, Senhor, me faça ter paciência comigo e ser ao mesmo tempo implacável com meu meio ambiente, o meio em que vivo e as pessoas com quem eu convivo e os hábitos degradantes que me fazem cair. Pai em tuas mãos entrego meu coração! Cura-me Senhor, Restaura-me Senhor!  Amém