INSEGURO - MAS VOCÊ NÃO CAMINHA SOZINHO...

 

                                                                                  

           

           

            Nós estamos vivendo um tempo onde a primeira pergunta  que todos fazemos é que: – QUANDO ISSO TUDO VAI ACABAR? QUANDO A MINHA VIDA VOLTARÁ AO NORMAL?

            Hoje diante da nossa meditação começaremos fazendo um paralelo com a Coleção de livros que deu a J.R.R. Tolkien o prêmio de melhor obra literária do século passado. Sim. Senhor dos Anéis ou em inglês The Lord of the Rings. Quantos de vocês já leram os livros ou assistiram a trilogia do cinema. O fato é que esta pérola literária nos serve muito para meditarmos hoje.

            A história fictícia se passa numa Europa Fictícia há muitos anos atrás criada por Tolkien. No início as cenas se passam dentro uma região chamada de Shire( condado), onde os habitantes chamados Hobbits viviam. Os Hobbits acreditavam em paz e viviam em comunidade compartilhando seus bens. De repente chega a noticia para eles que o mundo não era mais seguro como eles achavam que era. Suas vidas já não estavam mais em segurança. Dois personagens aparecem como protagonistas, Frodo
Baegins e Sam. A mensagem que Frodo recebe é : – Você tem que deixar sua casa. Frodo iria partir mas seus amigos o acompanham, Sam é o mais próximo. Eles a partir daí vão passar quase o tempo todo fora de casa. Eles passam a viver a partir daí num mundo que não era mais a casa deles e mais ainda, um mundo que era inseguro e ameaçador.

            Hoje nos deparamos com dois personagens. Cléofas e o outro discípulo ( poderia ser a esposa Maria de Cléofas, contudo eu convido você a colocar o seu nome). Eles voltavam para casa, para um lugar chamado Emaús. Eles caminhavam e discutiam entre si como está nas Escrituras. Que tipo de conversa eles teriam entre si? Total desolação, seu herói havia morrido de forma humilhante, pregado em uma cruz. Para eles, tudo havia acabado. Talvez eles estivessem naquele momento pensando: – Vamos voltar para casa. Queremos estar em casa. Queremos nossa vida de volta ao normal.

            Como estaríamos nós, se tivéssemos presenciado tudo aquilo? E hoje como estamos nós, recolhidos em casa e vendo o tempo passar: – Queremos voltar a rotina, queremos voltar ao trabalho, aos estudos enfim, a vida. Queremos ir e vir sem sermos importunados! Queremos ver nossos amigos. Queremos voltar ao altar do Senhor, Queremos voltar a Igreja. Queremos voltar a ilusão da segurança! A ilusão de que normalidade é segurança!

            Dando prosseguimento a nossa formação sobre INSEGURANÇA, há momentos da nossa vida em que aprendemos que segurança é uma ilusão e certeza uma miragem. Porque normalidade é insegurança. Voltemos ao Senhor dos Anéis, Frodo várias vezes se sente tentado em voltar para casa, quando se depara com o mal, com a violência, com  traição, com ameaça, com criaturas ameaçadoras.

            Cléofas hoje deseja voltar para casa, de volta a normalidade de sua casa e falsa sensação de segurança.  Ele procura em sua vida as fontes de sua segurança. Nossa sensação de segurança está ligada ao nossos resultados ( prognósticos). Eu estarei em paz se determinadas coisas acontecerem, se meu salário vier , se minha saúde estiver ok, se meu teste para Covid der IGG positivo! Quando os estudantes estão na semana de prova, pensão que estarão em paz quando as provas terminarem. Quantas pessoas colocam certos questionamentos no condicional:  – Eu só serei feliz SE, eu só ficarei alegre SE…Contudo um dia entenderemos que enquanto estivermos colocando nossa segurança nos resultados, nossa vida permanecerá INSEGURA! Tudo, felicidade, fé,  alegria, paz e vida se torna condicional , portanto insegura!

            Para os cristãos o que é normal para o cristãos? O normal para os católicos é nunca estar em casa, por isso a palavra Paróquia que vem do grego e significa morada à beira do caminho, pois estamos sempre a caminho, da vida eterna!

            Como cristãos nós nunca devemos  dizer que as coisas precisam mudar para que eu tenha alegria ou felicidade. Nós podemos dizer isso mas precisamos acrescentar duas palavras: – EM MIM! Por isso São Pedro vai dizer que devemos viver com muito empenho em nossas coisas e vidas para vivermos comprometidos com as coisas do céu. Para os discípulos de Emaús faltava uma coisa. Eles disseram que eles tiveram fé mas não tinham mais. Neste momento vamos ver que a fé deles era fraca e pior,  era baseada em resultados. AS coisas não aconteceram como eles estavam planejando então a fé deles ficou ameaçada.

            Os discípulos confundiram esperança com desejo. Eles desejavam que Jesus fosse reinar da maneira que eles pensaram. Eles eram otimistas e as coisas não aconteceram da maneira que eles planejaram. Cristãos prestem atenção, verdadeiros cristãos não são otimistas. Ser um otimista é ter uma visão positiva sobre a vida, contudo otimismo pode te fazer morrer, especialmente neste tempo de pandemia. Deixe me explicar melhor com esta história breve: – Certa vez o Almirante James Stockdale ao cumprir sua missão em um bombardeio no Vietnã foi atingido e seu avião abatido. Ferido foi capturado. Esta foi uma das prisões mais longas da história  desta guerra. Foi mantido em campo de concentração e torturado além de ter ficado em solitária por 4 anos, torturado todos os dias. Anos depois em uma entrevista de TV alguém perguntou, qual a diferença aos que sobreviveram e os que não sobreviveram, qual seria a explicação para isso? – James respondeu, fácil, os que não sobreviveram foram o otimistas. Então replicaram: – Então o Senhor pensa que os que pensam positivamente não sobrevivem, otimistas! Ao que James responde: – Os otimistas são aqueles que quando são capturados fazem planos como, estar em casa na semana santa, ou primeiro de maio, sete setembro, natal, semana santa e assim vai e ao acúmulo das frustações vão sucumbindo. Otimismo não é esperança. Esperança não é baseado em resultado ou prognóstico. Esperança não é feito de pensamento positivo. Esperança é baseado em uma pessoa, em Deus! Esperança é acreditar em uma pessoa perdurando por toda  sua vida. É a certeza daquilo que ainda não aconteceu! Esperança é assumir que Deus está a sua direita por toda sua vida.

            Estamos caminhando em um tempo de incertezas e desesperanças. Neste momento podemos separar o joio do trigo, os que creem e os que não!. Deus caminha com aqueles que Nele depositam sua fé e esperança. Com Deus podemos caminhar num mundo que está sempre mudando junto a Alguém que nunca muda!

            Jesus abre as Escrituras para Cléofas e para mim e vai revendo tudo desde o principio para que eles revendo tudo possam entender Quem Ele é! Lembre-se o que Eu fiz e agora entenda o que Eu faço. Vocês jamais pensem que vocês Caminham sozinhos! Você nunca mais andarão sozinhos! Você jamais estarão em casa, mas jamais estarão sozinhos! Aqueles que esperam são aqueles que caminham! Aqueles que esperam são aqueles que agem, movem! Pois Esperança é a virtude da ação!  Isso não é  desejo, desejo eu sento e espero, como muitos estão fazendo e querendo fazer mais agora. Otimismo eu sento e espero as coisas boas acontecerem. Esperança é diferente, Esperança é a virtude da ação, por isso cheio de esperança os cristãos faziam acontecer porque o Espirito Santo agia através deles.

            Esperança não se importa com os resultados, pois há sempre um movimento a ser feito. Mesmo quando tudo está perdido, a Esperança nunca se vence. Neste mundo de insegurança você não está sozinho e não caminha sozinho.

            Frodo e Sam. Frodo é aquele que carrega o anel e o mantem até o fim. Frodo faz relembrar Jesus carregando a Cruz até o fim e Sam o Cirineu. Em um momento Frodo está muito cansado, exasperado, já tinha passado por tantas coisas , provações e tribulações e se vira para Sam e diz: –  Eu não posso fazer isso Sam. Sam responde: – Eu sei, nós não deveríamos estar aqui! Quantas vezes nós repetimos esta frase. Sam: – Quantas coisas más acontecem, como a vida pode voltar o normal depois de tudo isso. Mas vai chegar um dia em que o sol vai brilhar e iluminar toda a terra, e então vamos entender o porquê. Frodo vai dizer: – Sam, há uma coisa muito boa neste mundo para termos esperança. Claro que Tolkien como católico deixaria implícito que o Bom é Jesus. Nós não caminhamos sozinhos.

            Nós teremos esperança até o fim. Chegará um dia em que esperança não existirá pois não será necessária. Este momento chegará para cada um de nós. Neste momento veremos Deus face a face. Após  toda esta insegurança que se chama mundo, nós estaremos com o Senhor  e então poderemos finalmente descansar pois estaremos na nossa casa, morada eterna!

           

 

           

                       

Oração: Abbá Pai. Hoje eu quero te pedir, venha em mim refazendo tudo o que foi se desfazendo ao longo de toda a minha vida. Senhor, só tu podes me tocar com este Amor que vai  me curando e cicatrizando feridas que muitas vezes eu já tinha desistido de ter algum alento, quanto mais uma cura! Sim, Senhor lava toda a iniquidade que habita em mim! Jesus eu quero ser todo seu Senhor! Faz-me fiel no Teu Amor! Jesus manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso! Derrama sobre nós a Sua Infinita Misericórdia! Amém.