DESQUALIFICADO : DENTRO DA MÉDIA

 

                  HÁ MUITAS PESSOAS QUE PELO PORTFOLIO, CURRICULUM VITAE OU PELOS DADOS DE AVALIAÇÃO, NO PAPEL, SERIAM TOTALMENTE MEDÍOCRES. PELAS NOSSAS QUALIFICAÇÕES SERIAM ENQUADRADOS NOS DESQUALIFICADOS PARA SERMOS ESCOLHIDOS POR DEUS PARA SUA OBRA. CONTUDO DEUS NOS CHAMA PARA A GRANDE CARACTERÍSTICA AOS QUE O SERVEM, O AMOR!

 

         O que para nós significa ser medíocre? Muitos de nós quando pensamos em quem seriam para nós nossos heróis, jamais pensamos em alguém medíocre. Seja em qual área da vida pensamos, esportes, negócios, inventores, políticos, cientistas, e por aí vai.

         Uma pessoa que sempre me fascinou foi Chiara que viveu tão pouco, que foi tão comum, tão medíocre, que enquanto teve saúde fez de tudo que uma adolescente poderia fazer. Mas nada acima da média. Ela viveu até o ano de 1981. Para o serviço de Deus, ela não seria uma pessoa relevante para isso. Mas todos sabemos o quanto seu testemunho contagia o mundo até hoje em tão pouco tempo.

         Falamos anteriormente sobre desqualificação pelas coisas e decisões que eu tomei no meu passado. Quando eu olho nos meus predicados, eu acho que não tenho nada de mais para ser grande na Obra do Senhor.

         Tom Brady, um  dos caras hoje em dia mais famosos em esporte, fez o povo Americano criar uma palavra, que já citamos antes: GOAT ( Maior de todos os tempos), pois bem Tom Brady, quando se candidatou para ser um Quarter Back no Draft ( peneira) em 2000 de Futebol Americano, ficou em 199º  lugar, por inúmeras características que ele tinha que o desqualificava. Quem lê a sua avaliação naquele Draft fica impressionado com suas inabilidades, e é normal    pensar que essa pessoa não é ele. No papel seria o atleta mais improvável de ser um entre os Vinte, quanto mais o Número1 em toda a sua vida. O que ele tinha que os outros não tem? Não está no papel. Há alguma coisa nele que todos não identificaram. Há nele coisas que ninguém conseguiu localizar.

         Jeremias era um desses caras improváveis. Em Jeremias 1, Deus o chama para ser grande entre as nações e ele argumenta. Eu sou pequeno, sou criança, não sei falar, sou medíocre. Não sei falar direito, não como Ezequiel. Sou desqualificado para essa missão. Todos os profetas são sábios, tem barbas enormes, mas eu sou uma criança. Senhor me poupe dessa missão tão imensa. Mesmo argumentando tudo isso, o que Jeremias não via era que Deus já havia revelado que Ele o havia escolhido. Deus o qualifica, Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos. Jeremias Eu estou com você,  Deus disse. Eu coloco minhas palavras em sua boca! Vai falar por mim. Anuncia-me! Em que Jeremias é superpoderoso? Por que? E em todos esses fenômenos improváveis? Ninguém sabe. O que se sabe é o que nós pensamos que seria, não é!

         Jeremias é grande porque Deus é grande nele. Porque Jeremias é disponível para Deus e não excepcional para Deus.

         Nesse momento quantos estão lendo esta formação e se sentindo desqualificado para a Obra de Deus, se sentindo medíocres.

         São Paulo no hino ao Amor 1Cor13, mesmo que eu falasse a língua dos anjos, que profetizasse, que tivesse os dons de cura e milagres, nada disso me faria Grande na obra, mas o AMOR, o Amor está acima de tudo!

         NO papel eu posso não ser ninguém, mas se meu coração estiver disponível, eu seria grande para a sua obra, transpassando através das minhas palavras, meu olhar, minha atenção, minha dedicação, minha doação, o AMOR de Deus.

         Muitas ainda pensam no amor com as historinhas de amor dos filmes Disney, mas o Amor é Eu escolher o seu BEM! Amar é desejar o bem do Outro! Escolha, opte pelo Amor, as pessoas difíceis. Quando falamos sobre a Teologia do Corpo do São João Paulo II, AMOR É UMA RUA DE UMA MÃO! É o desejo pelo bem de outro, ponto final. Relacionamento é uma via de duas mãos. Amor como é uma via de uma mão, não tem limites para Amar!

         Chiara Luce Badano, morreu quando tinha 18 anos, diagnosticada com câncer ósseo que tirou seus movimentos, em uma menina que amava jogar tênis, passear ,se divertir. Perguntando sobre seu sofrimento, ela consolava todos os que a visitavam, incluindo bispos, padres, freiras e leigos e amigos. Ela dizia: –  Ao menos eu tenho meu coração batendo, eu posso fazer o que  mais amo, eu tenho meu coração e então com ele eu posso sempre: – AMAR!

         No papel Chiara não teria nada para ser alguém especial, mas por tantos corações que foram transformados pelo dela e ainda são, Ela é considerada GRANDE! Chiara será Santa em pouco tempo, a improvável a agora Santa.

         Não são nossos predicados que nos faz grande, somente uma coisa, uma coisa que é a mais importante e que necessitamos e isso é o AMOR!

 

                                            Oremos: Abbá (Pai) Amado, modifica o meu coração. Quero como Jeremias me fazer criança em meu coração para o Senhor fazer uma grande obra. Senhor me ensina a amar dessa maneira, como uma via de mão única, onde a escolha é sempre minha! Senhor tira de mim todo o espírito de comparação, pois ele mais faz olhar para o lado e eu preciso olhar sempre para frente e para cima, onde está sendo sempre colocada minha missão e meu objeto de Amor!

Pai em tuas mãos entrego meu coração! Cura-me Senhor, Restaura-me Senhor!  Amém