INSEGURO: A FONTE DA SEGURANÇA

 

                                                           Neste dia queria compartilhar com vocês sobre a Divina Misericórdia. Nós vivemos em mundo atual repleto de inseguranças, o mundo é inseguro, ao invés de nos escondermos atrás das nossas covardias e máscaras, coloquemos como sempre os Cristãos fizeram, as mãos estendidas para servir alguém que neste momento está precisando da nossa presença. Dentro deste mundo inseguro, a Misericórdia de Deus é ESTÁVEL!  Não temais, pois Eu venci o mundo diz o Senhor hoje para mim e para você!           

           

            Hoje gostaria de partilhar com você algo que talvez você jamais parou para pensar sobre isso, e quantos cristãos agora estão longe da sua prática religiosa, porque erraram, porque o inimigo trouxe uma culpa às suas costas e parece que não há mais saída. Eu digo não! Tudo que foi recordado como diz São João, através dos Evangelhos e Atos e as demais cartas foram recordadas para você! Quanta alegria quando vemos uma alma que ao procurar a Misericórdia descobre que todos os seus pecados de toda a sua vida, é apenas uma gota no Mar da Misericórdia do Senhor! Eu quero não a Justiça mas a Misericórdia. Quantas vezes nós chegamos na Igreja e nos colocamos naquela posição de que os demais lá da frente são santos, e nós não. Para todos aqueles que hoje acham que Deus não está dia e noite se preocupando com você e achando uma maneira de te trazer de novo para os braços Dele eu vou contar uma história.

            Helena Kowalska Faustina  nasceu  em 1905 na Polônia marcada pela 1ª Grande Guerra. A Europa estava devastada pela Guerra. Quando ela tinha sete anos sentiu que Deus a queria para viver mais perto Dele, ou seja, para ser uma Freira Conventual. Contudo antes ela serviu com empregada doméstica. Ela teve três anos de estudo apenas. Um dia Helena estava em uma festa e de repente teve a visão de Jesus entrando na festa dela (16 anos), com roupas normais e chegando perto dela Ele disse: – Helena quanto tempo você vai me excluir?   Helena disse toda confusa que o mundo estava todo inseguro, todo incerto e ela também se encontrava no meio daquilo tudo muita confusa, ainda não sentia hora de deixar tudo para trás e entrar no convento. Depois de três anos Helena finalmente foi para o convento.

            Através desta mulher Deus confiou o seu grande mistério de Amor pela humanidade. Deus a escolheu, como diz a Palavra no ventre da sua mãe eu já te conhecia. Helena Kowalska iria se tornar Santa Faustina. No meio daquela confusão em que se encontrava a Polônia quase que Faustina perde a oportunidade de ser para o mundo um canal infinito da graça, Graça sobre Graça!  Tudo isso por conta da Insegurança.

            Hoje nós estamos vivendo neste mundo de tanta insegurança. Não temos mais segurança para viajar , para andar por aí, de repente ceifaram nossa liberdade, aqui um ponto, porque nós permitimos. Lembre-se que na vida as coisas acontecem porque nós criamos ou permitimos.

            Quantas pessoas passaram a vida toda trabalhando de sol a sol, batalhando e juntando dinheiro, investindo e poupando para sua terceira idade. Hoje se encontra com tantas perdas que ao olhar para trás se interroga se tudo isso valeu a pena! Tudo isso porque nada disso nos traz Segurança, nem emprego, nem investimento, nada, nada a não ser ter saúde para as batalhas diárias e ter onde colocar verdadeiramente sua esperança.

            Olhem para os atletas que estão neste tempo todo sem terminar suas temporadas. Quantos seriam o melhor atleta do país ou do mundo, e este ano passaram em branco, desconhecidos. Tudo inseguro!

            Insegurança com trabalho, quantos desempregados agora. Este vírus é apenas mais uma doença, mas na verdade o que nós não queremos ver é que a insegurança vem da presença constante da morte em nossa vida . Contudo somente em momentos como este nós prestamos mais a atenção o quanto a vida é frágil. Insegurança.

            Em qualquer lugar que nós colocamos nossa segurança neste momento se FOI!

            Esta insegurança revela que a Segurança é uma ilusão, certeza é uma  ilusão. Nossos sonhos e planos são facilmente ceifados. Insegurança. Nossa força, nossos talentos,  nosso poder podem ser reais e algumas vezes se vão! Algumas vezes nossa paz passa e nossa fé fica frágil. Quantas vezes nossa segurança pode ser perdida em um momento, em um clique?

            Este mês que entra vamos discutir sobre Insegurança. Falarei sobre vida e não sobre epidemia, vamos deparar como a  Certeza é uma ilusão e  como segurança é uma ilusão. Então vamos caminhar daqui em diante discorrendo sobre a Vida ser insegura! Contudo certeza possa ser normal e segurança possa ser normal. Para isso entraremos no: E se, no mundo de insegurança   tivermos esperança que perdure mesmo em meio a tantas baixas e perdas? E se no mundo de insegurança nós pudermos ter Alegria no meio das Dores? E se tivermos Fé que possa ser forjada no meio de tanta provação e adversidade? E se tivermos Paz mesmo num futuro de tanta incerteza, uma paz que passa todo o entendimento? Caríssimos, eu vos apresento  o Catolicismo! Desde o início dos primeiros cristãos, nós chamávamos nossa Religião de O CAMINHO! Acho que seria ótimo de vez em quando nós nos relembrarmos com muito afinco que tudo começou quando Filipe pergunta a Jesus: – Mestre mostra-nos o caminho. E Jesus responde – Eu sou o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA!  Carissimos no meio de toda esta insegurança eu vos apresento a nossa identidade: – SEGUIMOS O CAMINHO há 02 mil anos e iremos através Dele até o fim, Ele tem nome: Jesus! Vinde vós que estais cansados, amedrontados e fatigados e Eu vos aliviarei ( Ninguém disse isso a não ser Jesus).

            Os primeiros cristãos logo após a Ressurreição de Jesus experimentaram tudo isso e venceram. Como eles poderiam ter paz num mundo cheio de guerras e tormentos e perseguições? Como ter alegria se os irmãos ao redor morriam a cada dia de várias causas. Eles não tinham nada tangível para contar naquela época. Eles tinham a solução. Eles viviam em comunidade que constantemente Celebravam a Eucaristia, seja abertamente ou nas catacumbas. Eles viviam em oração e sem oração não tomavam decisões e repartiram seus bens entre si. Tudo o que significava segurança naquela época eles abriram mão para compartilharem entre si e entre a lgreja que se formava. Três coisas são justas e memoráveis: – Posses , prestígio e propriedade, eles abriram mão de tudo. Tudo que para nós nos traz uma paz aparente eles abriram mão. No meio de uma incrível insegurança eles optaram por uma voluntária vulnerabilidade.

            Caríssimos, tudo isso parece tão impensável no tempo de hoje. Isso tudo para eles   foi causa de alegria. Calma aí ,o que eles sabiam naquela época que nós não sabemos hoje? Uma das coisas eles não esqueceram que segurança é uma ilusão e que os desafios e provações são  normais. Viver cada dia como o último. Insegurança é necessário. Não é apenas a regra mas é  necessário.

            Toda provação revela três coisas: – Revela quem somos , nos purifica e nos fortalece. Todo teste revela tudo o que aprendemos certo! Na vida é a mesma coisa. E toda provação é uma grande oportunidade de crescimento interior, onde nós precisamos ser cada vez mais fortes para enfrentar e derrotar os inimigos atuais. Hoje, temos o exemplo da doença e da dificuldade financeira. Teste vai revelar nossa saúde e também nossa capacidade de reação às dificuldades de administrar nossas finanças e assim superar os momentos difíceis. Quantas pessoas neste momento estão recordando o quanto vem desperdiçando dinheiro valioso ganho com tanto esforço, e que deveria na verdade ser fonte de socorro para os mais necessitados neste momento dentro e fora da sua família.

            Teste no purifica, pois neste momento vai revelar onde temos colocando nossa esperança! Ele revela a fonte da minha segurança e me dá a chance para mudar! Muitos tem colocado a paz na conta bancária, na saúde, nisso e naquilo e vem este teste e põe tudo a prova para purificar. Teste purifica a fonte da minha força. Neste momento que as pessoas voltam para a coisas de Deus, porque no meio de tantas falsas seguranças, foram colocando Deus de lado.

            Outra coisa que os primeiros cristãos sabiam! – a Resposta é : – Eles conheciam Jesus Cristo e isto bastava. Todos nós temos a vida no Seu Nome! A certeza do céu! Esta é a nossa única Segurança, no Nome de Jesus! Como Deus Ele é o único que te conhece. Jesus te ama  e Deus é Amor! A profunda verdade é : AMOR ! Não apenas isso , mas a MAIS ALTA FORMA DE AMOR: MISERICÓRDIA!  Misericórdia é o Amor que a gente não merece!

            Misericórdia é o amor que quando a gente merece menos, nós recebemos mais!

            Quando o assunto é relacionamento pessoal, nós dizemos que amamos alguém pelas qualidades que ela tem. Mas quando o assunto é misericórdia é quando nós menos merecemos! Quando a nossa força se foi que a misericórdia é dada.

            Quando merecemos menos é quando Deus deseja mais nos dar! Misericórdia é o amor quando menos merecemos. Não são nossas qualidades que atrai a Deus, e sim nossas falhas, fraquezas e nossas misérias. Nossos pecados que atrai o Amor de Deus na nossa direção. Deus sabe muito bem disso, mas nós esquecemos. Por isso os Padres do Deserto diziam: – A incompreensível Misericórdia!

            Quando Jesus ressuscita Ele vai visitar a todos aqueles que o tinha abandonado. A primeira palavra é Paz ( Eu perdoo vocês), a segunda Soprou o Espirito Santo sobre eles, e os envia, em João 20: – Deu a eles o poder de perdoar em Seu Nome os pecados e também de reter os que não se abrissem! Jesus os envia para levar a Misericórdia Dele aos quatro cantos da Terra! Jesus deu muita Autoridade a todos os apóstolos, através da Sua Misericórdia,  fortificou o coração de todos os Apóstolos.

            Por isso no meio de um mundo de Insegurança tanto tempo depois, quase dois mil anos, Jesus chama Helena, a improvável e confia nela a Mensagem necessária a este tempo até o final dos tempos. Helena se torna Irmã Faustina Kowalska. Jesus mantém visitas frequentes a Irmã Faustina. Diga ao mundo sobre a minha Incompreensível Misericórdia dizia Jesus. No meio deste mundo inseguro mostre a todos a minha Infinita Misericórdia. Não é a santidade deles, mas seus pecados, não são as suas virtudes mas as suas fraquezas e misérias, a todos que necessitam mais. Jesus disse: – Quanto maior o pecador mais direito ele terá a minha Misericórdia.

            São João Paulo II o grande, declarou há vinte anos atrás que o Domingo após a Páscoa seria o Domingo da Misericórdia e ele disse que foi o dia mais feliz de sua vida. Neste dia quem fizer uma Confissão contrita, receber a Eucaristia e fazer a oração pelo Papa receberá o perdão de todos os pecados. Sabemos da força também do Terço da Misericórdia. Esta oração é revestida do poder de abrir o céu a descer sobre seu povo a Misericórdia que o acompanhará por toda a vida e também no dia da morte.

            Jesus disse a Santa Faustina: A alma que rezar esta oração eu o encherei ao final com a minha paz e estará com ela no dia da sua morte.

            Esta oração rezada no momento da morte de alguém, Jesus prometeu estar com o Pai e o Espirito Santo e cobrirá esta alma com a  Sua Misericórdia.

            Finalmente temos o Quadro da Divina Misericórdia. Todo aquele que se prostra diante desta imagem em oração contrita não perecerá e também na hora morte. Neste está escrito: Jesus eu Confio em Vós!

            Lembre-se que a Misericórdia de Deus é infinita mas o tempo da Misericórdia não! Não há ninguém neste mundo que não foi redimido pela Sacrifício de Cristo na Cruz mas nem todo mundo será salvo. Pois haverão muitos que não aceitarão a Misericórdia.

            Todos os que se recusam a ir à Confissão, se recusam a receber a Misericórdia de Jesus. Jesus deseja  dar a Sua Misericórdia! Não espere muito tempo, pois este mundo não é seguro. Vivemos num tempo de muita insegurança.

            Jesus está perguntando para mim e para você neste momento: – Quanto tempo ainda eu tenho que esperar para que você me  entregue totalmente  seu coração?

            Neste tempo de inacreditável insegurança temos a Infinita Misericórdia ao meu e ao seu alcance! Em que temos colocado nossa segurança? A minha proteção está no Senhor que fez o Céu e a Terra! Oh Sangue e Água que jorraram do coração de Jesus , Eu CONFIO EM VÓS! DEUS SANTO DEUS FORTE DEUS IMORTAL, TENDE MISERICÓRDIA DE NÓS E DO MUNDO INTEIRO! AMÉM

           

                       

Oração: Abbá Pai. Hoje eu quero te pedir, venha em mim refazendo tudo o que foi se desfazendo ao longo de toda a minha vida. Senhor, só tu podes me tocar com este Amor que vai  me curando e cicatrizando feridas que muitas vezes eu já tinha desistido de ter algum alento, quanto mais uma cura! Sim, Senhor lava toda a iniquidade que habita em mim! Jesus eu quero ser todo seu Senhor! Faz-me fiel no Teu Amor! Jesus manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso! Derrama sobre nós a Sua Infinita Misericórdia! Amém.