DESQUALIFICADO IMPEDIDO OU PREPARADO

 

                  EM CRISTO, seu passado poderia não ser aquilo que impediria você de fazer parte do Reino de Deus…Na verdade seria o que  tem preparado você!

                  Quando falamos sobre desqualificação me chama mais  à atenção são os atletas de natação. Esses atletas se preparam a vida toda para esse grande dia. NO momento da largada, por um descuido caem na água antes dos outros e imediatamente são desqualificados. São eliminados antes mesmo de terem tentado. Não tiveram a chance de tentar.

            Quantas vezes nós fazemos isso com nossa própria vida. Muitos domingos vamos à Missa, ouvimos do Sacerdote falando sobre o grande plano de Deus para nossas vidas, e o primeiro pensamento que vem na nossa cabeça é:  – Eu não tenho chance, eu não sou qualificado, ou melhor , eu sou desqualificado. Quando o assunto é vida em Deus, a primeira palavra que vem na nossa mente e no nosso coração é: –  Eu sou desqualificado por que meu passado me condena. Isso é muito comum.

            Porque tudo isso é muito comum, ou seja, eu me sentir desqualificado, por meu passado me condenar. Por que eu não me sinto com chance para desenvolver nada, tanto na Igreja quanto na minha vida?  Vamos discutir um pouco sobre isso nessa série que se inicia hoje. DESQUALIFICADO!

            Começamos com Neemias que era um dos profetas do Exilio na BABILONIA. NEEMIAS Capitulo 8. O povo havia perdido o Templo, o local de adoração a Deus, como também o local para as coisas Sagradas. O povo estava sem rumo, sem chão, sem saber até quem eles eram. Nesse Capítulo o Profeta levanta seu povo com Palavras para que pudessem saber que não eram Desqualificados. Esdras e Neemias são os mensageiros para levar e elevar o  seu povo.

            Esdras era descendente de Aarão, Sumo sacerdote. Ele como Sacerdote, nunca havia feito um Sacrifício! O Sacrifício era o mais importante quando se é Sacerdote. Ele passou a vida toda sem nunca ter vindo a Jerusalém. Imagine alguém que nasceu para ser um Sacerdote e nunca o fez porque nunca houve para ele a presença do Templo . O Templo havia sido destruído. E o Templo era o único local do Sacrifício.

            Ao invés de exercerem o papel que Deus os havia ungido, serviam ao Rei da Babilônia, longe das coisas sagradas de Israel. Esdras era o estudioso e vivia com seu povo na escravidão. Dedicava sua vida a Torah, ler, meditar e ensinar. O Rei chama Esdras e o presenteia com a noticia de voltar a Jerusalém, para elevar o Templo.

            Esdras passa sete dias ensinando e ensinando dia e noite seu povo, em frente as 40 mil pessoas. Pense agora alguém que poderia se sentir desqualificado pelo seu passado de escravidão, mas seu passado o preparou para sua grande Missão de reconstrução. Assim, quando Esdras e Neemias foram para a Terra Santa,  chegaram à Jerusalém e viram tudo em ruínas. Ao voltar para o Rei Neemias pediram para que o Rei desse a  chance de elevar a cidade, a cidade de Deus, Jerusalém. Neemias volta para reconstruir, e ao invés de ter o apoio do povo, tem oposição, pessoas querendo matá-lo.

            Deus preparou esse dois homens para a grande missão de reconstruir a cidade de Deus. Imagina se eles tivessem olhado suas vidas e pensado que o passado os desqualificassem. O veneno desse momento é a comparação. Quando eu me comparo com outras pessoas eu me diminuo, e porque eles não conseguiram, talvez eu os ache mais inteligentes, mais brilhantes, mais capazes, mais sagazes do que eu! Então, eu me desqualifico.

            Esdras era o cara da Palavra e do  Sacerdócio, e Neemias o cara preparado com o Rei para ser um grande empreendedor. Esdras jejuou e orou a Deus, e ele não solicitou guarda armada na sua jornada pois, pensou que se  tivesse pedido não estaria confiando na proteção do Deus ou do Guarda de Israel. Neemias pelo contrário, pediu guarda pois confiava em Deus mas também na sua astúcia.

            As diferenças são na verdade armas poderosas quando usadas em harmonia. Diversidade é uma grande coisa se usada por um bem maior. Diversidade que não é unida por algo maior, é apenas uma parte de um todo com fim em si mesmo, um pedaço do corpo e não o corpo em si.

            O Espirito comum que muda o mundo . Isso que mostra que não podemos vencer sozinhos. Deus nos prepara para uma grande obra. Penso sempre quando esse assunto vem em meu coração penso na Obra de Madre Teresa de Calcutá. Penso como sua dedicação a Caridade pode e ainda hoje pode tocar os corações de pessoas de todas as áreas do mundo e fazê-las servir a Cristo na figura do Miserável.

            Outra obra que todos nós não cansamos de anunciar são as Novas Comunidades, tantos Carismas servindo ao grande Corpo Místico que é a Santa Igreja. Quantos jovens nos últimos cinquenta anos deixaram tudo e foram seguir Jesus. A Canção Nova, obra nascida no coração de um Sacerdote, nosso Amado Padre Jonas Abib, e que hoje se tornou algo muito grande no Brasil e em outros países.

            Por fim, vem a história de um padre Americano, que conta essa grande história. Um dia esse Padre tinha uma audiência com o Papa João II. No caminho para a Audiência, passou por um grupo de irmãos de rua que habitam as ruas de Roma. Mas no meio daqueles homens viu alguém que lhe pareceu familiar. Ao seu aproximar, viu que era um Sacerdote que havia estudado com ele no Seminário. Um Sacerdote entre os homens de Rua, condenado pelo seu passado e afastado de todos. Como o tempo era curto, o Sacerdote ouviu essa história do homem que agora mendigava, mas que ainda tinha as mãos ungidas para consagrar o Corpo e o Sangue Precioso de Nosso Senhor Jesus Cristo, e seguiu seu caminho até a Sala de Audiências. Ao encontrar com o Santo Padre, viu que o Papa João Paulo II os observava e em poucos minutos perguntou: – O que está acontecendo com você meu filho? Sem jeito,  o Sacerdote pediu desculpas e contou o que havia presenciado. Então ouviu do Papa; – Amanhã traga esse Padre aqui as 15hs, eu estarei esperando vocês dois em audiência privada.

            Bem, no outro dia, o Padre Americano trouxe seu amigo padre (mendigo)  para a audiência e ao chegar ouviu do Santo Padre que o esperasse do lado  de fora. Tomando o padre (mendigo) pela mão o levou para sua Capela privada. Ao final, os dois vieram para fora. O rosto do Santo Padre reluzia de alegria e o do Padre mais ainda. NO caminho de volta, foi contando, sentiu uma vontade enorme de se confessar e  que tudo o que tinha em seu coração foi confessado e sendo aconselhado pelo Santo Padre que ao final da Confissão e absolvição pediu para se Confessar com o Padre(mendigo) também. Antes de se despedir  disse: – Eu te envio para que como Jesus  que se fez como cada um de nós, que você seja meu enviado para evangelizar as ruas de Roma, levando os Sacramentos a todos os que Jesus te colocar. Seu passado passou a ser a força que o guiaria para a Grande obra de Deus. Porque para Deus você sempre será um grande Sacerdote do Senhor. Seu passado não te desqualifica!

            Deus nesse momento está te preparando para um grande trabalho. Você não é desqualificado, você está sendo preparado.

                       

                           Oremos: Abbá (Pai) Amado, Muitas vezes nós nos sentimos despreparados e Desqualificados. Somos assim porque somos tentados dia e noite pelo tentador para nos compararmos aos outros. Ao invés de fitarmos no Senhor, de colocarmos nossa total e contínua confiança no Senhor que confia em nós para Seu plano. Senhor retire de mim toda a espécie de confiança nos homens e coloque-a em suas mãos, pois por ela eu posso ser modelado como o barro nas mãos do oleiro e atingir em plenitude os planos que o Senhor tem para a minha vida! Amém!

Pai em tuas mãos entrego meu coração! Cura-me Senhor, Restaura-me Senhor!  Amém