JOSÉ : EXEMPLO DE SER DISPONÍVEL E CAPAZ

 

 

 

 

            DEUS NÃO PRECISA DE NÓS. CONTUDO ELE TEM DEMONSTRADO QUE  NÃO QUER CURAR, TRANSFORMAR OU SALVAR O MUNDO SEM A NOSSA AJUDA. ELE PRECISA DE PESSOAS QUE SEJAM DISPONIVEIS E CAPAZES PARA SEU SERVIÇO.

            Para começarmos a reflexão de hoje, a pergunta que se segue é: – Deus ainda necessita de nossa ajuda hoje? Neste exato momento?  Neste tempo em que estamos vivendo? Será que Deus ainda se importa conosco?  Você crê nisso?

            Eu Creio não somente que Deus se importa conosco, que ele ainda age no mundo em todo momento , e sim, necessita da nossa ajuda neste exato momento!

            Desde a criação onde Deus realiza e cria tudo até a criação do homem, Ele o fez por si. Após nos fazer a Sua imagem e semelhança, tudo, tudo o que Ele decidiu fazer foi com a nossa colaboração. Abra a Bíblia em qualquer livro que não seja o início do Gênesis e você irá encontrar Deus agindo através do ser humano.

            Deus está sempre dizendo:- Escuta Israel, eu quero fazer uma coisa, mas não quero fazê-lo por mim mesmo, Eu quero fazer contigo.

            A única questão é : – Eu quero fazer com Deus?  Emanuel é Deus conosco. Anjo Gabriel, Lucas 1, aparece à Maria e anuncia: – Você será a Mãe do Salvador! Deus não diz que aparecerá um ser adulto ao lado de Maria, mas O Espírito do Senhor descerá sobre você Maria e em você se dará a Concepção do Filho do Homem. O Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós através do Sim de Maria. Nada que Ele faz deixa de passar  pela nossa concordância.

            Olhe para José, São José. José é chamado a ser pai, mas não um pai após uma relação intima com sua esposa Maria. José tomará Jesus como seu filho crendo que Maria foi concebida pelo Espírito Santo ( Deus ).  Inicialmente ele não entende, tenta fugir, tenta proteger Maria de um escândalo. Porém ao ser interceptado por um Anjo em sonho, vê a realidade da Glória de Deus que chega e anuncia diante de seus olhos. José volta e retoma a história junto ao desejo de Deus. Para que alguém possa servir a Deus, duas coisas precisam estar juntas, DISPONIBILIDADE E CAPACIDADE. Quando Deus o chama e nos chama, precisamos estar disponíveis para nos mover na direção que Ele apontar e sermos capazes de realizar sua tarefa, como a Palavra diz, não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos.

            A FORÇA  vem dessas duas virtudes acima e delas José era um ser cheio dessas virtudes, não era perfeito, pois não era livre do pecado como Maria, mas era virtuoso, tanto que a Palavra de Deus dirá sobre José poucas coisas  e a maior delas : – José era um homem BOM!

            Padre Joseph F. Callahan, escreveu muitas coisas sobre o bravura e o homem. Muitos de seus escritos versam sobre a personalidade de São José , inclusive a Consagração a São José. Em momento nenhum na história de São José vamos ver algo que os Ocidentais sempre tentaram fazer com São José, que seria fazê-lo velho. José não era velho, nem tampouco fraco. José era um homem viril, porém em todo tempo soube controlar sua virilidade. Que ser humano teria tido a coragem de voltar quando o Anjo lhe apresentou a missão?  José voltou, e tomou o seu lugar na história da Salvação. José era descendente de Davi e tinha o sangue de Davi, o grande Rei em suas veias. José sabia lutar e como lutar, sabia trabalhar, sabia prover, sabia defender , sabia se guiar pelos caminhos das decisões. José era um homem de fé, pois somente assim reconheceria a ação transcendental de Deus em seus atos. José era um homem de oração,  sabia se relacionar com Deus e se por a caminho, José era um homem Disponível e Capaz.

            Beato Fulton Shean descreve a respeito do que as ideologias  recentes vem fazendo ao ser Homem, como uma forma antinatural de fazer os homens, antes dominadores, desbravadores, guerreiros em várias conotações, em pessoas fracas, porque assim todos estariam mais seguros. Fazendo os homens fracos, estes não seriam mais perigosos. ERRADO, você pai e mãe , se vocês estão criando homens para as batalhas que temos hoje e as que virão, que façam dos mesmos meninos perigosos! Que palavra forte. Jamais tente domesticar um ser que nasceu para ser guerreiro. Precisamos filhos que se tornem guerreiros para o futuro. O que é melhor, ser um menino homem legal ou BOM! Lembre-se de alguém em sua faculdade, em sua vida como homem, que quando você fazia algo de errado ele te fazia concertar, não somente com palavras mas também com atos! Sim, o que você pensa desta pessoa?  Que  este cara é um cara legal, ou que este cara é um cara perigoso, que por ser bom no sentido correto da palavra, ele sabe te trazer para o caminho certo!

            A virtude verdadeira da Força é que eu tenho força suficiente para fazer o que eu quero, mas eu a uso para fazer o que é CERTO, ou melhor, ao que eu sou chamado a fazer de forma correta, e se alguém do meu convívio está se desvirtuando, eu sei trazê-lo de volta com moral ao cominho da retidão.

            Leonard Sax em seu Livro Boys Adrift ( 5 conversas que você deve ter com seu filho) aborda a crise dos jovens meninos em nossa cultura. Nossa cultura tem criado duas formas de meninos na atualidade, a primeira é o Bruto, o que tem força e  abusa dos outros, o menino é o CARA. A  a segunda é o cara Preguiçoso. Ele é capaz desperdiçar sua força, ou seja, passa o tempo da sua vida em vídeo games, media social de forma compulsiva ou dormindo, não faz nada perigoso, mas não faz nada   de bom. Ambos usam suas forças de forma errada! A alternativa é cultivar sua força para colocar a serviço dos outros. Usar a força para servir os outros.

            Voltando para nossa reflexão de hoje sobre a figura de São José, podemos afirmar que Deus escolheu um cara Perigoso para uma Missão Perigosa. José  também foi  o escolhido. José tinha que proteger o Filho de Deus, o menino Jesus do Rei Herodes. Ele tinha que ser destemido, ser perigoso, ser bravo e ser valente.

            Na Evangelho, Jesus descreve suas características pessoais : -Eu sou manso e humilde de coração. Bem, aqui temos um termo MANSO que merece toda a nossa atenção para não nos confundirmos, manso com ser fraco. Jesus não era nem um pouco fraco e em todos os momentos que foi necessário usou sua força com total controle de tudo. Manso, podemos referir a um cavalo selvagem, que após a doma, passa a ser o mesmo cavalo anterior, com toda sua força, com todo o seu poder, mas que agora está sobre controle, isso é ser Manso, totalmente diverso de fraco.

            Jesus ao dizer manso, diz que todo o seu poder divino está sob controle, para ser usado quando fosse necessário.

            Lembremos do nosso pai quando nós éramos crianças?  Nosso pai era o cara, o forte, o nosso tudo, o mais inteligente. Quando chegamos a adolescência já começamos a achá-lo estúpido. O que muda é que os Pais gastam as suas energias e forças com seus filhos por serem mais jovens, mas o tempo passa e os traços da idade começam a pesar. Gastaram suas energias com seus filhos e agora o tempo pesa. Mas outros pais gastam suas energias com o trabalho, com seus hobbies, com hábitos errados que enfraquecem o homem.

            O Mal odeia a paternidade. Todos os homens neste mundo são a imagem e semelhança de Deus Pai, por isso o tentador quer denegrir a figura paterna de alguma maneira, seja fazendo com que  os filhos comparem seus pais, seja fazendo com que os filhos de alguma forma guardem ressentimentos dos seus pais, sempre começando com coisas pequenas e cultivando-as para torna-las maiores e até mortais. O Pai é para os filhos o rumo da vida e o rumo da fé. Tantos filhos desejam a carreira do pai. Pai significa também Proteção. Como é bom estar perto do Pai, e poder abraçá-lo quando tantos não o tem mais.

            O demônio é como o Leão que ronda pelo mundo para devorar as almas e quando as encontra desprevenidas, as devora. Exemplo : O leão mais jovem quando decide tomar o lugar de um leão mais velho, ele se aproxima da alcateia e desafia o mais velho, não se mostrando apenas, mas trazendo para uma luta onde o objetivo é triturar os órgãos  genitais do outro, pois se o fizer, já o tirou daquele lugar para sempre. Assim o Mal vem nos retirar da nossa comunhão com Deus e assim nos fazer vagar pelo mundo com a morte nos assolando, pois o salário do pecado é a morte, não é Deus que se afasta de nós, mas somos nós que decidimos nos afastar pela ação do Mal, que é uma pessoa.

            Muitos pais hoje estão perdendo suas forças buscando as coisas sugeridas pelo que vem aos seus olhos. Muitos perdendo suas forças sendo castrados pela pornografia, principalmente pelos computadores e telefones e tablets. Como estes homens estarão Disponíveis e Capazes para a missão do Senhor se estão distraídos pelos desejos pervertidos mundanos?  Por isso pais, peçam a intercessão, se consagrem a São José, que um dos seus títulos é : – Terror dos demônios!  A Tradição da Igreja nos ensina que São José era carpinteiro ou operário. Todas as vezes que se punha a trabalhar os demônios jogavam suas ferramentas no chão e José  as recolhia  cantando Salmos e louvando ao Senhor!

            Quão fantástico é São José. Ele é o único ser humano que Jesus chamou de Pai! São José é o modelo de paternidade. Ele era perfeito?  Não , ele era capaz e disponível. Ele ensinou com Maria o seu filho  Jesus rezar.  Ele educou Jesus desde sua infância. Ensinou o Verbo Divino.  Por isso Deus realizou junto com São José o que ele quer fazer hoje comigo e com você, desde que estejamos DISPONÍVEIS E CAPAZES.

           

           

           

           

           

 

Oremos: Abbá (Pai) Amado, hoje eu quero Senhor me colocar inteiramente a disposição da Sua vontade. Quero entregar tudo o que eu sou capaz hoje ( diga sua profissão e seus talentos) a toda Missão que o Senhor hoje deseja me confiar. Senhor eu peço como Pai, que me faça consagrar à São José , aquele que te protegeu de todos os perigos visíveis e invisíveis. Aquele que não mediu forças para te fazer crescer na Fé no Senhor!

Amém