O SONHO ACABOU, MAS SUA HISTÓRIA NÃO!

 

                          

                                    Deus tem iniciado um bom trabalho em você. A propósito, Ele tem começado bons trabalhos. Muitos deles terão um fim em breve. Na verdade a grande obra que Deus tem feito, é aquela que Ele pretende continuar até o fim. Pois Ele nunca começa algo que Ele não termine.

                  Marie Louise Gurtner ou Maddie como sua família gostava de chama-la se tornou um dos grandes exemplos de alguém que ouviu a Palavra de Jesus e colocou em prática. Maddie era uma talentosa pianista, morava na França e era católica. Maddie tinha 18 anos, quando a Alemanha Nazista tomou a França. Como pianista ela decidiu se apresentar atrás das linha inimigas  e assim poder trazer informações para a Resistencia Francesa. E ela se pos a fazer isso, fazia seu sarau e trazia as informações. Um dia ela foi apanhada pelos nazistas e colocada na prisão. Na prisão conheceu o inferno na pessoa de Dr. Leo. Dr. Leo era um médico torturador. Dr Léo foi a pessoa que pegou o sonho de Maddie de se tornar uma grande concertista, uma renomada pianista em pó. Como? Ele passou durante quase três anos torturando Maddie. Dentro dessas torturas, uma em especial, fazia com que suas mãos fossem destruídas e deformadas tornando Maddie incapaz para fazer o que mais amava, ser uma pianista. Maddie foi violentada, foi abusada, foi usada como algo descartável. Após sua libertação, não conseguia se levantar uma só vez, sem sentir dores terríveis pelo  corpo. Seus órgãos genitais se tornaram estéreis. Maddie não poderia mais se tornar uma artista, uma pianista e nem ser mãe.

                  O que você faria no lugar de Maddie? O que pensar? Isso é o fim! Ninguém pode concertar isso! Não há caminho de volta. Acabou! Essa é uma realidade, não há como mentir sobre isso! Na nossa vida muitas vezes estamos nesse tipo de situação, não tão devastadora, mas ainda assim, um final de período onde você não pode voltar e fazer seus testes de novo, ou fazer uma apresentação de novo, uma oratória de novo, o ENEM desse ano já foi, a escolha da sua faculdade após a prova já foi. Também nos vemos nessa situação após terminar um namoro, um noivado ou um relacionamento, ou ainda uma profissão, amputada tão cedo por um acidente, ou por uma demissão, ou ainda diante da morte de alguém próximo de nós. Acabou, fim.

                  Para tudo isso, o Sonho pode ter acabado mas a História não! Para um homem ou mulher de fé! A Bíblia é cheia de história do povo de Deus, onde tudo parecia já sem solução, Deus vinha e apontava o caminho Dele, mostrando que o sonho acabou mas a história não.

                  Baruc era um profeta do tempo de Jeremias. Ele descreve a devastação sofrida pelos inimigos às tribos do Norte de Israel. Ele narrava dizendo que mesmo os Assírios tendo destruído as tribos no Norte para sempre e o Persas tomando as tribos do sul e Jerusalém, nesse tempo de destruição, de olhar ao redor e ver que tudo acabou, a cidade, o templo e tudo mais, tempo de achar que Deus os teria abandonado. Contudo Deus não começa nada sem que Ele termine. Quando lemos tantas histórias na Bíblia vemos que muitas delas foram escritas sob as trevas, sob a escravidão do povo de Israel.

                  São Paulo aos Filipenses é chamada Carta Prisional, ou seja, ele escreveu de dentro da prisão, atrás das grades. Mas Ele diz, Eu sou confiante. Aquele que começou um bom trabalho em você irá completar. Pode ser o fim do sonho , mas não da história. Quando tudo parecia perdido, Ele vem terminar o que começou.

                  Deus começou muitas coisas em nossas vidas que ainda não terminou. Pare hoje e medite sobre isso, pois isso aumentará muito em seu conhecimento de Deus e seu Amor! Todas as coisas que Deus realiza em nós é bom! Sabemos também que há grandes coisas que Ele está fazendo! A Obra com O maiúsculo em nós.

                  Baruc vai dizer ao Povo de Israel mesmo com toda a dificuldade, com toda as batalhas, ainda assim o povo se alegrava, porque Deus lembrava deles. Porque Deus estava batalhando e não cessaria de lutar pelo povo de Israel.

                  Deus está batalhando por você e por mim agora, nesse momento. Ele não está passivo, não está apenas nos observando. Ele age continuamente. Precisamos aprender a andar na escuridão com a certeza que Deus está ali, tomando-nos pelas mãos.

                  Quando olhamos para o Evangelho desse segundo Domingo do Advento jamais prestamos atenção em algo que deve ser grifado. A narrativa corre de forma Histórica. O Evangelista faz questão de situar os personagens da história para que ficasse registrado o que aconteceu e não apenas uma metáfora. Deus escolhe enviar seu Filho, no pior momento da história para o povo de Deus. Tibério César, o mais insano e cruel dos imperadores romanos, Pilatos um sanguinário executor pelo prazer de executar e se divertir com o sofrimento e a tortura do povo, Herodes um devasso, cruel, corrupto e psicopata, ou seja, o lado Político não poderia ser pior no mundo para aquele tempo, o pior da política e o pior da Fé, os Sumos Sacerdotes Anás e Caifás eram de corruptos a usurpadores da moral e dos bons costumes, além de soberbos e desumanos, que deveriam cuidar das coisas de Deus, se utilizavam de suas posições para benefício próprio, gananciosos e ambiciosos, adoradores do dinheiro. Nesse cenário Deus vai trazer seu Filho para libertar o povo da Escravidão imposta pelos políticos e lideres religiosos, mas antes de tudo, envia João Batista aquele que anuncia um Batismo de conversão, um batismo de água, para purificar de toda a podridão que pairava sob o povo de Deus. Preparai os caminhos do Senhor.

                  E no meio de tudo isso, Jesus veio e ficou com seu povo por 33 anos. O Verbo  se faz carne, e encarnado vem e caminha com seu povo, que olhava para todos os lados e achavam então que o sonho tinha acabado. E Deus estava com eles, e ainda assim não viram.

                  Maddie, tomou a decisão de não tornar sua vida uma tortura eterna. Já não poderia mais ser pianista e não ser mãe, sentir dor todos os dias. Como ela passou seus próximos 40 anos, não fazendo da sua vida uma tragédia? Como um exemplo de Católica, ela decidiu pedir a Jesus para fazer do seu coração igual ao Dele. Maddie decidiu tornar a sua vida semelhante a vida de Jesus. Pediu a Jesus que um dia ela pudesse encontrar Dr. Leo se ele ainda fosse vivo. Em 1984, Maddie recebeu esse presente. Ao abrir sua correspondência encontrou uma carta do Dr Leo, agora bem idoso, suplicando que ela o recebesse, para o perdoar. Maddie consentiu esse encontro. Ao ver Maddie Dr Leo se pos de joelhos diante dela e suplicou seu perdão. A toda deformada Maddie, a toda atingida em seu corpo e mente, jamais foi atingida na Alma, pois ali o Senhor combatia por ela. Maddie tomou as mãos de Leo sobre as suas, recostou a cabeça de Leo no seu ventre feito estéril por aquelas mãos torturadoras, e naquele momento Maddie entregou Leo no coração de Deus,  dizendo Leo eu te perdoo! O perdão é bom para quem dá! O perdão liberta a nossa alma dos venenos desse mundo e suas provocações, o perdão faz nobre quem o entrega.

                  Os sonhos de Maddie terminaram mas a sua história não. Ao final de 40 anos se via ali o final da história, escrita pelas mãos do próprio Deus. Deus não é passivo, Deus está sempre perto, nunca para, pois Ele sempre batalha por nós!

                  O Sonho terminou mas a história não!

        

                  Oremos: Abbá (Pai) Amado, ajuda me a perdoar meus inimigos. Entra no meu coração e derrama o perdão que eu preciso dar! Eu não sou nada sem a Tua presença em mim! Pai eu quero te pedir perdão por todas as vezes em que eu duvidei da sua presença e Te culpei pelas coisas difíceis que ocorreram na minha vida. Quando eu Te acusei de ter causado as coisas ruins para mim, para me castigar, e assim esqueci que o Seu Amor vela por mim! Pai me faça ser aquele que sempre se  abre ao perdão, diante dos mais difíceis para assim um dia estar na Sua presença, com coração limpo, leve e pronto ao Amor eterno! Pois pode ser hoje!

Pai em tuas mãos entrego meu coração! Cura-me Senhor, Restaura-me Senhor!  Amém