EXÍLIO: POR QUE VOLTAR?

 

 

                                                                                  

            De algum modo, o exílio irá acabar! Nós poderemos voltar. Mas por que? Qual é a razão para que eu e você voltemos?

           

            Para entendermos um pouco melhor o que significa a festa de hoje, o conceito de Restauração é o conceito de fazer tudo a partir da planta original e não apenas um conserto ou um remendo, mas derrubar tudo e começar de novo como se faz com obras de arte, com carros antigos. Fazer deles conforme eles devem ser.

            Nós estamos neste tempo de possibilidade da volta para nossa atividade normal junto à Igreja, vivendo neste período de quarentena longe do solo Sagrado, longe do lugar de louvar verdadeiramente o Senhor! Estamos como os Judeus na Babilônia como falamos semana passada. O Rei Ciro libertou os Judeus e disse para eles voltarem a Jerusalém onde, poderiam novamente louvar ao Senhor no Templo! Mas isso não era o fim, pois eles não podiam voltar para Jerusalém e simplesmente viver como viviam antes, não é assim que as coisas funcionam. Agora o processo era doloroso. Para auxiliar neste processo Deus envia alguns homens que ajudarão o povo durante a volta. Um deles é Zorobabel, que iria dizer ao povo que a razão pela qual o povo deveria voltar seria para reconstruir o Templo e no Templo poder dar a Deus o louvor e a adoração que Ele merece. Não deveria apenas estar em Jerusalém no Templo, mas Restaurar o louvor e a Adoração.

            Outro enviado de Deus foi Neemias, que conclama o povo para restaurar as muralhas de Jerusalém , para que pudesse se defender dos possíveis ataques. E o terceiro homem de Deus foi Esdras que concorda com todo o processo de restauração mas adiciona um até mais importante, a Restauração do Coração do povo de Israel. O povo depois de setenta anos na Babilônia, poderia não estar mais na Babilônia mas a Babilônia ainda estava dentro deles. Nós precisamos restaurar o coração do povo para o Senhor. Deus trouxe o povo de volta a Jerusalém, para restaurar o Relacionamento com Deus!

            Nós cristãos no dia de hoje estamos vivendo um Exilio, e desejamos de todo o coração retornar as nossa Igrejas, tanto católicos como evangélicos, padecem de não poder estar aos Domingos no local de Adoração ao Deus Altíssimo. Como  a profetiza Ana dizer: – Eu derramo  a minha alma diante do altar do Deus Altíssimo . Disso temos fome e sede.

            Semana passada discutimos sobre ter a Razão para voltar, não somente por ser uma formalidade, mas porque sabemos em Quem nós confiamos e damos nossas vidas.

            Crer em Deus não pode ser somente ter o conhecimento que Ele existe, pois senão, qual o propósito da ASCENÇÃO, a festa que hoje nós católicos do mundo inteiro celebramos? Qual a essência de tudo isso?  Jesus já havia se mostrado aos discípulos durante estes 40 dias após a sua morte, todos creram que Ele havia Ressuscitado, mas por que se elevar ao Céus? O que isso conclui em nossa fé? Por que levar seu corpo ao Céu? A ASCENÇÃO ao  céu é o Clímax de todo o Mistério Pascal. Toda a nossa história de Salvação, desde a Encarnação até a Ressurreição não são o CLÍMAX da nossa história, mas a Ascenção. A Ressurreição não é o final mas a ASCENÇÃO que significa RESTAURAÇÃO!!!

            Restauração é o objetivo final, e vemos isso nas Escrituras. No Evangelho de hoje, eles viram Jesus, eles louvaram mas eles duvidaram. Os Apóstolos estiveram com Jesus nos últimos dias e eles não precisavam mais de provas. Mas porque eles duvidaram? Dúvida é intelectual. Dúvida também é enraizada no nosso coração!

            Muitas vezes nós vamos à Missa, nós louvamos e adoramos o Senhor Jesus mas nós duvidamos, duvidamos que Ele possa nos deixar. Somos humanos, temos dúvidas humanas. Somos humanos e falhamos, e se falhamos podemos ficar longe do Senhor! Eu tenho medo do que virá a seguir. Senhor, eu sei que o Senhor Ressuscitou, venceu a morte, e ascendeu ao céu, Senhor e se o que o Senhor me pede é demais para mim?

 A FÉ REAL É IGUAL AO AMOR, EXIGE MUDANÇA EM NOSSAS VIDAS!

             Os apóstolos não duvidaram do Senhor mas deles mesmos! Os apóstolos sabiam que a Ressurreição não era o fim. Eles perguntaram a Jesus: – Senhor, a partir de agora o Senhor irá Restaurar o Reino de Israel? Eles sabiam, não era mistério para eles, eles sabiam que a Ressurreição não era o ponto final mas a RESTAURAÇÃO SIM, então eles fizeram esta pergunta. Jesus responde: – Vocês receberão o Poder do Alto e quando Eu for ao Pai derramarei sobre vocês  e então vocês irão aos quatro cantos da Terra. Eu vos dou o meu Poder e o meu Espirito e vocês serão minhas testemunhas. Os discípulos a partir daquele momento descobrem a Razão! A razão da ressurreição é Restauração, a razão da Redenção é Restauração! RESTAURAÇÃO ME FAZ DE ALGUMA FORMA TER UMA LIGAÇÃO DIRETA COM JESUS! A  todos nós!

            Exílio não significa apenas geografia, para nós cristãos significa VOCAÇÃO E MISSÃO! Não é apenas ter uma razão mas um RELACIONAMENTO! Então por que Ele ascendeu? Porque a partir da sua Ascenção derramou sobre nós o Espirito Santo, nosso Advogado, pois precisamos de um paráclito que nos defenda dia e noite. O Espirito Santo é o RESTAURADOR das nossas pontes e elos com Deus para sermos missionários destemidos. Jesus ascende ao céu, para ser nosso eterno Intercessor!. Jesus está dizendo para mim e você: – Junto eu e você iremos levar a Restauração ao mundo, e não é um novo porquê, mas um novo O quê, este O quê professar ao mundo um novo tempo de Relacionamento com Deus! Nós somos feitos sozinhos por Deus mas não seremos salvos sozinhos, nós estaremos com Ele até o fim.

            O Grande mistério  da Ascenção é : Jesus une a humanidade à Divindade ! A essência dá significado a nossa existência. O que nós fomos criados para ! Voltar do Exilio significa mais do que viver em um novo local mas uma nova vida em Cristo!

            Comece no seu lugar, na sua família, no seu meio. Apresente ao Senhor tudo em você que hoje precisa ser Restaurado em seu coração. Faça como Zorobabel, como Neemias, como Esdras reconstruindo o altar do seu coração, proteja as suas muralhas, seus relacionamentos, seus limites, e também restaure em todos as áreas do seu Coração! Comece primeiro em você!!! Depois comece a fazer pontes e ligações com os que Deus vos confiar!

            Finalmente, eu temo voltar às Igrejas e nada tiver mudado, viver apenas por viver sem que a Restauração tenha me feito uma pessoa melhor para os outros. Precisamos com Cristo viver nossa Comissão ( missão com Jesus) da RESTAURAÇÃO!

 

                    Oração: Abbá Pai. Preciso de Ti,  a cada dia que passa mais eu tenho me acostumado com o exilio. Pai me falta forças às vezes para as batalhas que estão sendo travadas lá fora, o medo tomou conta do meu coração. Por isso hoje, na festa da Ascenção eu preciso abandonar a dúvida, abandonar o medo e abraçar a RESTAURAÇÃO. Hoje eu desejo do fundo da minha alma, juntar as minhas forças e com o Seu Poder e Sua Presença levar esta Restauração ao mundo partindo de mim mesmo. Envia-me Senhor e    Batiza-me com Seu Santo Espírito, faça-se em mim nova todas as coisas, RESTAURA-ME. Derrama sobre nós a Sua Infinita Misericórdia! Amém.