Relacionamentos tóxicos: como estabelecer limites?

 Jesus teve de estabelecer limites, então nós ainda mais ainda necessitamos de estabelecer nossos limites.

                          

                  O que são relacionamentos tóxicos? São aqueles que nos sugam, relacionamentos vampirescos. São amigos, familiares ou colegas de trabalho. Tiram mais do que nós podemos oferecer. Esse sendo o seu caso, como darmos LIMITES? A tentação é como se livrar desses relacionamentos?  Uma resposta sábia para essa questão: Um passo anterior deve ser dado e eu te convido a partilhar comigo sobre isso.

                  Para darmos sequencia a nossa vida em meio à essas pessoas, precisamos estabelecer LIMITES. Muitas pessoas podem estar questionando nesse momento, o que Jesus faria? Jesus seria totalmente disponível em sua vida na terra para essas pessoas? A resposta bíblica é :- Não. Jesus em toda sua vida pública tinha seus momentos com a multidão, com os seus discípulos, chega a citá-los 72, com doze apóstolos, com três apóstolos e com o Pai e o Espírito Santo em seu momento de recolhimento.

                  Pense como Jesus delimitava seus limites ao final de suas pregações, milagres e prodígios, com Ele se afastava apenas com os doze dessa multidão, e ainda quando tomava os três apóstolos e subia o Tabor ou ainda como Ele delimitava seu limite e subia o monte sozinho. Jesus teve de estabelecer limites, então nós ainda mais ainda necessitamos de estabelecer nossos limites.

                  Muitas vezes estamos em convivência e queremos ajudar a todos que estão ao nosso redor, e muitos se confundem querendo agradar a todos com sua disponibilidade. Cuidado! Aqui é o primeiro passo: – Deixe claro que você pode fazer quando está disponível e quando não está disponível. Deixe claro também o que este relacionamento é.Deixe claro que você não é um amigo de plantão. O que inicialmente pode soar como uma pessoa fria, vai delimitar que se você não estabelece este limite de que você não é um amigo de plantão depois de seis meses sendo acionado para todo o tipo de problema você estará exaurido e isso pode trazer mais malefícios do que benefícios.  Deixar claro que horas você está disponível e quando não está. Deixar claro o que você pode fazer e o que não pode fazer. Já é um bom começo e um bom limite, ao menos seguro e salutar. Assim você pode servir melhor por mais tempo e ainda pode servir a mais pessoas. Além disso você pode ser ajudado tendo o  tempo para fazer suas próprias coisas.

                  Impondo limites você então vai se deparar com:

–        Quando você estabelece limite você entende que você só pode controlar o que você pode fazer e não o que os outros podem fazer, assim eu posso reclamar de mim.

–        Eu não posso controlar o que os outros fazem mas posso controlar como me afastar dessas coisas. Exemplo é pontualidade. Quando você determina um horário, cumpra o horário e não fique esperando além do combinado. Caso faça a primeira vez, a outra pessoa sempre achará que você vai esperar.

–        Quando eu estabeleço um limite, a maneira com eu falo as coisas faz diferença. Quando você diz que vai embora, Vá! Não fique enrolando sua partida, pois isso te suga, ficar adiando a ida corrompe seu limite. Ir embora no momento certo significa que você se importa com a outra pessoa e com o tempo dela para que ela faça suas coisas ou descanse. Aqui está o importante é sempre ser claro com a pessoa. Isso mostra onde você disponível e quando não está.

                  Exemplo final que ilustra tudo isso passa por nossa própria casa. Muitas mães e pais, ao se depararem com os filhos em casa que estão estudando seriamente, ou seja, já estão no Ensino Médio ou Superior, ou mesmo já estão trabalhando, tentam toda hora interromper seus filhos com assuntos não pertinentes para aquele momento. Como dar limites aos pais? Isso se torna muito difícil as vezes. Então estabelecer uma conversa franca com seus pais, dizendo que avise antes para saber quando você está disponível. Isso ajuda a manter inclusive a confiança de que o filho ou filha está fazendo algo sério e interromper custará algo. Não se esqueça de que uma distração diante de um problema difícil levará quarenta minutos até que se estabeleça o raciocínio inicial. Ao dizer isso, você continua amando entre vocês e que os assuntos importantes terão sempre a hora correta para serem discutidos.

                  Finalizando, entre casais, cuidem bem um do outro, mesmo que seu dia tenha sido cheio de coisas interessantes e sua esposa tenha ficado em casa cuidando de outros negócios, saiba chegar, saiba amar antes de despejar sobre ela suas histórias e seus problemas. Talvez mais da metade das suas novidades não passem de histórias sem fim, nem valeria a pena partilhar e as vezes não é hora nem de falar mas de silenciar e esperar a hora certa do diálogo. A paciência e a temperança faz a vida do casal se santificar e frutificar.