EXÍLIO: RENOVAÇÃO NO TEMPLO VIVO - PENTECOSTES

 

                                                                                  

            O TRABALHO DO ESPIRITO SANTO É A RENOVAÇÃO!!!

           

           

            Hoje nós rezamos e clamamos aos céus, que Renove a face da Terra, renove os países, os estados, as cidades, os bairros, nossa casa, nossa família, os nossos mais queridos, a nós! Renova-me Senhor, porque tudo que há dentro de mim precisa mais de ti!

            Muitas vezes nós pensamos neste dia maravilhoso nós pensamos em Missão. Claro, hoje é o aniversário da Igreja, que somos nós. Parabéns a todos nós! Hoje nasceu para nós em Jerusalém no Cenáculo, a nossa Igreja. Sobre aqueles primeiros desceu o Espírito Santo, sobre Maria e os Apóstolos. Desde então os Sete Dons do Espírito espalharam sobre a Terra e por isso hoje temos ao redor do mundo Igrejas e Locais Sagrados de Veneração, pois  o Senhor em sua Ascenção ( semana passada celebramos) prometeu aos seus que iria de volta ao Pai e derramaria sobre todos o seu Espírito Santo. O Espírito Santo no Antigo Testamento pairava sobre poucos, apenas os escolhidos para determinada missão, Elias, Elizeu, Samuel, Saul, Davi  e assim em poucos, até chegar em São João Batista que vai dizer: – Eu batizo com água e virá alguém após mim que vos batizará com a água e com Espirito Santo, Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. E então Jesus após a Ressurreição, aparece aos seus e  sopra sobre eles o Espirito Santo. Santo Irineu disse que o Espirito Santo precisou habitar em Jesus ( verdadeiro Deus mas verdadeiro homem) para se acostumar a viver entre nós homens. Sim, a força do Espírito Santo é agir onde quer e como quer, ninguém o vê mas sim é possível ver as suas ações através daqueles que se abriram à Ele.

            O Espirito Santo que faz da Igreja Una, Santa , Católica e Apostólica. Mas antes de sermos Missionários, algo que é próprio do Espírito Santo deve acontecer em nós. A experiência do Batismo no Espírito Santo nos traz o maior de todos os Dons, que é ter a certeza que SOMOS AMADOS POR DEUS! A primeira coisa que é renovada dentro de nós é a pertença a Deus, que somos amados por Deus e isso basta! Essa certeza viva faz que muitos de nós que não convivemos ou não tivemos oportunidade em vida de estar com nosso pai ou com a nossa mãe, sermos preenchidos por este Amor que está acima do amor humano, e não carregarmos a ferida da ausência ou da rejeição. Assim acontece com aqueles que nasceram do Espírito Santo.

            Hoje me vem à memória da minha experiência com o Espirito Santo e como minha vida mudou a partir desta experiência. Eu sempre fui criado dentro do ambiente católico seja de uma família mineira , seja do lado libanês. Desde pequeno recebi os Sacramentos, participava dos encontros de jovens, das festas e das Missas Dominicais. O tempo passou, vindo para o Rio de Janeiro, aos poucos fui ficando apenas com a Missa Dominical, assim mesmo não vivenciada de forma mais adequada, para mim era um hábito. Muitas coisas aconteceram na minha vida, e um dia eu quis ir até um grupo de oração na Comunidade Bom Pastor em Copacabana, e para minha surpresa o que eu vi naquele lugar mexeu muito com todo o meu ser. Eu via os prodígios, eu via as pessoas manifestarem os Dons do Espírito Santo, até que eu pedi na Oração, a Efusão do Espírito Santo. Como algo que transcende nosso entendimento, uma mão suave passou sobre minha cabeça, e imediatamente eu abri os olhos, achei que alguém estava orando por mim, mas não havia ninguém em minha volta. O dia seguinte começou de uma forma totalmente diferente. Minha sede pelo conhecimento me fez montar uma biblioteca sobre o Ruah, o Pneuma, o Sopro do Espírito, os Carismas enfim, da Patrística, aos Padres do Deserto aos Autores modernos e aos meus Pais da Fé, Padre Jonas Abib e Padre Robert DeGrandis, além do Frei Cantalamessa. Minha vida na fé se transformou, pois já não era mais eu que vivia mas sim Cristo que vivia em Mim. Tudo a partir da certeza que eu tive naquele dia, Deus  me ama! Isso eu quero partilhar com você. Os desafios vieram, pude conhecer e caminhar em missão por três anos com Guido Schaffer que será beatificado em breve, e ver as maravilhas que Deus operava através dos nossos Dons! Ontem mesmo na Vigília de Pentecostes fui me recordando com os irmãos estes presentes de Deus. Pois bem, cheio do Espirito Santo, participando do Ministério de Cura, me deparei com um Tumor em mim mesmo. De inicio, veio ao meu coração,  que esta doença seria para que eu ensinasse aos meus filhos, como fazer diante de uma batalha como esta, com fé! Como Deus me preparou para tal desafio, e tantas outras coisas que aconteceram após esta grande batalha. Você vê a morte de perto, como cristão, sabendo que você é amado por Deus, que a Palavra proclamada nela foi: João 11;4. Esta doença não te causará morte mas por ela será glorificado o Filho de Deus!.

            Irmãos vivemos num Exílio, para um dia habitarmos na Casa do Pai, no lugar das muitas moradas. Muitos dos nossos vivem como se não tivessem família. O Espirito Santo é Espirito de Adoção. A única forma que podemos dizer ABBA Pai é pelo Espirito Santo que habita em nós! O Amor do Pai é o Espirito Santo!

            Em João 15 Jesus diz que : Assim como o Pai me Ama Eu vos amo! Esta é a medida do Amor ( Santa Ceia). E hoje Ele nos envia: Assim como o Pai me enviou assim eu também vos envio! Nós temos idéia do quanto Deus nos ama? Nós vivemos em certos pensamentos bitolados duvidando que Deus nos conhece! Ele nos conhecia antes de nos escolher( Jeremias). Deus já viu todos os lugares que nós iremos falhar. Ele sabia sobre a nossa infidelidade, sobre aborto, sobre raiva, ódio, quantas pessoas nós ferimos, Ele sabia de tudo isso antes de nos escolher. Você tem idéia do quanto Eu vos Amo? Olhe para cruz esta é grande prova. Na Encarnação Jesus santifica o corpo humano manchado pelo pecado original e na Cruz Ele vence o pecado e a morte consequência de todo nosso erro! Ele sabia de tudo antes de nos escolher!

            Jesus orando ao Pai diz: – Com o Amor que o Senhor me ama que este Amor esteja neles! Este neles sou eu e você! O Amor com que o Pai ama o Filho é o Espirito Santo, uma das designações do Espirito Santo é o AMOR ( Ágape)!

            Pentecostes é hoje. Somos o templo do Espirito Santo! O povo do Velho Testamento somente poderia adorar a Deus e louvar a Deus no Templo. Com o Espirito Santo, nós somos o Templo do Espirito Santo! Podemos e devemos adorar a Deus no nosso coração, sacrário vivo! Deus está em todo lugar, Ele é onipresente, mas em particular no nosso Coração!

            Como os Judeus ao voltar da Babilônia, reconstruíram o templo, choraram de alegria ao ver o Templo de Yaweh reconstruído, mas os mais idosos apenas choraram de tristeza pois alguma coisa faltava neste novo Templo. Alguma coisa não havia sido restaurada. É assim amados, muitos de nós ainda não deixamos ou não acolhemos, ou não assumimos o Templo do Espírito Santo em nós. 

            Nós não podemos receber o Espírito Santo se vivemos uma vida contrária a Palavra de Deus. Contudo nós não podemos ligar e desligar nosso Batismo, nosso Crisma, mas podemos ser renovados, e viver segundo a Palavra de Deus, para que o Espírito Santo que habita em nós desde nosso Batismo dê frutos em nós.

            Hoje é dia de Confirmar o nosso Sacramento do Crisma ( Confirmação). Hoje eu louvo a Deus em minha vida por tudo o que o Espírito Santo realizou e realiza e realizará na minha vida. Mas um ponto importantíssimo a salientar hoje aqui. Eu relatei sobre meu testemunho para lembra a todos, que o meu e o seu coração são os templos do Espírito Santo. O Templo não é apenas para louvar a Deus, mas também para o Sacrifício! São Paulo aos Romanos 1: – Que seu corpo seja o lugar do Sacrifício VIVO ao Pai! Não há medo, quando enfrentamos as doenças graves tendo a certeza que Deus está conosco e mesmo se a doença não curar, Deus continua sendo Deus e o meu sacrifício que é a minha carne, meus sofrimentos, queimando em cautérios, em medicamentos, em radiações, torna meu templo ainda mais significativo para a Salvação de muitos, pois me aproximo da Paixão do Senhor Jesus, o Messiah, o Ungido, o Cristo que se deu por mim, por todos os meus pecados e as consequências eternas deles.

            Finalizando, quando tiverdes uma doença não deixe de entregar desde o início até o final cada sofrimento, cada dor, cada complicação, cada recidiva, cada cirurgia, cada tratamento agressivo e suas consequências e amputações  como Sacrifício Vivo, pois somente quem renasceu do Espirito Santo, cujo Templo dia e noite ascende ao céu seu próprio corpo como  sacrifício de suave odor a Deus, pode realizar com Sabedoria o verdadeiro louvor e a verdadeira doação aos outros, mesmo que seja o último!

            Que toda o nosso Sofrimento seja transformado em ORAÇÂO no Templo do Espirito Santo que é o nosso coração!

           

            Oração: Abbá Pai. Hoje é o dia Especial de Pentecostes. Hoje é o primeiro dia do resto das nossas vidas que fomos restaurados, renovados , renascidos da água e do Espírito. Vem sobre nós Espírito Santo de Deus, restaura a cada um de nós no Seu Amor. Faça com que tenhamos Sabedoria para louvar o Senhor dentro do nosso coração, no Templo vivo que é o nosso coração e ao mesmo tempo do local do Sacrifício! Que neste templo as dores, as misérias, os sofrimentos, as doenças físicas, mentais e espirituais sejam ofertadas ao Senhor para que muitos tenham vida e que muitos sejam convertidos. Senhor fazei-nos Morada do Espírito Santo e Templo Santo que sempre estará pronto para o verdadeiro sacrifício do Amor!