COMPARAÇÃO : O ERRO DE SE COMPARAR

 

 

 

 

            Comparação   é o desejo de ser melhor do que o outro. No coração de quem se compara há o medo! A vulnerabilidade vem com esse medo.

            Um dos maiores presidentes dos Estados Unidos foi Ted Roosevelt. Conhecido como o URSO. Quando ele era criança se sentia como uma criança frágil, doente e muito medrosa. Um dia ele tomou a decisão de reagir a tudo isso e passou a treinar seu corpo e sua mente para ser mais forte, mais corajoso e mais destemido. Há muitas histórias sobre TED, mas uma é  muito interessante:-  Ted foi militar e participou de grandes batalhas defendendo seu país. Chegou a lutar em Cuba sofrendo tudo que um combatente podia sofrer na época. Quando TED era candidato à Presidência em campanha pelo país sofreu um atentado a bala em Milwaukee e mesmo com o ferimento no tórax fez seu discurso por 1 hora e meia, terminando chamou seu assessor e disse: – Pronto, agora pode me levar para o hospital. Até ele morrer ainda manteve o projetil em seu tórax para lembrá-lo de suas superações. Assim  TED era o conhecido como  BEAR (  O URSO). Suas condecorações superam qualquer outro candidato à Casa Branca e toda a história, pois de uma criança medrosa e frágil, se tornou um dos homens mais fortes da maior potência mundial. Ele foi o mais jovem presidente dos Estados Unidos, com 42 anos de idade. Mesmo com tudo o que ele fez e representou, sempre sabia que, não importando todas as suas realizações, havia um ladrão em cada esquina da sua vida, e este ladrão tem um nome, seu nome é COMPARAÇÃO! COMPARAÇÃO É O LADRÃO DA ALEGRIA! É o que faz qualquer coisa ser menor do que realmente é.

            Tomando o Caminho de Jesus, quando ele nos capacita como discípulos Ele nos promete várias virtudes e dentre elas a ALEGRIA. Jesus nos promete Alegria e porque a maioria dos cristãos não experimenta constantemente a Alegria? Pois somos roubados dia e noite pela ansiedade, pelas preocupações , mas o que mais nos rouba  a alegria é a Comparação, assim dizia TED ROOSEVELT!

            É impossível viver uma vida com alegria se deixamos a Comparação permear nosso caminho. O preço da Comparação não é apenas perder a alegria mas perder a ALMA!

            Muitas vezes nós evitamos comparação para evitar grandeza. Mas isso não é verdade. Nem toda comparação é ruim. Nós temos um desejo interior de sermos competitivos e isso é bom.

            Eric Erikson, grande escritor em Neurociências do Comportamento,  diz que nós somente nos conhecemos quando nos comparamos aos que estão ao nosso redor. Eu posso ver alguma coisa em você que eu vejo em mim, ou não e assim vamos nos reconhecendo. Estas são as comparações saudáveis. Seria como um mapa que vamos comparando o nosso interior com os outros. Muitas vezes o que nos incomoda nos outros  se reflete no que nós temos em nós mesmos e comparando reconhecemos para combater.  

            C.S.Lewis diz que Orgulho é ficar feliz sobre alguém ser menos do que nós, ser menos bonito, ser menos inteligente, ser menos talentoso. Comparação e orgulho é essencialmente competitivo. Comparação do ponto vista negativo tem em sua essência o MEDO, o medo de encontrar alguém que faz algo melhor do que eu, e então as pessoas passam a ser ameaças . Isso  quer dizer que o seu MAIS  significa o meu MENOS! Alguém pode ser mais bonito que eu, mais inteligente, mais  talentoso. Falando sobre hoje a realidade de mídia social, nós não nos comparamos às celebridades no Instagram, mas aos nossos próximos. Há algumas pessoas que se  não fosse pela comparação certas pessoas que estão próximas a nós seriam nossos melhores amigos.

                        Quantos jovens se tornaram escravos da comparação, e aqui eu chamo a atenção de todos os que vivem assim hoje, parem de se maltratar, isso os mantém medíocres. Eu também falo a formadores, professores, religiosos, que pela presença de outros similares que vem visitar suas escolas e universidades, passam a se tornar ameaças, pois ao final de tudo quando seus alunos irão dar testemunhos de quanto aquelas pessoas puderam edificar aqueles alunos, e você professor, com eles diariamente não escuta isso a tanto tempo e na mesma hora vem a comparação para te destruir, ao invés de rasgar um elogio aos visitantes , que podem ser comparados aos  semeadores que vieram semear  para sua colheita, preferem comparar, sentir aquele sentimento retido no interior de algo que não é bom. Como somos medíocres quando nos prendemos as comparações.

            Quando você passa por isso acima, chamamos de Comparação indesejada. Faça o seguinte exercício:

–           Seja paciente com você mesmo. Isso é tão velho quanto a existência humana. Então seja paciente.

–          Aprenda e se esforce como TED para ser melhor em tais circunstâncias. Tente se vencer.

–          Caim ao invés de se superar e buscar cultivar as virtudes de Abel, preferiu matá-lo pela ameaça que o irmão oferecia. Ressentimento é uma coisa muito vil. Culpar uma pessoa por ela ser  ela mesma. Porque eu não faço uma coisa eu fico com ódio por aquela pessoa que faz aquilo muito bem.

            Ressentimento é tomar um veneno para matar outra pessoa. Pessoas que são assim, vão ficando isoladas, pois a consequência do ressentimento é perder uma comunidade, uma vida em comum. De tanto afastar as pessoas, vai se afastando do mundo e vivendo uma vida de solidão. Perdoe as pessoas e perdoe a sim mesmo e verás a Alegria voltar ao seu coração e a necessidade de estar em comunidade.

            Deixe de ser vulnerável afastando as comparações e os ressentimentos. Não deixe que as pessoas sejam uma ameaça para você.

            Comparação para ser destruída precisa ser combatida, tendo paciência consigo mesmo. Para Renunciar ao ressentimento, evite comparação, evite o isolamento e se reconcilie com os outros e consigo mesmo. A Alegria reascenderá dentro de você!

           

           

           

           

           

 

Oremos: Abbá (Pai) Amado, hoje eu quero Senhor entregar aos seus pés toda espécie de comparação voluntária que eu tenho cultivado em mim. Ensina-me e me dê a graça da Paciência. Combata comigo em meu coração o ressentimento através do perdão e da reconciliação. Faça Senhor que eu volte ao convívio dos meus irmãos e de todos os que o Senhor apresentar para estar ao meu lado, com amor, com paciência e com Alegria.

Amém